Fórum geral
Boas! Sou novo por aqui e nestas andanças...por isso gostaria e ter alguma ajuda sobre a escolha de umas colunas de som.

É assim, queria oferecer um par de colunas frontais para a minha namorada, já que as que estão de origem no carro dela além de soarem mal, já devem estar meio que danificadas com o passar dos anos e o sol que já devem ter apanhado. As colunas em questão são as que estão no tablier e não as das portas da frente (essas já forma trocadas há uns dois anos atrás). Segundo sei pelas pesquisas que eu fiz, as que estão lá de origem são apenas uns tweeters, numa armação de 10cm. A minha questão é se estas colunas caberão no lugar dos tweeters:

http://uk.jbl.com/jbl_product_detail_uk ... iew-1.html

Obrigado desde já por toda a ajuda que possam disponibilizar!
Nada como desforrar o suporte da coluna, agarrar na fita e fazer as medições necessárias! Depois é comparar com as medidas fornecidas pelo fabricante das colunas. Assim evitam-se surpresas!

JBL é uma marca porreira! ;)
No local onde queres colocar as colunas, não te aconselho colunas de múltiplas vias. A configuração "low cost" mais equilibrada é teres umas colunas de 3 vias (agudos, médios e baixos) com bons baixos na chapeleira do carro, boas colunas de 2 vias (agudos e médios) nas portas da frente e tweeters (apenas agudos) no tablier.
Sorry pela demora em responder, estive uns dias fora...

De facto o ideal seria tirar as colunas originais e ver que dimensões caberiam no lugar. No entanto como eu queria dar as colunas como presente, essa opção fica logo posta de parte...por isso queria saber se alguém sabe ou já trocou as ditas colunas para poder dizer se as outras da JBL caberiam no lugar!

Ricardo, porque dizes que não é boa idéia colocar colunas de duas vias no tablier? O som fica mau? Curiosamente o melhor som que já ouvi num carro foi também num VW Polo, mas o GTI. E o sistema era o de origem...tinha até tweeters na parte de cima do pára-brisas. É que o som que tem no VW Polo da minha amorada está tão mau que aquilo parece umas cornetas no tablier e só as colunas das portas é que equelibram um pouco a coisa. Até o instalador do auto-rádio achou isso estranho, ele teve de mexer no equalizador de modo a aumentar (e muito) os graves nas colunas das portas para tentar compensar o som estridente que sai dos tweeters...
A qualidade do som não se limita a ter boas colunas distribuídas de forma aleatória no espaço. A forma como a distribuição das várias frequências emitidas pelas colunas se distribui e o equilíbrio das mesmas é o que nos faz ter uma percepção de qualidade de som. Os tweeters geralmente encontram-se em zonas mais altas dos carros porque emitem altas frequências (agudos) que são ondas muito direccionais, ou seja, convém que as colunas estejam "apontadas" para o alvo/alvos (passageiros).

Pelo que descreves, os tweeters estarão com algum problema, uma vez que dizes que o som que sai das colunas das portas tem qualidade, o que exclui, à partida, problemas com a fonte (amplificador do rádio). Perante a avaria dos tweeters, se colocares umas quaisquer colunas a funcionar correctamente no seu lugar, vais notar melhorias, no entanto, não vais alcançar um som tão harmonioso dentro do carro como na configuração original do carro.
Pois, mas então estou a ver que será preciso mudar todas as colunas do carro porque as que estão nas portas são umas JBL de duas vias, quando as originais eram apenas uns woofers. Então o correcto seria adquirir um daqueles conjuntos de woofer + tweeter separados com crossover? E então substituir tudo?
Depende do teu orçamento, mas eu, não sendo nem de perto nem de longe um perito em som, começava por substituir os tweeters por outros novos e verificava como ficava o som nessa situação e não optava por começar já a substituir o que está a funcionar correctamente.