Fórum geral
No domingo através de uma parceria do fórum Fiatistas com a Fiat Auto, tive a oportunidade de experimentar um Fiat 500 abarth SS! 8-)

O dia não começou muito bem, dado que fui buscar o PGT, mas o cartão de acesso ao parqueamento estava (misteriosamente) anulado. Seguimos (eu e o meu irmão) de Golf em direção a Belém onde se realizam habitualmente os encontros dos Fiatistas em Lisboa.

À nossa chegada já estavam os modelos que a Fiat disponibilizou estacionados...

Imagem

... e os carros do pessoal. O ambiente, como de costume, é bastante informal e o tema da conversa é quase sempre os carros.

Imagem

Enquanto os test drives não começavam, deu para apreciar o 500 abarth ao pormenor tanto no exterior como no interior.
A cor para mim é a que lhe fica melhor! Vermelho bem chamativo e como se quer num pocket rocket! Não há muito a dizer da estética exterior... o carro, para mim, está perfeito em todos os aspectos! Não consigo mesmo encontrar-lhe um defeito, a Fiat acertou melhor que ninguém nesta nova moda do retro look. O carro é pequeno e tem um ar musculado... é quase como um english bulldog! :mrgreen:

Imagem

Passando ao interior e depois de sentados vemos que o espaço não abunda! Não é que estejamos apertados, mas o carro é pequeno e o facto de termos os 4 vidros muito mais perto de nós, dá uma certa sensação de claustrofobia. Os materiais são bons e não há aquela sensação de estarmos num carro do segmento A (como no Panda por ex).
A pega do volante é excelente, os bancos em pele são rijos qb e com bom apoio lateral, pormenores como o manómetro do boost à parte, transportam-nos para algo racing como tem que ser num carro com estas características.

Imagem

Estupidamente e mal me sentei ao volante do 500abarth ia convencido que era a versão 1.4T de 135cv. Lá arranquei pelo empedrado fora, a baixa velocidade e nem me pareceu muito desconfortável, mas mal apanhei um desnível e uns buraquitos, deu para me aperceber que não estaria muito longe de um "setup" tipo o meu Fiat Punto GT :mrgreen: !
Sinal verde, virar à direita em direção a Alcântara, 1ª velocidade puxada até metade do conta rotações, 2ª a entrar já com pedal no fundo... :shock: :shock: 3ª, 4ª... 5ª.... quando dei por mim ia a 170km/h :shock: ! O meu irmão que ia no lugar do pendura estava maluco com o carro e eu disse-lhe que aquilo não podia ser a versão de 135cv :shock: devia ser o SS de certeza!
O carro está brilhantemente trabalhado no escape... temos direito a rateres perfeitamente audíveis no interior do habitáculo, temos direito a uma rapidez e envolvencia fora do comum nestes carros novos. O carro é bem insonorizado, mas parece que temos um motor 2.0cc com 180/200cv debaixo do capot 8-) :mrgreen: ... de salientar que ia ligeiramente com os vidros e tecto de abrir abertos.
O manometro do boost com a indicação de "shift up" é excelente também! 8-)

Testei duas vezes os travões mais a sério e devo dizer que ainda fiquei mais surpreendido do que tudo o resto. O carro trava, mas trava... o baixo peso deve ajudar muito! Gostei do tacto do pedal de travão, nada a apontar de menos bom aqui (muito pelo contrário)!

Dinamicamente não deu para apalpar terreno... a volta resumia-se a rectas. No entanto a direção direta qb e não haver qualquer oscilação da carroçaria deixa antever que o habitat natural deste 500 não são as rectas!

Ao nível do conforto, confirma-se: é rijo que nem uma tábua! :mrgreen: Muito parecido ao Fiat Punto GT. Jantes grandes, pneus fininhos, suspensão rijissima, distancia curta entre eixos... não há milagres! Acaba por se refletir um pouco no massacre que o interior leva. Alguns barulhos provenientes das portas, mas nada que chegue a incomodar!

Nota não tão boa para a relação precisão da caixa/transmissão. Não está ao nivel por exemplo do Alfa Romeo Giullieta do Coellho, podia ser melhoravel. Longe de estragar o conjunto, mas mais precisa e "convicta" era bem vindo.

No fim da volta, o coração a palpitar mais rápido! Largo o carro para só passados 20m depois sentar novamente o rabo, desta vez no banco do pendura, com o meu irmão ao volante.
Com o escape ainda mais quentinho, as balas expelidas pelo escape eram ainda mais frequentes e mais audiveis! Que brinquedo fantástico! :mrgreen:

Resumidamente... quero um 500 abarth SS!!!
Basicamente andou ali 2h sem parar, na "esmifra" e não se negou a nada!

Umas pics:

Imagem

Imagem

Imagem
as_shariff Escreveu:No domingo através de uma parceria do fórum Fiatistas com a Fiat Auto, tive a oportunidade de experimentar um Fiat 500 abarth SS! 8-)

Excelente iniciativa! :)

as_shariff Escreveu:O dia não começou muito bem, dado que fui buscar o PGT, mas o cartão de acesso ao parqueamento estava (misteriosamente) anulado. Seguimos (eu e o meu irmão) de Golf em direção a Belém onde se realizam habitualmente os encontros dos Fiatistas em Lisboa.

Foste de Volkswagen para um encontro de FIATistas ?!!!! :shock: :shock: :shock:

:lol: :lol: :lol:

as_shariff Escreveu:... e os carros do pessoal. O ambiente, como de costume, é bastante informal e o tema da conversa é quase sempre os carros.

Imagem

O Lancia Kappa que se vê na foto é do user rara, do fórum Autogas.
Já tinha ~200.000Km quando foi convertido para GPL... 8-) ...e tem uns pózinhos engraçados no motor... :twisted:

as_shariff Escreveu:Enquanto os test drives não começavam, deu para apreciar o 500 abarth ao pormenor tanto no exterior como no interior.
A cor para mim é a que lhe fica melhor! Vermelho bem chamativo e como se quer num pocket rocket! Não há muito a dizer da estética exterior... o carro, para mim, está perfeito em todos os aspectos! Não consigo mesmo encontrar-lhe um defeito, a Fiat acertou melhor que ninguém nesta nova moda do retro look. O carro é pequeno e tem um ar musculado... é quase como um english bulldog! :mrgreen:

Concordo!
Seria o único FIAT 500 que eu compraria.

Os restantes, apesar de gostar, acabam por ser carro de senhora...

P.S.:
Excelente relato! ;)
Eu tive a oportunidade de experimentar o 500 Gucci que aparece aí (esteve o tal Rara a experimentar - na realidade, a mulher). Ainda não tinha estado num 500 ( :shock: ) e confesso que me surpreendi. O motor (não era o mesmo do Abarth, infelizmente lol) 1.2 de 69cv não impressiona, mas mesmo assim acho que para aquilo que está destinado é perfeitamente adequado. Mas o espaço interior é estupidamente grande para quem o olha de fora. Não é um classe S, mas a mim surpreendeu-me mesmo! O meu cunhado (1,90m) conseguiu meter-se atrás de mim enquanto conduzia. E eu que pensava que caberia lá uma criança apertada...

Nunca tinha reparado, mas as riscas da Gucci no exterior são do tipo vinil... Fiquei desiludido, porque imagino que aquilo não vá aguentar muito tempo até começar a descolar ou assim. Não percebo porque não é pintado, não é algo que seja propriamente caro e ficaria mil vezes melhor...

Os estofos do Gucci são bem catitas. Não gostei do posicionamento do cinto. Nunca tive que ir tão atrás buscar um cinto como neste carro... Os materiais são razoáveis até, mas surpreendeu-me que se veja um pouco de chapa do lado interior (xerife sabes onde é? É que eu esqueci-me :lol: )

Adorei as jantes, embora ache que nada tenham a ver com o look Gucci...

ZeuZ Escreveu:
as_shariff Escreveu:No domingo através de uma parceria do fórum Fiatistas com a Fiat Auto, tive a oportunidade de experimentar um Fiat 500 abarth SS! 8-)

X2

ZeuZ Escreveu:
as_shariff Escreveu:O dia não começou muito bem, dado que fui buscar o PGT, mas o cartão de acesso ao parqueamento estava (misteriosamente) anulado. Seguimos (eu e o meu irmão) de Golf em direção a Belém onde se realizam habitualmente os encontros dos Fiatistas em Lisboa.

Foste de Volkswagen para um encontro de FIATistas ?!!!! :shock: :shock: :shock:

:lol: :lol: :lol:

Pensei exactamente o mesmo! O homem queria ser chacinado! :lol: :lol: :lol:

Quanto ao Kappa... O carro é verdadeiramente monstruoso! Faz-me borrar a cueca :mrgreen: ainda não tive foi oportunidade de lhe por as mãos em cima, mas já está prometida uma voltinha :twisted: :twisted: :twisted:
ZeuZ Escreveu:

É tipo o Autoportal... ...

...

... em dia de petiscadas! :mrgreen:
Muito boa iniciativa e ainda melhor relato.

O Abarth 500 é um carro pelo qual babo sempre que vejo um. Acho que vermelho só vi o 695 Tributo Ferrari e esse é qualquer coisa de colossal. Deve ser um brinquedo e tanto.

Não me importava nada de ter um Abarth 500C. Mas não trocava pela minha perola. :twisted:

OBS.: Pelos visto, este domingo foi interessante em termos automobilisticos. Eu, da parte da manhã, também tive a minha cota parte de emoções fortes: Uma voltinha numa recta com slalom e inversão de marcha a bordo do novo 208 GTI com o Bruno Magalhães ao volante. :D
as_shariff Escreveu:E não houve direito a uma voltinha ao volante do novo 208GTI?!

Haver, se quisesse, havia. Havia um carro disponivel para isso (nunca na pista improvisada, obviamente). Mas o foco era a exibição dos 3 ou 4 pilotos presentes (Bruno Magalhães, Adruzilo Lopes, António Rodrigues e Ricardo Pita) além de que a quantidade de gente era tal que se a coisa fosse explicita no test drive, a organização estava desgraçada.
De Golf num ajuntamento Fiatista??? :shock: DASSS... Tu és mesmo mau... :mrgreen:
Deviam-te por a limpar os carros e já era bem bom :twisted: :twisted: :twisted:

O 500 Abarth SS conduzido a sério dá uma pica do caneco ;) O carro parece um foguete :D
Excelente descrição Ferreira!

Esse carro vira cabeças por onde quer que passe.
Super rápido a curvar e uma bala em recta.

Fiquei curioso por saber como é possível ouvirem-se os rateres com o catalizador a fazer de "tampão" ou foi removido?
É daquelas experiências que devem valer todos os segundos. O 500 Abarth é sem duvida um carro especial. Acho o carro visualmente perfeito. O enquadramento do kit abarth com a diversidade de jantes e cores, foi bem conseguida. Depois um motor forte, e perfil de kart, fazem o resto. ;)