Fórum geral
Só quero fazer aqui uma ressalva, pq falou-se que é baril sentir o turbo nos carros a diesel e possivelmente esqueceram-se que há mto carro a zagolina com turbo! Agora ainda há mais, basta ver o motor 1.4tsi da vw com várias potencias, o motor 1.4tjet da fiat tb em varias potencias, o 1.6t da opel com varias potencias, etc...

Barreiros não te percebi mto bem qnd referiste "As recuperações (e não, uma redução num gasolina de 5ª pra 3ª numa AE pra ultrapassar um camião não me dá prazer nenhum) do diesel rapidamente suplantam o prazer de condução de um 1.2 ou 1.5 (acima disso admito que seja diferente )" ! A base de comparação são motores de cc e potencia equivalentes?! É que se forem, e a titulo de exemplo, não acho que um Corsa 1.3cdti seja mto mais rapido que um Corsa 1.2 em recuperações... ou um megane 1.5dci 100cv mais rapido que um 1.4cc, etc !!

Óbvio que o binario conta mas não será só isso que conta para as recuperações...

Resumidamente e não concordando com o que o Barreiros diz (as recuperações do diesel rapidamente suplantam o prazer de condução de um 1.2 ou 1.5), um carro a gasolina (tirando o Corsa 1.2 45cv :mrgreen: ) para mim suplantam em td um carro a gasoleo, pelo simples facto que temos uma faixa de rotação mais alargada para conhecer/explorar o carro, pq têm um barulho mais "puro" e não cagam fumo preto!!! :mrgreen:

Um carro a gasóleo será mais valia para quem não percebe puto de carros e só saiba pisar o acelarador!!! :mrgreen: AH!!! num carro a gasoleo experimentem fazer REDUÇÕES!!! .|.

PS: vamos lá ver se não temos que fazer novamente Santarém - Alverca, 16v - 200!!! :twisted: :twisted: :twisted:
[quote=Ricardo Ferreira]Só quero fazer aqui uma ressalva, pq falou-se que é baril sentir o turbo nos carros a diesel e possivelmente esqueceram-se que há mto carro a zagolina com turbo! Agora ainda há mais, basta ver o motor 1.4tsi da vw com várias potencias, o motor 1.4tjet da fiat tb em varias potencias, o 1.6t da opel com varias potencias, etc...

Barreiros não te percebi mto bem qnd referiste "As recuperações (e não, uma redução num gasolina de 5ª pra 3ª numa AE pra ultrapassar um camião não me dá prazer nenhum) do diesel rapidamente suplantam o prazer de condução de um 1.2 ou 1.5 (acima disso admito que seja diferente )" ! A base de comparação são motores de cc e potencia equivalentes?! É que se forem, e a titulo de exemplo, não acho que um Corsa 1.3cdti seja mto mais rapido que um Corsa 1.2 em recuperações... ou um megane 1.5dci 100cv mais rapido que um 1.4cc, etc !!

Óbvio que o binario conta mas não será só isso que conta para as recuperações...

Resumidamente e não concordando com o que o Barreiros diz (as recuperações do diesel rapidamente suplantam o prazer de condução de um 1.2 ou 1.5), um carro a gasolina (tirando o Corsa 1.2 45cv :mrgreen: ) para mim suplantam em td um carro a gasoleo, pelo simples facto que temos uma faixa de rotação mais alargada para conhecer/explorar o carro, pq têm um barulho mais "puro" e não cagam fumo preto!!! :mrgreen:

Um carro a gasóleo será mais valia para quem não percebe puto de carros e só saiba pisar o acelarador!!! :mrgreen: AH!!! num carro a gasoleo experimentem fazer REDUÇÕES!!! .|.

PS: vamos lá ver se não temos que fazer novamente Santarém - Alverca, 16v - 200!!! :twisted: :twisted: :twisted:[/quote]

(tinha aqui uma resposta toda bonitinha, mas isto fodeu-se, logo... chapéu! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )
isso duma maior faixa de rotaçoes é verdade mas nao é num 1.2 a gasolina,simplesmente por mais que puxes(depende mas prai as 4000) o carro nao desenvolve ate perde força, ate se bem te lembras nao a muito tempo a velocidade maxima em alguns casos dava-se em 4º e nao em 5º.
Costumo fazer muita nacional e prefiro levar o fiesta com simples 70 cavalos do que o focus com 100,porque a 90-100km/h no fiesta vou no ponto optimo do motor e no focus para encontrar esse ponto optimo tenho de baixar pa 4º(e xupa xupa gasolina lol). É claro que em AE prefiro o focus.
Entre um Civic 2.2 CTDI e um 1.8, um Golf TDI e um TSI, um 335d e um 335i, a minha escolha recairia sempre pelos modelos a gasolina, pela suavidade, pela rotatividade e consequente performance e agradável sonoridade 8)!

Penso que se a gasolina fosse ao preço do Diesel, que quase de certeza este combustível (o diesel) seria relegado para aquilo que foi concebido, ou seja para uso profissional. Já a gasolina é desde sempre a matéria mais utilizada para dar prazer de condução daí a sua utilização em maior número (que o diesel) nos desportos motorizados.

Gasolina allways 8) :D :mrgreen:!!!
Sinceramente nao concordo com o que tem estado para aqui a dizer...
"eu" ja tive varios carros a gasolina e agora tenho um a disel e o prazer de conduçao é diverente mas continua a ser divertido!

essa do "cagar nuvens de fumo" ja nao é uma verdade certa porque agora os carros (alguns) vem equipados com filtros de particulas que evitam exactamente isso...

quanto a dita espera que nos carros a disel tem de fazer pra entrada do turbo... se pensarem um bocado reparam que cada vez mais os turbos estao a entrar mais cedo por exemplo no A3 2.0tdi entra as 1750rpm (+/-) tipo o carro a gasolina nao ganha vantagem no arranque! ja pra nao falar que o conta RPM dos carros a gasolina é bem mais longo que os de disel por isso os disel demoram bem menos a chegar as 2000 do que os a gasolina!

quanto a sonoridade ja repararam que cada vez mais os construtores prezam pela insonorizaçao dos carros? praticamente que o som do motor que ouvimos é quando estamos parados ou entao de janelas abertas (o que nao acredito que a 120km/h andem de janelas abertas) mas sim o barulho mecanico da correia de transmissao nao ta com nada nos disel mas para esse barulho começar sao precisos uns bons km!!!

mas tambem falaram em performances? engraçado e que no campeonato nacional de rallys ha cada vez mais "fumarentos" ja para nao falar desta tao mediatica prova as 24 DE LEMAN (acho que e assim que se escreve :? ) que foi ganha pelo 2º ano consecutivo por um dito fumarento! e por sinal este ano o 2º classificado tambem foi um fumarento! so uma coisa quantas voltas de avanço deu o AUDI ??? ups...

Oh Ricardo Ferreira nao percebi essa do "num carro a gasoleo experimentem fazer REDUÇÕES!!! .|. "
qual é o problema de fazer uma reduçao???anda mais? larga uma suposta nuvem de fumo? ah???

outra coisa essa do começar a subir é que ta o problema isso nao é bem assim ainda a pouco fui pra aldeia e o caminho pra la é sempre a subir e nunca tinha visto o meu pai a dar gas daquela maneira e o A3 a dar as curvas apertadas sempre "sentadinho" na estrada!!

conclusao acho que tanto a disel (carros atuais) como os a gasolina tem bons comportamentos! tanto a nivel de performances como a nivel de gozo de conduçao! e hoje em dia cada vez mais! as minhas duvidas sao a nivel economico nao sei ate que ponto as contas dos 10 anos sao viaveis com a variaçao do preço dos combustiveis actual!
mas diga-se que nao sou nem a favor de um nem contra outro!

PS: desculpem la o "testamento"
Há muita coisa com nexo no que dizes Deeplay. E eu qdo digo que prefiro gasolina, não quero com isso dizer que acho que os carros a gasóleo não dão prazer de condução. Não os acho tão divertidos porque são menos rotativos. Já agora, quanto às vitórias em Le Mans, não acredites nisso... isso não é prova nenhuma das capacidades dos diesel, pois a categoria em questão foi criada propositadamente para vencer. Le Mans estava a perder público, e os construtores estavam a deixar de apostar lá. Criando uma categoria diesel, permitiram aos construtores publicitar as suas mecânicas. Mas a vitória está longe de ser justa, na medida em que não há equilíbrio de mecânicas. Os diesel podem ir até 5.5 v12 de cilindrada, e bi turbo!!! Quanto aos gasolina, não tenho a certeza mas penso que o limite de cilindrada tb é 5.5 , v10 mas atmosféricos... assim também eu!!
[quote=Eduardo Valverde Silva]Há muita coisa com nexo no que dizes Deeplay. (...) Le Mans estava a perder público, e os construtores estavam a deixar de apostar lá. Criando uma categoria diesel, permitiram aos construtores publicitar as suas mecânicas. Mas a vitória está longe de ser justa, na medida em que não há equilíbrio de mecânicas. Os diesel podem ir até 5.5 v12 de cilindrada, e bi turbo!!! Quanto aos gasolina, não tenho a certeza mas penso que o limite de cilindrada tb é 5.5 , v10 mas atmosféricos... assim também eu!![/quote]

Sim tambem pode ser verdade isso do chamaris para Le Man mas se reparares "foram" à F1 fazer alteraçoes nas regras e neste momento os motores vencedores sao os V8 apesar de existirem V10 (apesar de limitados) a concorrer! o que quero dizer com isto é que nao é pelo numero de cilindros que isso vai ser superior! mas entao se queres falar em justiça... qual é a justiça de ter uma competiçao onde tens carros com motores de explosao que teoricamente no arranque deixam tudo para tras mas depois nao chega a meta? teoricamente devido ao motor ser de explusao devia de tirar maior rendimento! e se reparares a nivel de cilindrada sao equiparaveis!
mas continuando em termos de justiça... qual é a logica de por varias categorias a correrem justas na mesma corrida? tipo Gt1 Gt2 etc etc ok classificaçao por categorias muito bem mas porque existir uma geral? pela tua logica o aston martin nunca poderia vencer uma "barqueta" que talvez seja superior a nivel de motor mas a nivel de aerodinamica nem tem comparaçao possivel!! mas o que é verdade é que um dos aston martin oficiais ficou a frente de muitos outros "carros" que supostamente sao superiores!
corridas justas sao as corridas mono-marca em que é apenas o trabalho de equipa + o piloto que fazem a diferença...
É verdade que os motores a gasolina com cilindradas equivalentes ao diesel são mais potentes, exactamente porque são mais rotativos. Ora isso paga-se na bomba quando se abastece, e às vezes não é assim tão pouco. Também é verdade que os diesel precisam dos famosos turbos para se equivalerem aos gasolinas. Mas isso só lhes trás vantagens porque lhes diminuiu os consumos e aumentou-lhes o binário. Isto era mais verdade há uns tempos atrás, porque hoje os diesel têm consumos médios mais elevados. Mas os gasolinas também. Indiquem-me um carro de +/ 170cv com consumos médios entre os 7 e os 8l/100km e com a mesma agradibilidade de condução que a minha A4. É verdade que o S3 é uma bomba(adorei conduzir aquele carro), mas os consumos médios numca baixaram dos 15l/100km. Agora façam contas.