Página 1 de 1

Escândalos das emissões NOx - Agora a Fiat...

MensagemEnviado:27 abr, 13:03
por Arad
A Fiat está debaixo de investigação das autoridades alemãs que tentam esclarecer se a marca italiana tem usado, ou não, um sistema que manipula as medições feitas em laboratórios europeus. Isto de acordo com o jornal alemão Bild am Sonntag.

Os testes realizados pela Autoridade Federal Alemã para o Transporte Motorizado (KBA) na esteira do escândalo das emissões da VW nos EUA, continuam a gerar polémica. Segundo comunicação das autoridades germânicas, durante esses ensaios a todos os modelos diesel à venda na Alemanha, foi descoberto que alguns veículos Fiat só mantinham em funcionamento os sistemas anti-poluição durante 22 minutos. Curiosamente, nos testes oficiais de homologação feitos em laboratório, os testes duram... 20 minutos.
Um relatório sugere que foi o teste feito ao Fiat 500X que expôs a situação e permitiu descobrir a marosca. O mesmo relatório que refere que, alegadamente, foi a Bosch quem alertou as autoridades alemãs para o facto da Fiat usar um sistema fraudulento que elimina ou reduz de forma sensível os efeitos anti-poluição do sistema de filtros do motor. Nenhuma das situações mereceu por parte da Fiat ou da Bosch qualquer comentário.
Alexander Dobrindt, ministro alemão dos transportes, não fez nenhum comentário diretamente ligado com as investigações à Fiat, mas durante a revelação dos resultados do estudo da KBA, na passada sexta feira, referiu de forma sibilina “teremos de fazer mais ensaios os modelos da Fiat.”
Os resultados finais do estudo da KBA definiram que apenas o grupo VW utilizou um “software” ilegal, mas são várias as marcas que foram aconselhadas a recolher, voluntariamente, modelos que emitem excessivos níveis de NOx em condições de utilização real. São 17 os construtores já aconselhados a fazerem essa campanha de recolha e, até agora, apenas Audi, Mercedes, Opel, Porsche e VW, já vieram a público aceitar a recomendação.


Fonte: Auto Sapo.

Cada um aldraba à sua maneira... Ou condicionam o funcionamento, através dos sensores que detetam se as rodas traseiras estão em movimento (VAG), ou estipulam temperaturas de funcionamento em que o sistema não funciona na sua máxima capacidade (MB), ou enchem os pneus ao máximo para reduzir o atrito (Mitsubishi) e agora a Fiat que, alegadamente, tem um temporizador...

A diferença começa a ser o país em que a aldrabice é feita, sendo que a VW o fez no pior local possível.

Re: Escândalos das emissões NOx - Agora a Fiat...

MensagemEnviado:4 mai, 13:58
por RobbyDuarte
Parece ciclismo, onde quase todos têm substâncias ilícitas no sangue! :/

Re: Escândalos das emissões NOx - Agora a Fiat...

MensagemEnviado:10 mai, 11:23
por zetec
A marosca provavelmente andará um pouco por todo o lado, não podemos ser hipócritas nesta matéria.

Mesmo assim este assunto anda a ser abafado qb...