Fórum geral
#80020
Descobri este papel agrafado ao livro de revisões do Vw CC de 2014 cá de casa.

Achei engraçado o cuidado que este grupo tem em alertar, ainda que de forma tardia, como esta situação.

De qualquer forma o que me leva a a criar o tópico não é tanto as instruções de utilização mas sim a última frase

Imagem

Nem queria acreditar.
Alguém tem conhecimento de uma situação deste género?
#80024
Nunca fui informado pela VW desses procedimentos, mas já os conheço há bastante tempo, mesmo antes de ter um carro com FAP.

Nunca vi a luz do meu acesa... Até porque poucas vezes interrompi uma regeneração.

Isso devia ser comunicado aos clientes antes de comprarem carros com FAP, de qualquer marca...
#80026
Acompanho muito de perto e conduzo também (ocasionalmente) um 1.5dci 110cv de Junho, que diariamente faz não chega a 10kms, e que aquando na compra o vendedor foi questionado sobre esse assunto, o qual referiu que não havia qualquer problema.

Claro que de qualquer modo sensibilizei quem anda com ele no dia-a-dia para de vez em quando andar em estrada aberta e isso tem sido feito por acaso sempre e até por necessidade.

Uma vez que falamos em faps, tenho conhecimento, mas não muito pormenorizados de imensos problemas em vw transportes e amarok ao nível de fap em viaturas que faziam longas tiradas em auto estrada a regimes bem elevados, (fora da UE, não sei se os carros são iguais).
#80027
Os carros podem ser iguais, às vezes o problema está no gasóleo nessas regiões.
#80028
Tive de ler várias vezes a ultima frase para ter a certeza do que lá estava escrito.

Sobre o FAP deste carro, nunca deu qualquer problema, nem acendeu qualquer luz. O que dá é uma trabalheira desgraçada quando se chega a casa à 1h da amanhã, estaciona o carro e se sente que está a regenerar. Toca a tira-lo da garagem novamente e ir "passear" o cão durante 15 minutos. (e isto não acontece tão raramente assim, neste ou noutro tipo de ocasião)
#80030
Concordo, Zetec. Nem todas as pessoas estão suficientemente atentas a uma diferença de 100rpm no ralenti.
#80031
Também acho.

Aliás, até vou mais longe: a necessidade de regeneração devia despoletar um aviso no quadrante sobre tal e só seria iniciada após a nossa ordem. Caso esse aviso fosse ignorado mais do que um determinado número de vezes, ou quilómetros, o carro iniciaria a dita regeneração mas avisando sempre o condutor.
#80032
Se via obd podem saber a percentagem de obstrução do FAP, bastaria configurar a luz do mesmo para acender a verde quando está acima de determinado valor, quando há necessidade de regenerar, identificando o processo.