Desde a F1 aos Rallys, passando pela competição Nacional, aqui discute-se as emoções do desporto automóvel
Avatar do Utilizador
By Viper
#10639
Boas!!


"A Mercedes-Benz terá confirmado a extensão da sua ligação à McLaren na Fórmula 1, mas por escassa margem, uma vez que na reunião da direcção da marca alemã apenas um voto fez pender a balança para o lado da permanência na F1.
A revista alemã Focus revela nesta sua última edição que a Mercedes-Benz equacionou uma eventual retirada da Fórmula 1, tendo deixado nas mãos da direcção o prolongamento do programa da marca na modalidade. Esta votação terá surgido no clima actual de crise financeira e económica, ainda sem fim À vista.
Dieter Zetsche, Director executivo da Daimler AG, terá inquirido aos restantes membros do quadro directivo se a ligação à McLaren, que já leva 13 anos se deveria manter, tendo obtido três votos a favor e dois contra."
In Autosport.pt

Alguém me pode explicar esta noticia? Não consigo ver lógica nisto... Quer dizer a Mercedes tem andado a comprar acções da McLaren de tal maneira que neste momento é o accionista maioritário com cerca de 40% das acções... E depois deixam a continuidade na disciplina máxima do desporto automóvel a cargo de uma votação? É no mínimo estranho... Ou então sou eu que não percebo nada disto... Tudo bem que estamos em tempo de crise e que a cada dia que passa a crise agrava-se em todo o mundo...Mas caso a Mercedes decida desistir da Formula 1, e por arrasto a McLaren também, o que é que a Mercedes irá fazer com a marca McLaren? Absorve-la? dedicar pura e simplesmente à construção de veículos topo de gama? Super desportivos? Não é para isso que a AMG serve?
Alguém que perceba o que isto quer dizer me explique...
#10641
A Mercedes detém 40% do capital do grupo McLaren, mas os outros dois associados (Ron Dennis e Mansour Ojieh), somadas as suas participações, são maioritários. E são perfeitamente capazes de fazer com que a McLaren sobreviva.

A McLaren é perfeitamente capaz de sobreviver sem a Mercedes. Já o fez e será capaz de o fazer de novo se tiver de ser. O grupo McLaren é constituído por uma série de empresas de tecnologia de ponta, incuindo uma construtora de automóveis. É de relembrar que por muito boa que a Mercedes seja... o melhor carro (de estrada) que ostenta o seu emblema é construído pela McLaren! Os motores que equipam os F1 são também construídos numa fábrica em Inglaterra (que antes se chamava Ilmor) mas que agora pertence à Mercedes.
Claro que não seria benéfico para a equipa perder motores já tão familiares e ter um abalo na sua estrutura desta envergadura. Mas acredito mesmo que a McLaren, como empresa muito bem organizada que é e lucrativa por si só, é capaz de sobreviver à ruptura com a Mercedes.