Fórum geral
#79437
Boas!

O 106 vai cumprindo o seu papel, mas não consigo deixar de pensar no sentido que faz ter um "pocket rocket" aqui na ilha, pelo tipo de estradas e trajetos curtos, que fazem poucos estragos nos custos com gasolina.

À partida há carros que, pelo estigma que carregam consigo, estão logo fora de hipótese. Isto significa que, Ibizas, Cups, 106 rallye/GTI, Hondas e qualquer coisa que seja pouco discreta e/ou associada à malta do boné, não serve!

Pessoalmente, e apontando a carros do segmento B e C atmosféricos do início do século 21, gosto do Clio II RS e do 206RC, mas andam bem caros, talvez exceptuando este:

http://olx.pt/anuncio/renault-clio-rs-I ... c47504c73b

Outros dentro do género, mais esquecidos ou menos potentes, aparecem por preços muito agradáveis...

206GTI (2.0, de preferência), Polo GTI, Punto HGT, entre outros, andam por valores na ordem dos 3000€, comprados no continente. Na ilha não há, ou custam um exagero, o que torna apetecível ir andando e trocando...

http://olx.pt/anuncio/fiat-punto-1-8-16 ... 0dd6adb634
http://olx.pt/anuncio/peugout-206-gti-v ... 38c1e9c449
http://olx.pt/anuncio/vw-polo-1-6-gti-I ... 0e5467cedf

Carros como o 147 1.6TS ou outros do género também não são descabidos...

http://olx.pt/anuncio/alfa-romeu-147-im ... a0a6789744
http://olx.pt/anuncio/ford-focus-2-0-14 ... cc09ca9110
#79438
Mais este:

http://www.custojusto.pt/porto/ligeiros ... 0-18086272

Além da previsível escafia que este tipo de carros leva, estando com tudo de origem, à partida têm motores robustos e são relativamente simples.

Shariff, tu que és cliente de um desportivo do segmento B, que dizes?
#79446
Eu sou assumido fã dos pocket rocket, qualquer modelo que seja! :mrgreen:

Um carro desse tipo a andar devagar não te vai fazer uma enormidade de consumos (6.5/7L). O baixo peso ajuda bastante a que isso aconteça.
Se andares a abrir, os consumos disparam o equivalente ao gozo que dá conduzir um carro destes (8-10lts).

Desses exemplos todos que colocaste (e não é por ter uma costela fiatista), o FIAT Punto HGT parece o melhor negócio (a acreditar na descrição). Andei há uns tempos num HGT e o carro é sempre muito composto e como habitualmente num italiano, o motor é a melhor coisa. Preferia-o também por outras coisas em relação ao Peugeot 206 e ao Polo GTI (projecto mais antigo). O carro consegue ser confortável qb e não é demasiado assustador perto dos limites (já tem uma série de ajudas electrónicas).

Segmentos C despachados não entram bem nesta equação. São melhores carros, mas não transmitem as sensações de um pocket rocket.

Para mim e vestindo a tua pele, ontem já era tarde! ;)
#79449
Atendendo aos preços e abundância no mercado, o 206 GTI 1.6 é quase escolha obvia, mas receio que 110cv saibam a pouco, sobra chassis...

Por outro lado, é económico e fiável, além de continuar a ser um carro bonito.

O HGT é menos abundante, anda mais e é barato... Mas só conduzindo.

O Polo GTI aparece pelo preço e motor bom para 1.6... Falta chassis.
#79459
as_shariff Escreveu:http://olx.pt/anuncio/vw-golf-gti-16v-IDykE4n.html#d35938e909

http://olx.pt/anuncio/volkswagen-golf-gti-16v-150cv-nacional-IDyBtb1.html#102cde53ae


1. Não está assim tão barato, mas à partida, pelas fotos, não lhe vejo nada de errado. Aparenta ser efetivamente um 16V. O motor é extremamente robusto e bastante rápido para a época, mas um Golf III não é propriamente a máquina mais interessante a curvar. A partir do V já é bem diferente.

2. Grelha não é de GTI, faltam itens identificativos da versão 16V (pode ser um original 8V que levou um swap), tem indícios de ter batido de frente, tem o número errado de portas. Não gostei.

Comum aos 2: Os VW até ao Golf IV, Polo 9N, Passat 3B, Lupo, etc, não são propriamente boas opções aqui na ilha. Tal como os Ford, têm alguma tendência para enferrujar, mais que os carros franceses. Quando passaram a ter carroçarias galvanizadas (os que referi são os primeiros...), a conversa passou a ser diferente.
#79462
Eu tive um mk3 e é um carro estável e seguro. A traseira é sempre bastante composta, não é propriamente um poço de diversão.

Nesta fase não metia 4000€ num Golf III... Esse dinheiro compra algo mais recente e racional, porque no meio desta ideia tem de subsustir alguma racionalidade. É dinheiro que dá para entrar no território de um E36 compact, 318ti por exemplo, já sai fora da ideia do pocket rocket, ou de um B despachado e divertido.
#79463
Arad Escreveu:Comum aos 2: Os VW até ao Golf IV, Polo 9N, Passat 3B, Lupo, etc, não são propriamente boas opções aqui na ilha. Tal como os Ford, têm alguma tendência para enferrujar, mais que os carros franceses. Quando passaram a ter carroçarias galvanizadas (os que referi são os primeiros...), a conversa passou a ser diferente.

Não estarás a fazer confusão ?

Para mim Golf GTi significa ser de 5 portas! 8-)


P.S.:
O SuperManco está próximo dos 300.000km... :mrgreen:
#79464
O 9N já é galvanizado. Os 6N e 6N2 aqui na ilha não se aguentam, apodrecem muito. Os 9N nunca vi nenhum com sinais disso, mesmo os de 2002.

Eu prefiro 3 portas...