Fórum geral
Tenho acompanhado algum folclore noutros fóruns sobre esta crise e, sendo proprietário de um carro destes parece que cometi algum crime, a ponto de se desejar a proibição da circulação destes carros e o aumento de impostos!

Os clientes foram tão enganados como as entidades que medem as emissões e os estados.

O que tem o cliente a ver com decisões ilegais de engenheiros da marca?

Há com cada imbecil...

Já me chega ter um carro que vai ser desvalorizado, estigmatizado e difícil de revender.

Se não quisesse ficar com ele tinha aqui um sarilho.

E se a VW burlou, o regulador também não fez bem o seu trabalho...
Em certa medida concordo contigo! É realmente estranho alguns comentários que se vão lendo.

Já não concordo tanto contigo quando dizes que o legislador não fez o seu trabalho. O legislador foi ludibriado, a artimanha foi especificamente desenvolvida para contornar o legislador e, quando assim é, é complicado dar a volta.

Talvez alguns detalhes dos testes para homologação não deveriam ser públicos e, dessa forma, este tipo de situação não fosse tão fácil de acontecer.
SeteGu Escreveu:Que grande bronca... infelizmente é o mundo em que vivemos: os interesses económicos estão muitas vezes acima de tudo o resto.

Eu não estou bem a ver como é que vão descalçar a bota... O melhor que podia acontecer à VW era na Europa não haver base legal para penalizações, indo pelo que consta do artigo em espanhol que postei atrás.

Mas, caso na Europa a bronca também estale, todas as opções são arrasadoras para a marca, muito para além da imagem de construtor trafulha, que já ganhou e tão depressa não se apaga.

Especulando:

Para quem comprou usado, ardeu... quem vendeu o carro não tem nada a ver com isto, e quem comprou também não. A VW terá de encontrar uma solução técnica aceitável.

Para quem comprou novo, há várias hipóteses:

A VW arranja uma solução técnica aceitável, sem aumento de consumos nem perda de performances (FAP novo com adBlue?) e o cliente fica "só" com a questão do estigma e desvalorização do seu carro. Quanto a isto, a VW pode ir resolvendo, seja com extensões de garantia, oferta de manutenção, ou retomas por valores acima do que o carro vale.

A VW não arranja uma solução técnica aceitável (repro para redução do NOx pelo aumento do consumo e perda de performance?) e está metida em muito maus lençois. Carros desvalorizados, com especificações diferentes das originais, e muitos clientes não aceitarão. Indemnizações aos clientes que ainda assim queiram manter o carro? Anulação de negócios? Basta alguém devolver o carro e reaver o que pagou por ele em novo e abre-se uma caixa de pandora...

Estou um bocado preocupado com isto, confesso...
Falando do que vejo mais de perto, o meu pai, ele está completamente passado.

Um dos motivos que levou o meu pai a comprar um VW foi exactamente a imagem da marca, a confiança na marca e a sua eventual menor desvalorização face à concorrência.

Ora, neste momento, faça o grupo VAG o que fizer, o meu pai já se sente prejudicado e acha que deverá ser, de alguma forma, indemnizado.

Eu, sinceramente, não acho que a situação ainda não está neste ponto. Acho que se deve aguardar para ver o que o grupo vai propor como solução e a partir daí sim, avaliar o que se passou e como se deve agir.
Passado e com razão para isso.

O produto que temos em casa não mudou numa semana, mas há valores envolvidos que mudaram drasticamente com a "descoberta":

- A confiança na marca;
- O estigma de que passaram a sofrer os carros, e mesmo os donos, por causa do software "fraudulento";
- O valor de retoma comprometido;
- O medo das consequências fiscais e limitações de circulação;
- Todo o desgaste que a situação provoca...

O valor de retoma só é importante no dia em que quisermos vender o carro. Estava decidido a não vender o meu carro, porque o valor de mercado seria cruel para um carro praticamente imaculado e com baixíssima quilometragem. A situação mantém-se, mas não sei se conseguirei conviver com a perda de confiança... e agora nem o valor de retoma é uma vantagem VW.

Estou bastante chateado, obviamente.
Minimizar os danos de imagem da VW é a menor das minhas preocupações, mas como apreciador da indústria automóvel e interessado em que a VW continue a contribuir positivamente para a sua permanente evolução, seria positivo que não poupassem esforços para mostrar ao mundo que limparam toda a trampa, sem deixar margem para dúvidas, e exibissem as cabeças de quem deu ordem de conceção e instalação do dito software.

Quem o concebeu e instalou será o menos culpado, embora eticamente não tenha estado bem, cumpriu ordens. Quem pediu o desenvolvimento e ordenou a instalação é que deve ser responsabilizado, até ao último euro de indemnização e mg de NOx emitido. Não é só ir embora um conjunto de gestores de topo que estavam sentados nos seus gabinetes em Wolfsburg...

Como cliente, quero o nome do/s indivíduo/s...
  • 1
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 21