Desde a F1 aos Rallys, passando pela competição Nacional, aqui discute-se as emoções do desporto automóvel
João Gomes Escreveu:[quote="Jose Cotolino

*Claro que todos têm direito a opiniões diferentes, mas gostaria de lembrar que quem estava ATRÁS do Senna no dia de sua morte era o Schumacher que, ao final da temporada, sagrou-se campeão pela primeira vez e deu entrevista dizendo que se Senna estivesse vivo, teria sido o campeão. Além disso, anos mais tarde, chorou de emoção após conseguir o melhor tempo em uma classificação, ao ser informado pelo repórter que o entrevistava de que havia superado o número de pole positions do Senna. O que seria do Schumacher se tivesse disputado mais 5 campeonatos com adversários como Senna, Prost, Piquet e Mansel com bons carros? Schumacher sempre teve o melhor carro e nunca teve adversários competitivos (dentro da Ferrari tinha direito exclusivo à vitória), a não ser quando perdeu 2 títulos seguidos para o Alonso e saiu de cena para não perder mais. Quem viveu, viu!

Claro que todos têm direito a opiniões diferentes... até aqueles que dizem que na corrida o Schumacher ia atrás... mas não dizem que no campeonato quem ia (muito) atrás era o Senna... nem recordam que no Brasil o Senna se despistou ao tentar acompanhar o Schumacher depois deste ter passado para primeiro lugar... ou ainda a tese que a Williams estava a esticar a corda no seu monolugar porque estava a ser levada à certa por um piloto num carro que tinha um motor que não era nem de perto nem de longe o melhor (esquece lá as tuas teorias oh romão!!! .|. o ranhot era o melhor motor da altura de longe!!!) e num equipa que tinha um orçamento bem inferior ao da Williams para desenvolver o carro...
Quanto ao ter o melhor carro... relembro que uns e outros sairam da Lotus para ir para o melhor carro (Mclaren) e depois sairam da Mclaren para ir para Williams, ou seja, andaram sempre a caminho do melhor carro... outros sairam do melhor carro (Benetton renault) para ir para um carro que era muito longe de ser bom... e quase imediatamente começou a ganhar corridas e lutar pelos titulos...
Na minha opinião até tinha condições para continuar mais um ano, mas escolheu não o fazer... o que está errado para um jovem com 37 anos!!! Ainda tinha mais uns 10 anos de competição dentro dele sem dúvida nenhuma, porque a ele a idade não afecta a velocidade (afinal ele é diabo na terra que só ganhou alguma coisa pq teve sempre o melhor carro, e mesmo não tendo talento nenhum, nunca apareceu um bom piloto num carro bom para o derrotar!!)
Como a muitos outros antes dele, a morte precoce fez crescer o mito...[/quote]

Caro João Gomes, acho que você não vivenciou a época para fazer comentários tão descabidos. O "jovem" Ayrton Senna morreu, na verdade, aos 34 anos e não 37. Ficou provado na justiça que a barra de direção quebrou-se antes do impacto, devido a uma solda mal feita, executada pela equipe para adequar a altura do volante do novo carro ao ângulo de visão do piloto. Mas devido aos inúmeros recursos judiciais que protelaram os trâmites legais, o caso prescreveu na justiça italiana, não permitindo a condenação dos culpados. O carro Williams era o melhor até o ano anterior devido a recursos tecnológicos, como a suspensão ativa, que foram proibidos em 1994 (ano da morte do Senna). Neste ano, a equipe tentava adaptar-se às novas regras enquanto o piloto tentava adaptar-se ao carro da sua nova equipe. Segundo o próprio Ayrton, o carro tinha se tornado um tanto nervoso e instável devido às proibições das novas regras. Sou brasileiro e, além de admirador do meu compatriota, reconheço seu talento ímpar. Existem vários sites na internet que comprovam o que eu disse. Para completar seu raciocínio sem fundamentos, só falta dizer que o piloto português Tiago "Vagaroso" da Costa Monteiro era mais rápido do que o Senna (sem querer faltar com o respeito para com os meus irmãos lusitanos). Veja os links http://www.exactaexpress.com.br/mortesenna.htm , http://www.cronospeed.com.br/modules/ne ... oryid=9590 e http://veja.abril.com.br/idade/exclusiv ... senna.html para ter uma idéia do que eu estou falando.
fjesus Escreveu:Schumacher perdeu para o Alonso porque a FIA teve de mudar as regras senão o gajo continuava a limpar tudo! Foi aquela cena dos pneus! Schumacher era o unico com Bridgestone a conseguir ficar nos dez primeiros o resto era tudo por ali a baixo!

Bem mas o tópico é para o Senna.

Estive a ver este video http://www.youtube.com/watch?v=fHoe5SztgMc e só a certo momento é que me apercebi que o Senna ia no carro vermelho - Honda a "empatar" o Nigel Mansell no Williams. Confesso que até fiquei desconsolado, pois julga ser o contrário.

Ou seja o "Rei" do Mónaco(a pista mais estupida do campeonato) só ganhou porque ia na frente a travar o outro individuo, o que actualmente continua a acontecer. Se arrancas na frente ou tens um bom trabalho de boxes provavelmente arriscaste a ganhar a corrida lolol - e a verdade desportiva ficasse a vestir eheh.

Comentário sobre: Ou seja o "Rei" do Mónaco(a pista mais estupida do campeonato) só ganhou porque ia na frente a travar o outro individuo...
Tente classificar-se na frente do Usain Bolt nos 100 metros rasos do atletismo (ele tem o melhor corpo físico para essa prova) e manter-se na sua frente até o final. É fácil? Foi isso que o Senna fez na maior parte da sua carreira, inclusive em Mônaco.
Não vou tecer comentários pois com 13 anos na altura ainda não tinha capacidade para acompanhar as coisas como hoje e gostava do Senna porque o meu pai gostava como toda a gente aliás. Mas vendo agora com 16 anos de distancia gostaria de ter assistido a mais uma epoca ou duas de duelo entre o Zuca e o Alemão para tirar as duvidas sobre quem terá sido o melhor dos dois de sempre...

Mas o que me fez postar foi darvos a conheçer estas fotos a partir do segundo 15 que não deverão ser do conhecimento de muitos de vós e são a minha opinião do que aconteceu... Com a ruptura da coluna de direção quando ele entra na curva já tinha o destino traçado.
Já não vinha a este tópico há alguns meses... mas como sempre disse a temporada de 1994 teve muito mais que se lhe diga além dos acontecimentos trágicos de Imola...
Só por curiosidade aqui fica o Scan de uma revista Autosport de há umas semanas que penso poderá ser esclarecedor...
Imagem

Ahh, já sei Gomes... o Autosport é faccioso! :lol:
Right...
Em primeiro lugar, quero dizer que... adoro estas discussões acaloradas sobre F1!!! Os meus amigos quase só falam de futebol ou, quando muito, de F1 de forma moderada e com pouco interesse! Aqui há paixão pelo desporto e gosto disso!

Em segundo, e tendo em conta o tema do tópico, será de destacar que Senna teria feito no Domingo passado, 21 de Março, 50 anos de vida!

O Senna era tramado!! Muito competitivo (talvez demais...), mas genial... e teria sido muito interessante seguir o seu duelo com o Schumacher. O Schumacher é um piloto muito bom, muito competente, quase máquina. O Senna era explosivo, agressivo e virtuoso.

Há uma frase muito famosa a propósito do Senna que resume bem o que ele era:
"Ce mec est magique"

Não digo que tenha sido o melhor de todos os tempos, pois creio que isso é impossível de concluir. Mas que era fora de série, era.

Subscrevo o que disseram sobre o Schumacher, a propósito dos carros que teve. A meu ver, o seu sucesso é indissociável do facto de ter tido o melhor F1 (de longe) da grelha.E só venceu quando o teve. Mas também tem o mérito de saber colaborar na sua concepção.