Fórum geral
By SeteGu
Andei à pendura num destes supostamente de origem (excluindo o facto de estar rebaixado).

120 PS @ 6.600 rpm
145 Nm @ 5.200 rpm
910 kg

7,6 (Rel. peso/potência)
8,7 (0-100)

Posso dizer que o motor é bastante interessante. Transmite bastante força em qualquer mudança a "qualquer" velocidade muito devido também a uma caixa curta (em 5ª a 120 km/h vai quase nas 4.000 rpm). Um motor bastante enérgico e agradável.

O que sinceramente estava à espera (talvez com expectativas demasiado altas) é que fosse alucinante a altos regimes (dado que é tão idolatrado por alguns)... que colasse ao banco de forma a que quase nem nos conseguíssemos mexer... mas não. Devo dizer (e repito) que tem bastante força em todos os regimes e que se mexe bastante bem mas não é exatamente o que estava a espera que fosse. Aliás esperava até que fosse mais soft em baixas e mais agressivo em altas (como em vários relatos que tinha lido por essa net fora).
Ok... é um motor a gasolina atmosférico... é normal que seja relativamente linear mas não sei... esperava algo um pouco diferente.

Talvez o meu problema seja ter andado (há já uns tempos) num 535d (mais de 300cv) onde nunca tinha experimentado tamanho nível de aceleração, completamente demolidor para ser sincero.

Tenho a ideia que há por aqui alguém que tem ou teve o mesmo motor montado num C3. Eu repito... não é nada mau!! Achei um ótimo motor. Aliás é bastante agradável de utilizar no dia-a-dia e desenvolve bastante bem, inclusive a altos regimes. Só não nos cola ao banco ou não temos aquela sensação de aceleração que eu (pelos vistos erradamente) esperava. Talvez por ser só um 1.6... ter só 120 cv (ainda que montado num peso-pluma) ou... por estar de origem. :lol: :twisted:
Precisavas ter conduzido mais carros do género, para perceberes que é efectivamente lá em cima que o 1.6 120cv da psa se "transforma"!

O que lês por aí, tem mais a ver (de certeza), com carros modificados/alterados a fazerem mais rotação e com mais uns 15/20cv em cima! ;)
Precisavas ter conduzido mais carros do género, para perceberes que é efectivamente lá em cima que o 1.6 120cv da psa se "transforma"!

O que lês por aí, tem mais a ver (de certeza), com carros modificados/alterados a fazerem mais rotação e com mais uns 15/20cv em cima! ;)

Não faz muito sentido estar a falar no BMW... são coisas completamente diferentes em tudo e se querias ser impressionado, nada melhor que ir para umas estradecas com muitas curvas.
as_shariff Escreveu:Não faz muito sentido estar a falar no BMW...

Sim... são mundos completamente diferentes...

as_shariff Escreveu:se querias ser impressionado, nada melhor que ir para umas estradecas com muitas curvas.

Isso aí acredito perfeitamente

as_shariff Escreveu:Precisavas ter conduzido mais carros do género, para perceberes que é efectivamente lá em cima que o 1.6 120cv da psa se "transforma"!

É por esse tipo de afirmações que esperava mais... notei que o carro anda bastante bem mas... ainda esperava mais... não ficamos nunca totalmente colados ao banco.
Fiquei até mais surpreendido pelas baixas rpm do que pelas altas (provavelmente devido as expectativas que tinha).
O peso pluma e a caixa curta, a meu ver, faz com que acelere bastante bem desde qualquer velocidade.
SeteGu Escreveu:
as_shariff Escreveu:Não faz muito sentido estar a falar no BMW...

Sim... são mundos completamente diferentes...

as_shariff Escreveu:se querias ser impressionado, nada melhor que ir para umas estradecas com muitas curvas.

Isso aí acredito perfeitamente

as_shariff Escreveu:Precisavas ter conduzido mais carros do género, para perceberes que é efectivamente lá em cima que o 1.6 120cv da psa se "transforma"!

É por esse tipo de afirmações que esperava mais... notei que o carro anda bastante bem mas... ainda esperava mais... não ficamos nunca totalmente colados ao banco.
Fiquei até mais surpreendido pelas baixas rpm do que pelas altas (provavelmente devido as expectativas que tinha).
O peso pluma e a caixa curta, a meu ver, faz com que acelere bastante bem desde qualquer velocidade.

Há também o contexto... Na altura era um carro com um nível de potência pouco comum. Hoje em dia está mais banalizado. Com motores 1.0 já se chega a este nível de potência... Portanto a ideia que se tem de um carro com quase 20 anos está desfasada neste momento... Já para não falar que entretanto também ele pode também já ter perdido uns cavalitos durante este tempo todo...
Qualquer carro até ao segmento C dos anos 90 já se mexia muito bem com 100cv. Hoje é o mínimo indispensável. A culpa é do peso e dos sistemas anti poluição.
Viva

Eu tive ate à bem pouco tempoum citroen C2 vts 1.6 125cv.
É um carro bastante divertido de conduzir no entanto nao tem aquele disparo dos motores com turbo. Aquilo so comeca a dar gozo se se andar sempre acima das 5000 rpm (até as 8000).

É carro divertido para a cidade.
8.000 rpm? :o

Imagem

No C3 não sei mas no Saxo Cup 16v atinge o redline às 6.750 rpm...

Sei que a entrar na AE foi espremer a 3ª e 4ª até ao redline (+/- 160 km/h)...
Arad Escreveu:Há também o contexto... Na altura era um carro com um nível de potência pouco comum. Hoje em dia está mais banalizado. Com motores 1.0 já se chega a este nível de potência... Portanto a ideia que se tem de um carro com quase 20 anos está desfasada neste momento... Já para não falar que entretanto também ele pode também já ter perdido uns cavalitos durante este tempo todo...

Sim... tudo isso é verdade!

morcegosbenz Escreveu:No entanto nao tem aquele disparo dos motores com turbo.

Sim, talvez seja isso a que não estou habituado. Acho que foi o carro com motor atmosférico mais performante em que já andei... e por isso esperava um pouco mais...

Acho que os 7,6 (Rel. peso/potência) e 8,7s (0-100) (mesmo obviamente sem na altura saber os números de cor) faziam-se antever algo mais "pujante".