O dia a dia do seu automóvel aqui relatado em primeira mão e com todos os detalhes
Não vou gastar dinheiro nem perder tempo com isso.

Falei com alguém com experiência no assunto que me referiu que estes carros, e outros do género, acusam cerca de 10 a 15cv mais no banco de potência. O tal mito dos "cavalos escondidos".

A VW tem alguma margem para deixar os 105cv que me vendeu e corrigir as emissões.

Se o desempenho for muito diferente a ponto de ser insatisfatório, o restritor (chama-se estabilizador do fluxo de ar...) sai fora em 2 minutos e monta-se sempre que necessário.

Teoricamente o que vai ocorrer é um enriquecimento da mistura por entrar menos ar, gerando menos NOx... Menos ar com o mesmo gasóleo, o carro vai desenvolver menos.
Quanto menos anda, mais avaria...

Agora foi o compressor do AC. Chiadeira na correia, AC não funciona. Mandei ver o que se podia fazer.

Nada... O parafuso que segura a embraiagem eletromagnética ganhou folga, por defeito de concepção dos compressores da Delphi.

Tive azar... Podia ser Denso, Niessens, Lucas, Sandem... Mas saiu o que dá barraca.

Dificilmente dará reparação.

Provavelmente levará um Sandem, pois mesmo que o Delphi tenha reparação o valor não é muito diferente e o problema continua lá...

A VW anda com um critério de m#rda a comprar periféricos... Dasss...

De 350€ não me safo, a comprar/montar por meios muito alternativos.
Depois de alguma pesquisa, verifiquei que talvez me safe apenas com a embraiagem eletromagnética.

São 40€ a vir do eBay, mais portes, e dá para montar sem tirar o compressor do lugar.

O compressor, de vez em quando, ainda atraca. O problema está no início, talvez tenha sorte.
Para á ilha não vem. Problemas com ele resultam num pesadelo muito pior!

Na ilha continuo com o 106… até porque posso regressar em breve, não sei...
Desta vez parece que não tem mais nada avariado...

3ª feira talvez já tenha AC, a correr bem...

Tinha marcada a correção do NOx, mas vou-me baldar por mais uns meses.

Primeiro vou fazer backup do mapa original da centralina.
  • 1
  • 93
  • 94
  • 95
  • 96
  • 97