Fórum geral
#80176
Até 8 de janeiro, Portugal terá 14 novos postos de carregamento rápido para automóveis elétricos. Em meia hora, carregam a bateria do seu automóvel por um preço entre 1,5 e 3 euros.

Carregar um carro elétrico em meia hora vai custar entre 1,50 e 3 euros nos novos postos de carregamento rápido que vão ser instalados em várias cidades portuguesas. A informação foi avançada ao jornal Público pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, sublinhando, porém, que é um custo “incomparavelmente mais baixo” do que o dos carros a gasóleo ou gasolina.

De acordo com o jornal, a instalação de 14 postos de carregamento rápido foi adjudicada às empresas Prio, EDP e Mobilectric num concurso que teve de ser repetido. A Prio fica responsável por um posto, a EDP fica responsável por cinco postos e a Mobielectric irá instalar os restantes oito. O dia 8 de janeiro é a data-limite para tudo estar a funcionar e as cidades abrangidas são Aveiro, Braga, Cascais, Coimbra, Évora, Lisboa, Loures, Matosinhos, Porto, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia.

Com 4.500 a 5.000 carros elétricos nas estradas portuguesas — segundo dados da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, citados pelo Público — o Governo esperava ter 50 postos de carregamento a funcionar até ao final do ano. O ministro Matos Fernandes admitiu que a meta poderá não ser cumprida, mas que até ao fim do ano haverá “garantidamente 35 carregadores instalados”.