Desde a F1 aos Rallys, passando pela competição Nacional, aqui discute-se as emoções do desporto automóvel
By NunoRomao
Bernie Ecclestone has furiously hit back Luca di Montezemolo after the Ferrari president hinted that it is time for him to step down from his position as Formula One commercial rights holder.

Di Montezemolo said: "I think sooner or later he has to stop" and went on to obliquely mention the fact that the sport didn't need a "dictator" in a thinly veiled swipe at Ecclestone.

Ecclestone, though, hasn't taken kindly to Di Montezemolo's criticism and revealed that F1 has a "special deal" with the Scuderia which goes back to 2003 when they threatened to form a breakaway championship.

"The only thing he has not mentioned is the extra money Ferrari get above all the other teams and all the extra things Ferrari have had for years - the 'general help' they are considered to have had in Formula One," Ecclestone is quoted in The Times.

"Ferrari get so much more money than everyone else. They know exactly what they get, they are not that stupid, although they are not that bright, either. They get about $80 million (about £54 million) more. When they win the Constructors' Championship, which they did this year, they got $80 million more than if McLaren had won it.

"They were the only team that broke ranks with the other manufacturers - why did they break ranks?

"That's where the $80 million comes in. We 'bought' Ferrari. We 'bought' Ferrari's loyalty. Our deal with Ferrari was that we 'bought' them so they would not go to the others."

In Planet F1.com

Esta eu nem sabia... :thumbdown: mas afinal vem de encontro ao que eu dizia... o que vale é que só a Mclaren é que é desonesta... porque foi condenada... já uma equipa vender-se por dinheiro é perfeitamente aceitável e honesto para com as demais equipas...
By Jo
Pahhh qual é a novidade disto?!? Isso já se sabia à ene!!! Como sempre andas atrasado... e como sempre também... preconceituoso!!
By Jo
Já agora... os construtores queriam fazer uma série paralela à F1 porque queriam... queriam... ahhhh... mais DINHEIRO!!!! Portanto a Ferrari por ter conseguido aquilo que todos os outros construtores queriam, é desonesta e o restante... como sempre a tua imparcialidade surpreende-me! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Já agora acrescente-se que se o simples facto de a Ferrari não ter alinhado com os restantes construtores fez com que a série planeada não avançasse... então é porque a marca Ferrari tem muito mais valor que todas as outras e esse valor tem mais é de ser reconhecido.
Por fim relembro que apesar de tudo o que se passou tu ainda dizes q duvidas que a Mclaren tenha usado esquemas e dados da Ferrari no seu carro... mais uma vez, diz muito da tua imparcialidade!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
O Bernie tá xéxé... o Luca limitou-se a dizer a verdade! O tipo nunca fez nada de bom pela F1, tem-se servido do desporto para enriquecer. Foi uma nulidade como piloto e team manager. Como "político", lá se safa.

E agora por terem dito a verdade sobre ele, dispara sobre todas as direcções. Enfim.

Se a Ferrari tem um acordo especial com a F1, então o Bernie é conivente com isso.Se pagaram à Ferrari para não deixar a F1 é porque ela vale mais do que as outras marcas todas juntas... e é justo que isso se reconheça, como disse o João.

Se bem que tenho as minhas dúvidas sobre isto... o tipo diz que a Ferrari ganhou mais 80 000 milhões que a McLaren ganharia... bem, este ano, a McLaren ganhou mais por ter ficado em segundo do que a Ferrari ganhou por ter ficado em primeiro no ano passado. E isto é independente de se tratar do construtor A ou B. Os prémios para o construtor todos os anos sobem, e muito. E ... 80 000 milhões? Pura treta... isso é o prémio total! Ou seja, o tipo está a dizer na prática que a McLaren não ganharia nada se fosse campeã de construtores... Enfim. Tretas dum velho caquético.
By NunoRomao
Ora muito bem... :mrgreen:

Antes de mais, o que o Bernie disse não me parecer ser, de todo, treta... aliás, pelo que tenho lido em vários sites da especialidade até há um pouco a sensação que o Bernie "se conteve" nos números... já li em vários sítios que o valor que a Ferrari recebe a mais em relação a qualquer outro construtor ronda os 100 milhões de euros... seja como fôr, a Ferrari, instada a comentar a entrevista, informou que não tinha comentários a fazer...

Não posso, contudo, deixar de afirmar que uma das partes mais interessantes das declarações não tem que ver com o dinheiro... é esta parte que me interessa: "all the extra things Ferrari have had for years - the 'general help' they are considered to have had in Formula One," Ecclestone is quoted in The Times" ... e que gostaria de ver esclarecido!!

Quanto ao amigo Gomes :mrgreen: é evidente que já se sabia que por alguma razão a Ferrari em 2003 virou, repentinamente, o bico ao prego e "entalou" a associação de construtores/equipas... só que nunca tinha sido quantificado...

Para se ter uma ideia, 80 milhões de euros dão para uma equipa de F1 privada comprar o fornecimento de motores a um grande construtor para 3 ou 4 épocas!!!!

E, para além da questão da desonestidade (são mesmo uns vigaristas vendidos, não há volta a dar...), verifica-se que, com mais 80 milhões de euros caídos do céu, nem por isso tal se traduziu numa grande (ou pequena) diferença de resultados para a McLaren por exemplo...

Quanto à Mclaren, só um esclarecimento... acho que a equipa foi bem penalizada... tanto quanto sei começaram por dizer que só o tipo que se tinha encontrado com o Nigel Stepney tinha visto a informação... veio a provar-se que não foi assim e que mais elementos do departamento técnico tinham tido acesso à informação... por isso foram bem penalizados... ainda que a equipa não tenha com isso beneficiado, na verdade, é responsável pela conduta dos seus colaboradores e, como tal, deveria ter tido conhecimento ao mais alto nível do grau de disseminação da informação...

A minha grande dúvida é que alguma dessa informação tenha sido efectivamente incorporada no projecto do chassis... eles tiveram que alterar o projecto de 2008 mas isso foi por causa da caça aos gambuzinos... ninguém me convence que uma equipa que foi condenada num processo como este depois vai incorporar a informação que putativamente adquiriu ilicitamente assim à descarada... ou seja: tenho dúvidas - e acho que isso não ficou claro - que a McLaren tenha adquirido uma efectiva vantagem técnica com tudo isto...

Seja como for, foram bem condenados... da mesma forma que acho que a Ferrari, com mais esta atitude perfeitamente anti-desportiva, não merece qualquer trégua por parte das demais equipas... da minha parte, enquanto simples adepto de desporto automóvel, deixou de merecer qualquer réstia de respeito que porventura pudesse ainda ter pela mística da equipa...

Outra coisa que me dá a sensação que muitas vezes as pessoas esquecem... a F1 sem a Ferrari perde muito do interesse, é verdade... mas a questão é: e a F1 apenas com a Ferrari? É interessante?! É que não estou a ver como muito viável e/ou fácil aparecerem 4 ou 5 equipas para correrem de igual para igual com a Ferrari se todos os demais construtores deixassem o Mundial...

Portanto, pergunto, enquanto adeptos de F1, mais facilmente veriam de forma interessada um campeonato com a Mclaren, BMW, Renault, Toyota, Williams, Red Bull, Toro Rosso e Force India ou um campeonato com a Ferrari e outros que nem sabe bem quem?! Essa é que é a questão... é que apesar de saber a vossa resposta não me parece que a situação seja assim tão liquida como vocês querem fazer parecer...

Aliás... por alguma razão o acordo serviu ao Montezemolo de 2003 até aqui e agora já está com "medo" e a querer partilhar irmamente... vindo de quem vem é, no minimo, estranho...
By NunoRomao
Nem de propósito, vejam o que diz o editorial do PlanetF1.com:

He (Montezemolo) knows that the edifice is about to crumble and he needs to have teams around him to race against. Despite what everybody says publicly, Renault could well be next. Company boss Carlos Ghosn has never been more than lukewarm about F1.

Editorial completo em http://www.planetf1.com/story/0,18954,3 ... 82,00.html
[quote=NunoRomao]Ora muito bem... :mrgreen:

Antes de mais, o que o Bernie disse não me parecer ser, de todo, treta... aliás, pelo que tenho lido em vários sites da especialidade até há um pouco a sensação que o Bernie "se conteve" nos números... já li em vários sítios que o valor que a Ferrari recebe a mais em relação a qualquer outro construtor ronda os 100 milhões de euros... seja como fôr, a Ferrari, instada a comentar a entrevista, informou que não tinha comentários a fazer...

Não posso, contudo, deixar de afirmar que uma das partes mais interessantes das declarações não tem que ver com o dinheiro... é esta parte que me interessa: "all the extra things Ferrari have had for years - the 'general help' they are considered to have had in Formula One," Ecclestone is quoted in The Times" ... e que gostaria de ver esclarecido!![/quote]

Eu também gostava de ver isto esclarecido. No fundo, é uma faca de dois (le)gumes... tanto podemos interpretar como dualidade de critérios e favorecimento da Ferrari (algo que acho absolutamente negativo, pois apesar de ser adepto da Ferrari, quero que a equipa vença de forma limpa; prefiro a Ferrari, mas também não tenho nada contra a McLaren ou Williams ou mesmo a nulidade da Toyota!Mas acima de tudo sou fã de vitórias justas) como calúnia contra a Ferrari... a ver vamos. Mas também acho que seria bom esclarecer-se isto. Para bem da verdade desportiva na F1.

[quote=NunoRomao]
Quanto à Mclaren, só um esclarecimento... acho que a equipa foi bem penalizada... tanto quanto sei começaram por dizer que só o tipo que se tinha encontrado com o Nigel Stepney tinha visto a informação... veio a provar-se que não foi assim e que mais elementos do departamento técnico tinham tido acesso à informação... por isso foram bem penalizados... ainda que a equipa não tenha com isso beneficiado, na verdade, é responsável pela conduta dos seus colaboradores e, como tal, deveria ter tido conhecimento ao mais alto nível do grau de disseminação da informação...

A minha grande dúvida é que alguma dessa informação tenha sido efectivamente incorporada no projecto do chassis... eles tiveram que alterar o projecto de 2008 mas isso foi por causa da caça aos gambuzinos... ninguém me convence que uma equipa que foi condenada num processo como este depois vai incorporar a informação que putativamente adquiriu ilicitamente assim à descarada... ou seja: tenho dúvidas - e acho que isso não ficou claro - que a McLaren tenha adquirido uma efectiva vantagem técnica com tudo isto...[/quote]

Por acaso, não tenho ideia nenhuma da McLaren ter sido obrigada a alterar seja o que for no projecto de 2008. Só me recordo de terem sido obrigados a permitirem que a FIA acompanhasse o projecto e observasse se havia ou não utilização de dados da Ferrari. E só em caso afirmativo é que seriam obrigados a alterar o projecto. Mas, repito, é o que me recordo.

[quote=NunoRomao]
Seja como for, foram bem condenados... da mesma forma que acho que a Ferrari, com mais esta atitude perfeitamente anti-desportiva, não merece qualquer trégua por parte das demais equipas... da minha parte, enquanto simples adepto de desporto automóvel, deixou de merecer qualquer réstia de respeito que porventura pudesse ainda ter pela mística da equipa...[/quote]

in dubio pro reu... acho injusto tirar esse tipo de conclusões duma série de declarações públicas dum velho rezinga que só usa a F1 para enriquecer loucamente. Lembras-te da birra que este tipo fez com Silverstone? As ameaças e o bluff de usar Donington? E as pressões na Austrália? E no Canadá?Goste-se ou não do Luca, da Ferrari ou seja de quem for... o Bernie é uma besta! E é um ditador!! O Luca tem razão! O tipo tem de deixar a F1. Ele é provavelmente um dos maiores causadores dos custos tão elevados que a F1 tem.

[quote=NunoRomao]
Outra coisa que me dá a sensação que muitas vezes as pessoas esquecem... a F1 sem a Ferrari perde muito do interesse, é verdade... mas a questão é: e a F1 apenas com a Ferrari? É interessante?! É que não estou a ver como muito viável e/ou fácil aparecerem 4 ou 5 equipas para correrem de igual para igual com a Ferrari se todos os demais construtores deixassem o Mundial...

Portanto, pergunto, enquanto adeptos de F1, mais facilmente veriam de forma interessada um campeonato com a Mclaren, BMW, Renault, Toyota, Williams, Red Bull, Toro Rosso e Force India ou um campeonato com a Ferrari e outros que nem sabe bem quem?! Essa é que é a questão... é que apesar de saber a vossa resposta não me parece que a situação seja assim tão liquida como vocês querem fazer parecer...

Aliás... por alguma razão o acordo serviu ao Montezemolo de 2003 até aqui e agora já está com "medo" e a querer partilhar irmamente... vindo de quem vem é, no minimo, estranho...[/quote]

Nem de propósito, um dia destes li uma sondagem feita a adeptos de F1. Não tinha dados sobre a zona onde foi feita (o que é uma pena, pois isso é muito importante, naturalmente). Mas o jornalista (inglês) dizia que a saída da Ferrari "punha em risco" a F1. Será exagerado? Talvez. O que é facto é que a Ferrari atravessou todas as eras da F1. E a F1 começou como está agora... na mão de construtores. A Alfa Romeo, a Mercedes, a Maserati e a Ferrari. Não eram grupos gigantes de sociedades, mas eram construtores grandes.

Depois passou para fase dos garagistas, com a Lotus, a BRM, a Tyrrel, a Brabham ( foi nesta fase que apareceu a McLaren). Tem vindo a regressar gradualmente às mãos de construtores. Quero com isto dizer que a Ferrari é a cara da F1. O que dizes é pertinente: o campeonato não teria interesse sem a BMW, McLaren Renault, etc. Mas acredito que esses seriam "facilmente" substituíveis (e este "facilmente" com muitas aspas, principalmente nesta altura...). Ao passo que a substituição da Ferrari seria bem complicada. Se bem que também acho um exagero dizer que é insubstituível! Mas que seria uma golpada valente na popularidade do desporto, nisso acredito firmemente.

Ainda não percebi foi em que consistiu, concretamente, o tal acordo!
By Jo
By Romão:

«Outra coisa que me dá a sensação que muitas vezes as pessoas esquecem... a F1 sem a Ferrari perde muito do interesse, é verdade... mas a questão é: e a F1 apenas com a Ferrari? É interessante?! É que não estou a ver como muito viável e/ou fácil aparecerem 4 ou 5 equipas para correrem de igual para igual com a Ferrari se todos os demais construtores deixassem o Mundial...

Portanto, pergunto, enquanto adeptos de F1, mais facilmente veriam de forma interessada um campeonato com a Mclaren, BMW, Renault, Toyota, Williams, Red Bull, Toro Rosso e Force India ou um campeonato com a Ferrari e outros que nem sabe bem quem?! Essa é que é a questão... é que apesar de saber a vossa resposta não me parece que a situação seja assim tão liquida como vocês querem fazer parecer... »

Pahhh eu não preciso responder... as outras equipas todas responderam por mim em 2003... tavam todos juntos, prontos para avançar... e no entanto, quando a Ferrari saiu, eles não avançaram... é preciso dizer mais seja o que for?!?
Quanto ao resto, já nem me dou ao trabalho de responder... Uma vez faccioso, sempre faccioso... E como já disse doutras vezes... a dor de corno é fdd... ter que ter visto o «Alemão» construir uma dinastia vencedora na Ferrari é algo que ainda hoje não te deixa dormir à noite... :twisted: :twisted: :twisted: