Desde a F1 aos Rallys, passando pela competição Nacional, aqui discute-se as emoções do desporto automóvel
#31029
O Mundial de Fórmula 1 de 2009 passará a ter como vencedor o piloto que mais vitórias em Grandes Prémios alcançar. Ao contrário do que se supôs inicialmente, o sistema de pontos manter-se-á inalterado, mas o vencedor do Mundial será aquele que mais vitórias conseguir ao longo do ano.
O sistema de pontos actual (10-8-6-5-4-3-2-1) irá manter-se, mas o campeão não será forçosamente aquele que mais pontos conseguir ao longo do ano mas sim o que vencer mais corridas. Como mera suposição, se um único piloto vencesse as nove primeiras corridas, o Campeão do Mundo de Fórmula 1 de 2009, seria conhecido a 12 de Julho de 2009. Mesmo que fosse imediatamente de 'férias'...

O Campeonato de Construtores mantém-se exactamente como tem sido até aqui. Caso dois ou mais pilotos terminem o ano com o mesmo número de vitórias, o vencedor será aquele que tiver mais pontos, baseado no sistema actual. Para além do campeão, todas as restantes posições serão encontradas mediante o sistema de pontos normal.

in Autosport

Concordam com esta decisão? O piloto que ganhou 4 corridas é campeão e pode ter desistido em todos as restantes corridas, ou seja, terá muito menos pontos do que todos os outros... então para que serve os pontos? Para Inglês ver?
#31033
Boas!!!

Sendo assim, não tem sentido nenhum manter o sistema de pontos... Se um desgraçado chegar ao fim do campeonato em primeiro lugar, mas tem menos vitórias que o 2º ou 3º classificado, não ganha o campeonato...Sinceramente, duvido que esta nova fórmula vá durar muito tempo... Acima de tudo deviam premiar o mais consistente e não o que ganha mais...Pois podemos ter um Campeão do Mundo com nove vitórias e oito desistencias...Não acho que seja justo...A ver vamos como irá correr este ano...
#31049
:shock: :shock: :shock:

Mas está tudo doido na FIA? Já tou a ver as equipas a mandar recolher ás boxes os pilotos que não tiverem hipoteses de ganhar a corrida.. mas isto já se viu em qualquer outro desporto??
Até pareciam estar a introduzir coisas boas como os slicks e alterações nas asas e agora estragaram tudo.. devem querer o fim da F1 :roll:
#31055
parece-me estranho...
confesso no entanto que já não sou o fã de f1 que fui, acho que aos 14anos era mais fã que hoje com quase mais 10anos em cima... lamento que deixassem de dar f1 em sinal aberto, que as às tácticas ganham e não a condução...
#31185
F1: FIA recua perante a pressãoA Federação Internacional do Automóvel admite esperar para 2010 para introduzir novas regras na Fórmula 1

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) anunciou nesta sexta-feira que está disposta a esperar até 2010 para introduzir um novo sistema de pontuação na Fórmula 1, depois de na terça-feira ter anunciado que diversas alterações teriam lugar já no campeonato que começa na próxima semana em Melbourne (Austrália) – incluindo a polémica decisão de atribuir o título de campeão ao piloto que vencer mais corridas, e não ao que somar mais pontos.

As propostas saídas do Conselho Mundial da FIA foram questionadas por muita gente ligada à modalidade (pilotos, ex-pilotos, técnicos e directores de equipas), incluindo a posição da associação de equipas de F1 (FOTA, na sigla em inglês), que hoje questionou a validade das alterações aprovadas no início da semana – a poucos dias do início do campeonato e sem a aprovação unânime das equipas envolvidas. As equipas tinham proposto um sistema de pontuação que beneficiasse os primeiros classificados – 12-9-7-5-4-3-2-1 pontos para os oito primeiros de cada corrida, em vez dos actuais 10-8-6-5-4-3-2-1.

A FIA respondeu à FOTA sugerindo que as decisões do Conselho Mundial foram tomadas na presunção de que as equipas apoiavam a proposta de Bernie Ecclestone – em resumo, o vencedor das corridas seria o único beneficiado. As vozes que se levantaram em sentido contrário fizeram a FIA recuar.

“A 17 de Março, o Conselho Mundial da FIA rejeitou por unanimidade a proposta da FOTA para alterar o sistema de pontuação no Mundial de Fórmula 1. A proposta 'o vencedor leva tudo', feita pelo detentor dos direitos comerciais [Bernie Ecclestone] – sobre a qual nos foi dito que as equipas eram favoráveis – foi então aprovada”, explica o comunicado da FIA.

“Se, por qualquer razão, as equipas de Fórmula 1 não estiverem de acordo com o novo sistema, a sua implementação será adiada para 2010”, conclui o comunicado.

A temporada de Fórmula 1 começa no próximo fim-de-semana (27 a 29), com o GP da Austrália (Melbourne).

http://www.autoportal.iol.pt/noticias/desporto/f1-fia-recua-perante-a-pressao