História sobre rodas
By Luis Neves
Um dos desportivos, na minha opinião, mais marcantes das últimas décadas, apesar de pouco apreciado por muitos.

It’s hard to imagine but not that long ago Jaguar laid claim to building the world’s fastest production car with its XJ220 supercar, which during the early 1990s was speed king until it was knocked off its throne by the McLaren F1. The car featured a turbocharged mid-mounted V6 developing 549hp (409kW) and was capable of reaching a top speed of 217mph (350km/h).

The idea of first building the car arose after a team of Jaguar enthusiasts envisaged developing a new supercar that could beat the Ferraris and Porsches of the time – most notably the F40 and 959 models. The design precis for the XJ220 was simple, create a lightweight two-seater with a powerful mid-mounted engine.

With the help of Tom Walkinshaw Racing, Jaguar rolled out a concept version of the car in 1988 and just three years later the final production version was launched. The car stayed in production at a purpose built factory at Bloxham near Oxford until it was finally discontinued in 1994. During its heyday, the XJ220 even spawned a custom Pininfarina-version designed exclusively for the Sultan of Brunei.

Imagem

vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=kNDzQPzd1aQ

Para o Sultão do Brunei:
Imagem
By Jo
Bem... isso talvez se devesse ao facto de o carro ser um bocado... como dizer... MAU!!!
Era pra ter um V12, acabou com um V6 turbinado, o comportamento era do piorzinho... do lado positivo, era bonito, e a direito andava q nem louco!! :D
By VSilva
Tenho nos meus arquivos a apresentação dele....era uma besta prometida...acabou num flop.

Encomendas canceladas...o Elton John foi um dos que cancelou a compra.
By joao_amado
lembro-me de jogar gt4 e gostava bastante de andar com o carro... era um carro fixe de se conduzir...
By ZeuZ
Se não estou em erro, o Rod Stewart tem(tinha) um destes...

Lembro-me também de ter visto um programa onde entrevistaram uma Srª que usava este Jaguar no seu dia-a-dia, para mostrar o quanto amigável o carro era, apesar de ser um Super-Carro... :)

Pessoalmente gosto do design, mas é compreensível porque não foi um sucesso... ;)
É realmente bonito, e durante algum tempo até foi, penso eu, o carro mais rápido do mundo. Mas a hegemonia foi curta, e realmente consta que o comportamento não é exemplar. De qualquer forma, também acho que é um carro marcante. Eu gosto!
By ZeuZ
[quote=Eduardo Valverde Silva]É realmente bonito, e durante algum tempo até foi, penso eu, o carro mais rápido do mundo. Mas a hegemonia foi curta, e realmente consta que o comportamento não é exemplar. De qualquer forma, também acho que é um carro marcante. Eu gosto![/quote]

"The Jaguar XJ220 is a mid-engined sports car produced by Jaguar in collaboration with Tom Walkinshaw Racing as Jaguar Sport between 1992 and 1994. It held the record for the highest top speed of a production car (350 km/h, 217 mph) until the arrival of the McLaren F1 in 1994."
in Wikipedia

:roll:

P.S: parece que poucos lêem os artigos que vou colocando por aqui... :(