Fórum geral
By Arad
Imagem

Aqui está o inicialmente apresentado como Aegea. O que vem para o lugar do Línea, que era um Punto de 4 portas do tamanho de um série 3!!!

Agora chamam-lhe Tipo, um nome de tão boa memória para a marca... Que nos deu versões irresistíveis, como o 1.1 de 55cv, ou o 1.7d de 57cv. Aquele que tinha mais de 60% de peso no eixo dianteiro, era rei do mau acabamento e campeão dos problemas elétricos. O ícone de tudo o que a Fiat fez de mau no final dos 80's e nos 90's.

Onde raio andam estes gajos com a cabeça? O nome Bravo significa 2 gerações de carros relativamente bem paridos pela marca para o segmento C, Pelo menos, bonitos.

Se era para rebentar já com isto tudo, chamassem-lhe Ritmo!

Ah que revivalismo lindo! É natal!!!

Imagem

Imagem
Que... exagero! :mrgreen:

Seria um erro chamar FIAT Bravo, seria normal chamar Linea e será um erro chamar Tipo, pelo simples facto que o carro é um 3 volumes e o Tipo não o era! Se queriam ir buscar um nome ao passado, teria que ser Tempra ou Regata (preferia o último)!
O carro será uma espécie de low cost, pelo que, quem está comprador, não estará verdadeiramente preocupado com o flagelo dos tão falados "problemas eléctricos" dos FIAT dos anos 90! E meter o Uno no mesmo saco do Tipo, é apenas um enorme elogio para o... Tipo!

O Uno, na altura e no segmento onde estava era o melhor carro do segmento! Aliás um carro que vende mais de 6milhões de unidades, não pode ser um mau produto!

Falando do 1º Tipo... o setegu pode vir cá dar-te uma opinião, dado que andou à pendura num há uns anos atrás! :mrgreen:
Falando do novo Tipo... será uma pena se não fizerem uma versão carrinha!
Globalmente está agradável, se vier com os motores e preços certos, tem tudo para vender bem!

Mais umas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem
Quando vi o titulo pensei que ia ver MESMO um Tipo e não um "Linea" :cry: :cry:

Até 2002 houve um Tipo 1.4 DGT cá em casa. Há algumas coisas que recordo daquele carro:
:arrow: Ir buscar a tampa de borracha, por onde era metido o óleo do motor, às bermas das auto estradas...
:arrow: Ver "200" no velocimetro digital...
:arrow: A luz "POWER" no quadrante...
:arrow: Levar com a mala nas costas porque era tão pesada, tão pesada que não havia amortecedores que resistissem...

Bons tempos...
Shariff, eu não falei do uno. Esse à época foi bom, pelo menos quando tinha pouco equipamento.

O Tipo não tinha ponta por onde se lhe pegasse...
Arad Escreveu:Shariff, eu não falei do uno. Esse à época foi bom, pelo menos quando tinha pouco equipamento.

O Tipo não tinha ponta por onde se lhe pegasse...

O ícone de tudo o que a Fiat fez de mau no final dos 80's e nos 90's.

Pensei que estavas a generalizar! :mrgreen: ;)

Eu confesso que nunca fui grande fã do Tipo, por ser um Uno insuflado! Mas tal como muita gente, ainda andei algumas vezes num Tipo 1.1 DGT e num 1.4! Por acaso as pessoas que os tiveram (um amigo e um tio meu), ainda hoje falam bem dos carros!
Eu gosto do Tipo!
Na altura tinha um design mais moderno que os correntes e ainda hoje é agradável de se ver... mesmo o Tempra era elegante!

Ah!
E sabiam que houve uma versão com o motor 2.0i 16v (150cv) do Coupe ?

Clássico do dia: Fiat Tipo 2.0 16V
Imagem
fonte: AUTO ESPORTE

Imagem

as_shariff Escreveu:Imagem

Andam fotos a circular de uma miniatura do novo Volvo S90, onde os farolins traseiros são muito idênticos a este FIAT! :D

Volvo S90 scale model returns in 15 new images showing all angles
Imagem
fonte: WorldCarFans
O problema do Tipo era o de toda a Fiat da época: qualidade de construção e acabamentos e fraca fiabilidade dos equipamentos elétricos.

Quanto mais se subia no segmento, mais grave era.

Um colega meu de faculdade tinha um Tempra 1.4. Recordo algumas coisas, como as aplicações a imitar madeira descoladas, a deformação dos revestimentos dos pilares, a falta de solidez da montagem interior, o rubber touch pegajoso, o painel digital que por vezes não funcionava... Isto foi em 98, o carro tinha 5 anos.

Este tipo de coisas arrasa com a boa imagem de qualquer carro.
as_shariff Escreveu:Falando do 1º Tipo... o setegu pode vir cá dar-te uma opinião, dado que andou à pendura num há uns anos atrás! :mrgreen:

:mrgreen:
O que me lembro do Tipo: o bom comportamento em curva.

Ter mais de 60% de peso no eixo da frente creio que não é nada de invulgar mesmo nos dias de hoje.

Também me lembro de, a descer, ver o ponteiro (sim... ponteiro) atingir os 190 a descer em AE mas em termos de aceleração não era nada de extraordinário... e já era o 1.4 mas os seus 75 cv naturalmente acabam por não saber a muito.

Tenho de admitir que gostei do carro e também me lembro de estar muito bem conservado.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 10