Fórum geral
#77381
Mas era engraçado fazer tiradas a 215km/h na autoestrada :) num carrito tao pequenino.

Mas o carro pequeno que mais impressionou em acelerações foi o mitsubishi colt czt turbo (150cv!?)
Impressionante aquela casca de noz a andar
#77383
Os atuais seg. B apimentados

É uma realidade completamente diferente da "bomba" que era na altura o Saxo Cup.

Ainda assim... o Saxo CUP remonta a 1996. Na altura já havia:
7,6 | 140 cv | 1.8 | Mitsubishi Colt GTI 16v
7,9 | 150 cv | 2.0 | Renault Clio I Williams
8,4 | 136 cv | 1.4 | Fiat Punto GT
8,5 | 122 cv | 1.9 | Peugeot 205 GTI
8,7 | 120 cv | 1.6 | Saxo Cup

etc...

Ou seja... olhando para os números, em 1996, quando apareceu, nem parecia ser assim nada de novo. Qual o porquê de se ter tornado tão "especial"? O seu preço, por exemplo?

Isto não querendo tirar mérito ao Saxo Cup... que certamente o terá.
#77384
Preço, fiabilidade, handling e facilidade em fazer modificações a bom preço.

Aposto que mesmo hoje em dia, estes pequenos Pocket rocket da década de 90 ainda não ficam muito a dever aos actuais (mais pesados e com mais potência).

Aliás, não estou a ver hoje em dia, carros com 150/160cv a fazer muito melhor.
#77385
as_shariff Escreveu:Preço, fiabilidade, handling e facilidade em fazer modificações a bom preço.

Sim... é possível que seja por aí. Devem ter sido vendidas bastante unidades... tenho ideia que se vêm muito menos 205 GTI (e que são mais valorizados) e Puntos GT. Williams acho que nunca vi nenhum... o colt também creio ser pouco comum e conhecido.

as_shariff Escreveu:Aposto que mesmo hoje em dia, estes pequenos Pocket rocket da década de 90 ainda não ficam muito a dever aos actuais (mais pesados e com mais potência).

Aliás, não estou a ver hoje em dia, carros com 150/160cv a fazer muito melhor.

Aí não concordo...

O atual Peugeot 208 GTi é bastante mais rápido que o 205 GTI.
230 | 202 (km/h)
6,8 | 8,5 (s - 0-100)
200 | 122 (cv)
1.235 | 860 (kg)
6,2 | 7,0 (kg/cv)

Clio Sport 200 EDC vs Clio I Williams
230 | 215
6,7 | 7,9
200 | 150
1.279 | 990
6,4 | 6,6

etc...

O que acredito é que estes pocket rocket mais antigos transmitam uma sensação de velocidade muito superior aos recentes pocket rocket´s.

Certamente que ir a 200 km/h num Clio Williams e no atual Clio Sport não terá nada a ver. Por outro lado acredito que os mais recentes travem e curvem melhor.
#77388
O Saxo cup só tinha 120cv extraídos de um 1.6, mas mesmo na época distinguia-se por aliar potência, baixo peso, comportamento dinâmico de exceção e um preço agradável por ter menos cilindrada.

Havia carros no segmento mais potentes, mas ou curvavam mal, ou eram pesados, ou as duas coisas. E eram mais caros.

Ibiza cupra, 2.0 150cv, mas curvava mal, era caríssimo e pesado.

Não posso agora procurar valores absolutos, mas se pensarmos no mais antigo, leve e assassino G40, em valores de aceleração absolutos, ainda hoje é uma besta. Curvar e travar é que não era com ele.

Podemos ir buscar o 205GTi e o R5 GT Turbo, e o mesmo raciocínio pode ser feito para as performances, e nestes casos, com um comportamento bom.

E indo ao extremo, o Fiesta RS Turbo, que teve de ser rapidamente descontinuado e substituído por um 1.8 atmosférico para não morrer mais gente...
#77389
sou grande fã do 205 GTI 1.9

Não nos podemos esquecer que já haviam os civic vtec 1.6 com 160cvs
#77390
morcegosbenz Escreveu:
Não nos podemos esquecer que já haviam os civic vtec 1.6 com 160cvs


Era de outro campeonato, apesar de ter apenas 1600cc. Do campeonato dos Golf GTI, 306 S16, etc...
#77394
as_shariff Escreveu:Não conseguiste arranjar nenhum "pocket rocket" mais potente? :roll: :mrgreen:

http://www.zeperfs.com/en/match137-4128-1872-4383-1294-530.htm

Mais 80cv e mais um turbo... não há milagres.
Se compararmos com o 500 Abarth 135cv, com o Ibiza FR 1.4tsi 150cv e o Swift GTI de 136cv... o pequeno Saxo ainda está muito actual.

E já passaram 18 anos!

Estava a comparar as versões mais performantes da altura com as atuais mais performantes.
O 500 é do segmento abaixo, o Ibiza tem uma versão de 180cv... o Swift sim... mas é um modelo algo parado no tempo.

Não digo que 120cv com o baixo peso do Cup não seja bom... apenas que atualmente se faz muito melhor que isso (mesmo com mais peso).

E a relação peso/potência apenas conta para baixas velocidades... a velocidades mais altas o que começa a ser importante é a potência em si para vencer a resistencia do ar. E talvez também por isso esperasse mais... a 140/160 km/h já não se nota grande aceleração... por isso a velocidade máxima (de origem) naturalmente não sendo má não é muito elevada.

A Honda na altura tinha o CRX também... um coupe do "segmento B" com o 1.6 VTI (160 cv).