Desde a F1 aos Rallys, passando pela competição Nacional, aqui discute-se as emoções do desporto automóvel
#43874
O Rali de Portugal está de regresso ao Porto com uma especial para promover a prova...

A Avenida dos Aliados, na cidade do Porto, será transformada numa pista de rali para receber, a 23 de Maio, uma prova de demonstração com os principais pilotos do campeonato do Mundo de Ralis.

A exemplo do que aconteceu em Varsóvia ou em Buenos Aires, o "Porto Road Show" reunirá os principais carros e pilotos presentes na prova, pelo que Sebastian Loeb, Kimi Raikkonen, Mikko Hirvonen, entre muitos outros pilotos do WRC, vão acelerar na Avenida dos Aliados, num evento que devolve, 34 anos depois, o Rali de Portugal à cidade invicta.

Na verdade, desde que foi nomeada pela FIA como promotor do WRC - Campeonato do Mundo de Ralis, a North One Sport tem encorajado organizadores, marcas e pilotos a programarem acções de divulgação das provas do calendário do WRC, como explica Carlos Barbosa, Presidente do Automóvel Club de Portugal e da Comissão Organizadora da prova.

"É evidente que pensámos logo fazer algo no Porto", referiu Carlos Barbosa, "e felizmente pudemos contar com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Porto Lazer para concretizar esse objectivo."

E Carlos Barbosa prosseguiu: "Se é verdade que o caderno de encargos do WRC nos obrigou a transferir a prova para o Algarve, não podemos esquecer o apoio que sempre encontrámos no Norte, não só em termos das autoridades oficiais mas também do público, que sempre acorreu em número impressionante às classificativas. Agora e com a liberdade de podermos levar a cabo um evento de promoção do rali numa área diferente daquela onde ele se realiza, não tivemos qualquer dúvida em voltar ao Porto, na certeza de que as gentes nortenhas vão corresponder em absoluto a este desafio perante o cartaz de sonho que estará presente no Porto."

Para Rui Rio, Presidente da Câmara Municipal do Porto, "o regresso do Rally de Portugal ao Porto e, neste caso concreto, ao coração do Porto, é mais um sinal da vitalidade da Cidade e da afirmação do Porto como palco de eleição para a realização de eventos lúdicos e desportivos. A recuperação da histórica ligação do Porto ao desporto automóvel, despoletada pela reedição do Circuito da Boavista, é hoje uma aposta ganha e uma marca incontornável da nossa Cidade. Com este evento queremos não só reafirmar o nosso forte compromisso com a reabilitação da Baixa, mas também proporcionar às gentes do Porto e do Norte o poder voltar a viver as emoções de um evento mítico para a Cidade e para a região. É por esta razão que contamos com a forte adesão e entusiasmo de todos aqueles que aqui vivem e nos visitam."

O Porto Road Show terá lugar no domingo de início da semana do rali - 23 de Maio - no cenário privilegiado da Avenida dos Aliados, em que o espaço adjacente à Câmara Municipal do Porto será transformado numa verdadeira super especial, com uma extensão de aproximadamente 950 metros. Saltos, "chicanes", piões, derrapagens controladas, de tudo haverá um pouco nesta pista improvisada, tudo isto protagonizado pelos principais nomes que dias depois discutirão entre si a vitória na sexta prova do Mundial de Ralis.

O programa começará pelas 14h30, com uma sessão de autógrafos dos pilotos presentes, e uma hora depois, pelas 15h30, os participantes irão para a pista para iniciarem a sua fase de adaptação ao traçado. A verdadeira demonstração - com apenas um piloto em pista - terá início pelas 17h00 e durará uma hora, com transmissão directa na RTP 1, estando a organização a estudar outras formas de poder elevar ainda mais o nível espectacular do evento, soluções que serão a seu tempo divulgadas.

Em pista estarão quase duas dezenas de pilotos e carros que certamente atrairão à Avenida dos Aliados uma enorme multidão. Para já, os nomes que confirmaram a presença são:
- Sébastien Loeb (Citroen C4 WRC)
- Dani Sordo (Citroen C4 WRC)
- Kimi Raikkonen (Citroen C4 WRC)
- Petter Solberg (Citroen C4 WRC)
- Mikko Hirvonen (Ford Focus WRC)
- Jari-Matti Latvala (Ford Focus WRC)
- Bernardo Sousa (Ford Fiesta S2000)
- Vitor Pascoal (Peugeot 207 S2000)
- Nasser Al-Attiyah (Skoda Fabia S2000)
- Xavi Pons (Ford Fiesta S2000)
- Armindo Araújo (Mitsubishi Lancer Evo X)
- Nick Georgiou (Mitsubishi Lancer Evo X - Pirelli Star Driver)
- Peter Horsey (Mitsubishi Lancer Evo X - Pirelli Star Driver)
- Hayden Paddon (Mitsubishi Lancer Evo X - Pirelli Star Driver)
- Alex Raschi (Mitsubishi Lancer Evo X - Pirelli Star Driver)
- Ott Tänak (Mitsubishi Lancer Evo X - Pirelli Star Driver)

http://www.autoportal.iol.pt/desporto/ralis-desporto/rali-de-portugal-acelera-na-avenida-dos-aliados