Fórum geral
lunitis Escreveu:Já tinha pensado nesses dois e no Vitara também. O samurai deixei meio de lado, pelo que li parece ser mais para o monte mesmo, não deve ter grande conforto/condução na estrada.
Outros dois que vi que talvez sejam bons para mim foram o panda 4x4 e o toyota Rav4 3 portas.
Mas não sei, foram coisas que vi pela net e na rua..

Tens razão em afirmar que o Samurai é mais "cabra do monte", porque um dos meus amigos de infância teve um Samurai 1.3i. É um carro que em estrada exige constante atenção, mas em TT são excelentes!

O Jimny é uma evolução do Samurai e é muito mais civilizado. Uma dessas evoluções são as molas helicoidais, por oposição às molhas de lâminas do Samurai. Também tens a opção do AC, que é sempre uma mais valia.

Como dizes que os cães têm 20Kg/cada, então tens que descartar estes e optar pelo Vitara 5P ou mesmo o GrandVitara 5P. Continuam a ser carros excelentes para TT ligeiro e bastante fiáveis. Os consumos, mesmo nas versões a gasolina, não são demasiado altos.

É por causa dos cães que não te aconselho o Panda 4x4. A não ser que não te importes de rebater os bancos para acomodá-los, mas nesse caso ficas a perder em segurança. Acho preferível levá-los na bagageira e teres uma grelha divisória montada. ;)

Idem para o Rav4.

Arad Escreveu:Pajero (montero) pinin.

Cruz, credo! :?
Quando for preciso arranjar peças para isso... além disso, a bagageira só serve para sacos de compras...

lunitis Escreveu:Não tenho fotografias do carro. Não sei as características dele, o meu pai é que sabe.

Tem 16v junto do símbolo "GTI" ? Se tiver, tem 129cv. ;)

NunoRomao Escreveu:Land Rover Freelander também pode ser opção. Os TD4 não são maus carros.
São é Land Rover, com o que isso tem de bom e de mau.

A maior vantagem é a manutenção barata e o material abundante.
Já a maior desvantagem, talvez uma qualidade geral de construção um pouco baixo dos concorrentes japoneses...

Tenho ideia que o sistema 4x4 desse modelo não é fiável... mas têm uma funcionalidade interessante para os cães, que é descer o vidro traseiro...
Eu não vou sozinho com os cães, vai sempre outra pessoa comigo.
Alugamos carro aqui de vez em quando (normalmente o panda normal) e ela vai com eles no banco de traseiro sem problema.
A segurança é importante, eu não gosto muito de conduzir, em cidade então é um stress (daí o carro pequeno para estacionar melhor e tal), nunca tive nenhum acidente, mas como já fui atropelado duas vezes se calhar vem daí a aversão à estrada.
Eu não sou de andar depressa, raramente passo dos 120, mas com o Panda por exemplo sinto que a partir dos 110 ele já começa a saltitar bastante, o que me deixa um bocado nervoso. Tenho um primo que já teve um Jimny e que diz que também não era lá muito seguro. E eu aqui uso bastante a autoestrada..
Talvez seja um problema geral desta categoria de carros certo? Como são carros programados para andar bem em caminhos maus depois saem a perder em segurança na estrada....(?)

Acho que o golf não tem o 16v. Era melhor que tivesse? :P
lunitis Escreveu:Eu não vou sozinho com os cães, vai sempre outra pessoa comigo.
Alugamos carro aqui de vez em quando (normalmente o panda normal) e ela vai com eles no banco de traseiro sem problema.
A segurança é importante, eu não gosto muito de conduzir, em cidade então é um stress (daí o carro pequeno para estacionar melhor e tal), nunca tive nenhum acidente, mas como já fui atropelado duas vezes se calhar vem daí a aversão à estrada.
Eu não sou de andar depressa, raramente passo dos 120, mas com o Panda por exemplo sinto que a partir dos 110 ele já começa a saltitar bastante, o que me deixa um bocado nervoso.

Não é pela velocidade que falei na segurança. É pelas travagens! Sem grelha divisória, nas travagens os cães podem cair para cima de vós. :?

lunitis Escreveu:Tenho um primo que já teve um Jimny e que diz que também não era lá muito seguro. E eu aqui uso bastante a autoestrada..
Talvez seja um problema geral desta categoria de carros certo? Como são carros programados para andar bem em caminhos maus depois saem a perder em segurança na estrada....(?)

É um carro estreito, alto, curto entre eixos e de tracção traseira. Além disso, tem tracção traseira. Tudo ingredientes para fazer pião facilmente. Mas se não andares na AE constantemente acima dos 100km/h, safasse.
Mas seja como for, a bagageira é muito curta, por isso opta antes por um (Grand)Vitara de 5 portas.

lunitis Escreveu:Acho que o golf não tem o 16v. Era melhor que tivesse? :P

A diferença são só 15cv, mas seria um motor mais rotativo. ;)
Golf II GTI 8v 112cv.
Golf II GTI 16v sem catalizador, motor KR: 139cv.
Golf II GTI 16v com catalizador, motor PL: 129cv.
O Freelander é para esquecer. Muito pouco fiável em tudo o que diz respeito a parte elétrica e transmissão.

Isto dito por qum trabalhou num concessionário LR.

O Kia sportage tem o mesmo motor Mazda do Grand Vitara.
Parece-me que os critérios são um pouco contraditórios.

Carro pequeno mas para levar 3 cães médios/grandes...
Bom para andar em maus caminhos mas com segurança em estrada...

Das duas uma... ou terás de abdicar de um ou mais critérios ou terás de arranjar um compromisso entre eles.

Se calhar para levar 3 cães e ter alguma segurança em estrada, etc... não poderá ser tão pequeno assim, por exemplo.
Ainda hoje andei num Nissan Micra e a minha mulher foi com os 3 cães atrás e iam bem. O espaço não é problema, não vou comprar um carro (muito) mais pequeno do que um Micra de qualquer maneira, e se num Micra vão bem...
A minha ideia é rebater/tirar os bancos, por isso espaço não lhes faltaria.

Como disse, eu não percebo nada de carros, nunca na vida conduzi um 4x4 por exemplo.. Percebo que faz sentido que um carro que ande bem no monte vai perder na estrada.. claro que não se pode ter um ferrari e um jeep no mesmo carro.
Por não saber é que vim perguntar que carros seriam esses que fazem os dois mundos de forma razoável 8-)
Os carros pequenos por norma são menos seguros?