O dia a dia do seu automóvel aqui relatado em primeira mão e com todos os detalhes
Pascoal Escreveu:Actualizando:
O Yaris atingiu os seus 30kkms! Sinónimo de... gastar uns € na merdantana da rebisão :mrgreen:
Oil mudado, filtro d'oil, filtro de ventilação/ac com limpeza do sistema, filtro d'ar, filtro de gasoil, paneleirisses de verificações electronicas e afins: 290 aérios.

Também tens na factura 12€ para reset ao aviso de revisão ? :roll:

P.S.: conheço quem tenha pago 175€ pela revisão dos 20.000Km de um Toy Verso 2.2D4-D... :roll:
as_shariff
Ora... resumindo... +/-1 ano de utilização = 30000klms = 420eur de manutenção!

Sim, é bastante, estou "obrigado" a tal para manter a garantia.
No entanto, foram *2 revisões... média 210€ cada. Pelo que sei à minha volta, mesmo em outras marcas, as chulisses são parecidas.
(* Mesmo com o preço a pagar, a mudança de óleo aos 15 mil, quanto a mim, é adequada. Não sou lá muito apologista de mudanças aos 30\40\50 mil, por melhor que seja o óleo.)

ZeuZ
Também tens na factura 12€ para reset ao aviso de revisão ? :roll:

O Yaris não tem aviso de revisão. Eles cobram cerca de 10€ por esse suposto reset. Chamam-lhe verificação sistema electronico.

ZeuZ
P.S.: conheço quem tenha pago 175€ pela revisão dos 20.000Km de um Toy Verso 2.2D4-D... :roll:

Estranho :? Pelo que vejo nos programas de manutenção que me deram, o Verso 2.2 devia fazer também de 15 em 15 mil. Esse preço realmente é o que está estabelecido para os 15 mil kms, sendo a dos 30 mil, cerca de 350€.
Agora adoptaram os "lubrificantes genuínos Toyota" com rótulos Toyota nos bidões e nas embalagens. No meu carro usaram o que eles chamam: Óleo de Motor Premium fuel economy SAE 5w-30
Antigamente usavam BP Visco, se não me engano.
as_shariff Escreveu:Ora... resumindo... +/-1 ano de utilização = 30000klms = 420eur de manutenção!

Parece-me algo elevado o custo de manutenção "inicial"... :ugeek: :ugeek:

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Eu para o mesmo tempo e kms gastei pouco menos de 300€ e já achei muito caro...
Pascoal Escreveu:(...) a mudança de óleo aos 15 mil, quanto a mim, é adequada. Não sou lá muito apologista de mudanças aos 30\40\50 mil, por melhor que seja o óleo.)

É adequada se o óleo a ser usado tiver característas para esse fim, caso seja um óleo para 30 mil, por exemplo, e o substituíres aos 15 mil, estás a tirar um óleo do motor quando ele está no "apogeu" da sua capacidade de funcionamneto, o que se revela um desperdício :ugeek:

Claro que a componente comercial tem muito peso, em alguns casos, para a definição do período de manutenções mas, tecnicamente, os óleos tiveram uma evolução alucinante nos últimos anos.

Pascoal Escreveu:(...)Eles cobram cerca de 10€ por esse suposto reset. Chamam-lhe verificação sistema electronico.

Isso não é o valor cobrado para reset mas sim mas ser feita uma verificação a várias unidades centrais (motor, air bag...), para eliminar eventuais erros acumulados ou verificar eventuais actualizações de software. O estranho, neste caso, é ser cobrado ao cliente, porque em vários check-list de revisões que conheço, um dos itens que lá vem referido como sendo parte da revisão, portanto sem valor cobrado à parte, é esse mesmo "verificação do sistema electónico com equipamento especifico" :roll:
Arad
Eu para o mesmo tempo e kms gastei pouco menos de 300€ e já achei muito caro...
Também acho caro como é óbvio. É dispendioso, considerando o valor global em 30kkms. Tenho, no entanto, a considerar que foram efectuadas 2 revisões. Nesse capitulo podemos ver as coisas de outra forma (conteúdo da revisão/preço).
O Arad por exemplo, pagou por uma revisão dos 30kkms, cerca de 280€. (essa revisão foi idêntica à revisão dos 15kkms do Yaris, em que paguei cerca de 130€)

Retirado do DB - VW Golf (Arad)
'' :arrow: 4,5l de óleo 507.00 longlife III, 175,30€ (39,05€/Litro)
:arrow: Anel de vedação, 0,37€
:arrow: Filtro do óleo, 8,97€
:arrow: 0,9h de Mão de obra, 36,90€
:arrow: Resíduos Sólidos, 5€

O que com os 23% de IVA deu a módica quantia de 279,18€''

Outros exemplos:

Retirado do DB - VW Scirocco (Rife)
"Revisão feita!
275 euros foi o valor final + um 1/4 de depósito que me gastaram. :x
Depois posto a foto da factura."

(...)
Retirado do DB - VW Scirocco (Rife)
(ZeuZ) - "O meu colega do 123d pagou cerca de 250€... :roll:"

No geral considero os valores cobrados nos concessionários, um abuso.
Última edição por Pascoal em 30 abr, 16:54, editado 1 vez no total.
Hércules
(...) os óleos tiveram uma evolução alucinante nos últimos anos.
Guerra, sei que tens razão no que dizes, mas sou mesmo apologista de mudanças de óleo mais frequentes. Sempre o fiz nos meus carros.
Mas há outra situação, como bem sabes. Normalmente é ou são agendadas as revisões em kms/ano, ou seja, 30kkms ou 1 ano, ou algo do género.
  • 1
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13