Fórum geral
Descobri este papel agrafado ao livro de revisões do Vw CC de 2014 cá de casa.

Achei engraçado o cuidado que este grupo tem em alertar, ainda que de forma tardia, como esta situação.

De qualquer forma o que me leva a a criar o tópico não é tanto as instruções de utilização mas sim a última frase

Imagem

Nem queria acreditar.
Alguém tem conhecimento de uma situação deste género?
Nunca fui informado pela VW desses procedimentos, mas já os conheço há bastante tempo, mesmo antes de ter um carro com FAP.

Nunca vi a luz do meu acesa... Até porque poucas vezes interrompi uma regeneração.

Isso devia ser comunicado aos clientes antes de comprarem carros com FAP, de qualquer marca...
Acompanho muito de perto e conduzo também (ocasionalmente) um 1.5dci 110cv de Junho, que diariamente faz não chega a 10kms, e que aquando na compra o vendedor foi questionado sobre esse assunto, o qual referiu que não havia qualquer problema.

Claro que de qualquer modo sensibilizei quem anda com ele no dia-a-dia para de vez em quando andar em estrada aberta e isso tem sido feito por acaso sempre e até por necessidade.

Uma vez que falamos em faps, tenho conhecimento, mas não muito pormenorizados de imensos problemas em vw transportes e amarok ao nível de fap em viaturas que faziam longas tiradas em auto estrada a regimes bem elevados, (fora da UE, não sei se os carros são iguais).
Os carros podem ser iguais, às vezes o problema está no gasóleo nessas regiões.
Tive de ler várias vezes a ultima frase para ter a certeza do que lá estava escrito.

Sobre o FAP deste carro, nunca deu qualquer problema, nem acendeu qualquer luz. O que dá é uma trabalheira desgraçada quando se chega a casa à 1h da amanhã, estaciona o carro e se sente que está a regenerar. Toca a tira-lo da garagem novamente e ir "passear" o cão durante 15 minutos. (e isto não acontece tão raramente assim, neste ou noutro tipo de ocasião)
Concordo, Zetec. Nem todas as pessoas estão suficientemente atentas a uma diferença de 100rpm no ralenti.
Também acho.

Aliás, até vou mais longe: a necessidade de regeneração devia despoletar um aviso no quadrante sobre tal e só seria iniciada após a nossa ordem. Caso esse aviso fosse ignorado mais do que um determinado número de vezes, ou quilómetros, o carro iniciaria a dita regeneração mas avisando sempre o condutor.
Se via obd podem saber a percentagem de obstrução do FAP, bastaria configurar a luz do mesmo para acender a verde quando está acima de determinado valor, quando há necessidade de regenerar, identificando o processo.