Fórum geral
Avatar do Utilizador
By zetec
#80255
Boas,

O que têm a dizer deste negócio da indústria automóvel?

Será que vamos a passar a ter mais um modelo em cada marca com a mesma base e um "vestido" diferente ou manterá a Opel a sua independência, na medida do possível?

Sem ser em termos económicos qual consideram o maior interesse desta aquisição para a PSA?

http://www.autoportal.iol.pt/noticias/g ... grupo-psa/

Cumps
Avatar do Utilizador
By Arad
#80256
Não se percebe muito bem, mas cheirou-me a clonagem à bruta. Resta saber se farão bem a coisa, ou se vão enterrar alguma marca. A Opel serve para o grupo PSA entrar melhor em mercados como o alemão... De resto, não percebo.
Avatar do Utilizador
By Ricardo Ribeiro
#80260
Não fiquei propriamente contente.

Enquanto consumidor, vejo cada vez com piores olhos este tipo de jogada! Ficamos com uma escolha de uns poucos de modelos que, na verdade, são todos o mesmo.

Gosto de liberdade de escolha. Gosto que as marcas se batam por novas tecnologias, caminhos diferentes para fazer a mesma coisa... E assim que a verdadeira evolução acontece e é assim que o cliente recebe o maior retorno do seu (péssimo) investimento na compra de um automóvel!

Enfim!
Avatar do Utilizador
By Arad
#80262
A Opel até teria algum interesse, numa abordagem um bocado louca, a fazer modelos revivalistas da gama dos anos 70. Ascona, Kadett, Rekord, Senator, Monza... São nomes fortes e de boa memória nessa época.

A frente do novo Insígnia é apetitosa nesse sentido, tem qualquer coisa de Ascona.

Transformar a Opel em retro-chic, deixar a Peugeot mais desportiva, a Citroen mais económica/minimalista/ousada e a DS como uma espécie de Audi no grupo, pode ser uma forma de fazer coexistir as 4 marcas.

Pena que agora tudo tenha de ser SUV, porque uma plataforma RWD para a DS podia servir para fazer novos 504 e Opel Monza, por exemplo. Um 504 SUV teria a sua piada...
Avatar do Utilizador
By zetec
#80264
Também acho que isto só serve para nos tirar real liberdade de escolha.

Teremos vestidos diferentes sobre corpos iguais, o que para a maioria dos consumidores que compra pelo bonito/feio até serve mas para quem se interessa um pouco mais já não agrada muito.
Avatar do Utilizador
By Arad
#80265
zetec Escreveu:Também acho que isto só serve para nos tirar real liberdade de escolha.

Teremos vestidos diferentes sobre corpos iguais, o que para a maioria dos consumidores que compra pelo bonito/feio até serve mas para quem se interessa um pouco mais já não agrada muito.


Ficas, na Europa, com 6 produtos generalistas de grande volume:

VAG; Renault; PSA; FCA; Ford; Toyota.

Os 3 primeiros com 3 marcas cada, sendo que a abordagem mais equilibrada até é da Renault, com as imagens mais diferenciadas entre Renault/Nissan/Dacia, do que a VW faz com VW/Skoda/Seat.

O que fará o grupo PSA com a Opel? Fica com 3 marcas direcionadas para o mesmo público... Não há aqui uma evidente "low cost", nem uma "semi-premium". E a premium do Grupo (DS) ainda não tem produto nem estatuto para ser uma "Infiniti", muito menos uma "Audi" no grupo PSA.

Vão ser necessárias decisões polémicas... Há fábricas a mais... Qual vai ser o papel de cada marca? Low Cost para a Citroen, depois de lhe ter sido "roubado" o legado semi-premium que foi para a DS? Semi-premium para a Peugeot, mas com um carácter mais desportivo? Opel/Vauxhall como arma regional? É curioso pensar no que os ingleses pensam da Vauxhall... e que pensam ainda pior da Peugeot!

Estou bastante curioso...
Avatar do Utilizador
By zetec
#80267
Na minha opinião não vão fazer nada disso. Vão apenas tentar rentabilizar ao máximo os modelos dentro do grupo.

O próximo corsa já será com o chassis do c3 por exemplo e a ser o o quão mais parecido do c3 possível sem que se note e por aí em diante...
Avatar do Utilizador
By Arad
#80268
Isso é certo e sabido, resta saber como o posicionam no mercado. Se apontam ao mesmo cliente...
Avatar do Utilizador
By zetec
#80269
A opel continuará opel, uma generalista...

Provavelmente irão explorar o que eles fazem melhor, adaptar e vice-versa no resto do grupo.
Avatar do Utilizador
By Ricardo Ribeiro
#80270
O grupo PSA tinha um caminho mais ou menos claro para as suas 3 marcas: A Citroen como generalista, a Peugeot com ambições superiores, apontando à Vw, e a DS um tipo de Premium diferente do que estamos habituados a ver.

Com a Opel no grupo, também não consigo encaixa-la. Consigo imagina-la a substituir a Peugeot na luta com a Vw, que era aliás o que ela sempre tentou fazer, mas irá o grupo sacrificar a marca que lhe deu origem? Consigo também imagina-la a querer entrar no grupo dos premium tradicionais, até porque é alemã e o público valoriza isso, mas nunca foi uma marca que o conseguisse fazer com os seus produtos mais up-market, como é que o fará agora? E isto deixava a DS como, uma premium arrojada?

Que salganhada...