O dia a dia do seu automóvel aqui relatado em primeira mão e com todos os detalhes
By 86r
Alo ZEP,

Lamento o que lhe aconteceu com o SC HKS. Espero que não desanime com o 86. Na versão stock já era muito bom para o propósito para o qual foi desenhado. Sorrisos desde o test drive.......
Apenas tenho 15000 KMS com o Cosworth e sem qualquer problema. Nestas coisas estamos todos sujeitos... mas penso que vale sempre a pena neste caso pois o carro já foi pensado para estas aventuras e tem boa margem para mexidas. E como disse o retorno coloca sempre mais um sorriso na malta...
Convém lembrar aos leitores que a troca de escape completo com remoção eventual de catalisador o carro não passa na inspecção pelo que exige algumas deligencias de oficina para receber o desejado APROVADO.
Grande abraço e até um próximo encontro pois até hoje ainda só me cruzei com um e foi em Lisboa...
By 86r
Boas malta,

Devo referir que o material da HKS é de uma forma geral de muito boa qualidade e performance. Tenho um escape completo HKS montado desde o inicio sem problema (Inspecção à parte). Dá bom coice e com grande banda sonora....
mas como tudo como diz o sábio ZEP , depende de uma competente afinação de centralina...

Boas curvas
By ZEP
Para complemento de informação:
O meu GT86 com compressor HKS, colector HKS com catalizador desportivo, passou na inspeção dos 6 anos sem necessidade de pedidos especiais.
Ponderei antes da minha decisão o compressor da Cosworth mas o facto de a marca ter deixado de fabricar o kit para o GT86 excluiu esta hipótese.
Estou muito satisfeito com a atual opção dada a pequena diferença na condução diária. Em circuito será provavelmente diferente . Os consumos baixaram cerca 1l.
By jpmp
Ora Viva

Espero que o ZEP tenha melhor sorte com o setup atual.

Já agora, ouviram falar do recall por causa das molas das válvulas?
Todos os GT86 produzidos entre Março 2012 e Julho de 2013. (http://www.ft86club.com/forums/showthread.php?t=131169)

O meu foi produzido algures em 2013, mas não aparece nada para o meu VIN no site da Toyota. Não sei se será por falta de informação ou por estar excluído.
https://w3.toyota.pt/toyapps/campanhas-tecnicas/
Se puderem, testem pf e digam se vos aparece qq coisa.

Abç
jpmp
By ZEP
Espero que sim JPMP.
O meu VIN também não consta. Tanto quanto sei foi feito esse recall no Reino Unido em 2016 ou 2017.
"Quanto ao desânimo com o GT86" está fora de causa. O GT86 continua a ser um automóvel apaixonante que diariamente me coloca um sorriso na face ( e estou a precisar para minorar as rugas do tempo...). A partilha que faço das experiências que tive e vou tendo servem para informação aos que pretendam fazer alterações no GT86. Partilho os bons e maus momentos porque só a sinceridade poderá ser útil.
Agora de regresso a NA 1.3 (Ecutek V11) estou muito satisfeito. Esta versão Ecutek permite alterar um maior número de parâmetros do que a versão 8 que tinha instalada. Penso que estará algures entre 230-240cv e com curva de binário muito linear. Na condução em estrada as diferenças para a versão HKS SC são mínimas. Usa-se um pouco + a caixa como é normal num motor aspirado. Em trackday haverá algumas perdas mas estes são ocasionais e para diversão pura sem preocupação de tempos. Se calhar o que nasceu NA deverá manter-se NA :D
Vou dando como de costume feedback da evolução.
By jpmp
Ainda bem ZEP :).
Quanto ao recall de 2016-2017, foi efetivamente no Reino Unido e noutros paises de volante à direita. Estava relacionado com a direcção. Este é diferente e recente. É relativo a uma "fornada" de molas das válvulas com defeito. Como o ZEP tem um motor novo, de certeza que nao estará abrangido.
By 86r
Boas malta,

Obrigado pela info.
Quanto ás alterações é normal uns terem problemas e outros não. depende de muitos factores. Houve ja muitos por esse mundo fora a por turbos, SC e outras coisas nos 86 com resultados fantasticos mas tambem maus. Este carro veio limpo de fabrica num conjunto bastante equilibrado e competente. uma base para cada um o moldar para o seu objectivo dinamico e/ou estetico. Olhando para a cultura japonesa fica claro que era essa a intenção. o 86 fica bem de qualquer forma sendo que cada etapa de transformação melhora a receita para outras aventuras. Tudo depende onde queremos chegar e o orçamento disponivel.
Seja qual for a etapa, os sorrisos são garantidos tendo atenção que não pudemos poupar no orçamento e respectivo pessoal competente para as executar.
boas curva,
86r
  • 1
  • 49
  • 50
  • 51
  • 52
  • 53