Página 10 de 10

Re: Novo Fiat Tipo. Sim... Tipo...

MensagemEnviado:13 mar, 12:50
por zetec
Este carro está direccionado precisamente para quem valoriza a melhor relação qualidade/preço, portanto a opção mais lógica acaba por ser o agradável 1.3mjet 95cv.

Não obstante de o 1.6mjet ser um motor bastante melhor, mas 2000eur são muitos euros.

Re: Novo Fiat Tipo. Sim... Tipo...

MensagemEnviado:13 mar, 16:15
por Arad
Não é pelos 95cv, mas como são debitados. 1250cm³ é muito pouco num segmento C. Em vazio ainda vai, com 4 pessoas e bagagem, nem anda, nem poupa...

Há Astras "1.3" na minha família, e o arrependimento não demorou, exatamente por isso.

O peso não perdoa.

Re: Novo Fiat Tipo. Sim... Tipo...

MensagemEnviado:14 mar, 13:52
por zetec
E esses Astras eram 1.3 , mas tinham quantos cv, 90 ou 95cv? É que faz toda a diferença na resposta do motor.

O 90cv só conheço do Linea, e tirando o fosso que requer habituação, depois dá bem conta do recado.

Re: Novo Fiat Tipo. Sim... Tipo...

MensagemEnviado:14 mar, 14:08
por Arad
Astra H, 90cv e caixa de 6... Um desatino, e isto vindo de quem também tem um Corolla 1.4 d4d, de igual potência e 5 velocidades (curtas).

Nos Astra J, com 95cv, melhora um pouco pelo que se lê por aí, mas ainda assim é muito curto.

O Linea quanto pesa? É um Punto com mala (seg. B).

Re: Novo Fiat Tipo. Sim... Tipo...

MensagemEnviado:14 mar, 14:23
por zetec
Não sei quanto pesa um Linea (só googlando agora não posso), mas o que está em causa é o posicionamento do Tipo c/ o 1.3mjet 95cv e em comparação com o Citro Eliseu 1.6hdi (de 90cv?) parece- me que mesmo assim passa a frente.

Há que ver que o 1.4d4d para mim é do melhor que há...

Re: Novo Fiat Tipo. Sim... Tipo...

MensagemEnviado:14 mar, 15:43
por Arad
O citro elisee é um produto claramente inferior, mas o 1.6 tem a elasticidade necessária para uma utilização agradável.

O rapid/toledo com o tricilindrico 1.4 não sei... Mas se as baixas do 1.6 já não são propriamente uma maravilha, não espero que o 1.4 seja melhor.

Estes carros derivam de plataformas B, o Tipo assume-se como C.

Obviamente, o desempenho do 1.3 no Tipo será do conhecimento de poucos. Tudo o que está a ser dito é baseado no resultado tradicional da combinação baixa cilindrada/multiválvulas/peso elevado/caixa longa/set up para baixas emissões.

É possível que um pequeno diesel tenha umas baixas minimamente decentes, pelo menos sem causar os embaraços que o 1.3 causa no Astra. O grupo PSA teve o 1.4HDI nos Xsara e 307, andavam pouco, mas não eram conhecidos por este tipo de problemas.

O corolla d4d nem parece um 1.4... mas a caixa ajuda muitíssimo a esse resultado.

Re: Novo Fiat Tipo. Sim... Tipo...

MensagemEnviado:14 mar, 22:35
por Arad
De fonte "ligeiramente" pro-fiat (o fundador do blog saiu para a Abarth...), para quem se safar bem em castelhano:

http://www.pistonudos.com/reportajes/co ... -multijet/

Quase só dizem bem do carro... com o motor 1.6 multijet.

O 1.3 multijet pesa 1280kg em vazio. Não é pouco, mas é menos que um Astra J, que era o mais gordo do segmento na sua época.

Tudo vai depender do escalonamento da caixa.

Re: Novo Fiat Tipo. Sim... Tipo...

MensagemEnviado:15 mar, 13:11
por zetec
Concordo na generalidade do que acabaste de dizer, mas aqui a grande questão que fará do tipo um sucesso (ou não) é mesmo a relação preço/qualidade. Pois com mais 2mil eur em cima provavelmente já existem verdadeiros seg C sem ser low cost e com outros símbolos no capot que foram colocar o Tipo na prateleira...

Tu recordaste e bem o sucesso que foi corria o ano de 2002 (por aí) o 307 1.4hdi que se vendia como pão quentinho a sair do forno e certamente que o desempenho será bem pior que o do Tipo 1.3mjet.

No fundo vamos ver a aceitação que tem ou não por cá. Por agora não lhe auguro nada de bom, uma vez que por Coimbra e áreas limitrofes ainda não vi um sequer na estrada.

Re: Novo Fiat Tipo. Sim... Tipo...

MensagemEnviado:15 mar, 14:38
por Arad
Vamos esperar. Só está no mercado há uns dias e na carroçaria que poucos portugueses compram. A ajudar, uma marca que tem uma presença residual no segmento nos últimos anos... Para já, de bom, só há preço e reviews interessantes.

O hatch por 18000/20000 para 1.3/1.6… mais 1000€ para a carrinha, podem inverter a tendência.

São preços para enfrentar o segmento B, oferecendo um C.

O sedan, em 1.6, é perfeito para taxi. Pelas mesmas razões da aceitação do elisee e do rapid, já nem indo aos Dacia.

Em 2002 não havia concorrentes para o 307 hdi 1.4. O primeiro foi o Megane e demorou 1 ano. Andava toda a gente a vender carros muito mais caros com motores de 1.7 a 2.0 litros.

Hoje, toda a gente tem pelo menos um 1.6.

Re: Novo Fiat Tipo. Sim... Tipo...

MensagemEnviado:17 mar, 23:33
por as_shariff