O dia a dia do seu automóvel aqui relatado em primeira mão e com todos os detalhes
By cypherone
ZeuZ Escreveu:Empresta-mo, que eu tiro isso a limpo! :mrgreen:

Deixa estar! Tu já não estás habituado a carros 3x o tamanho do teu... :?

:lol: :lol:

Bem, entretanto descobri uma coisa que até tenho meia-vergonha de pôr aqui por nunca ter reparado que tinha...

Este carro possui o nivelamento automático de faróis (mesmo não sendo xenon)...
Por 3 vezes de seguida que o confirmei... nessas 3 vezes, liguei o carro e imediatamente liguei as luzes e o sistema "mostrou-se" com aquele levantar e baixar de faróis!
Normalmente, só ligo as luzes após pôr o cinto e/ou engatar o carro. Calhei a fazer diferente e voilá! :roll:

Próximos 3 dias, encontram-me no ebay à procura de ópticas "zénon"! (ao menos com nivelador!!!) :mrgreen: :mrgreen:
By ZeuZ
cypherone Escreveu:Próximos 3 dias, encontram-me no ebay à procura de ópticas "zénon"! (ao menos com nivelador!!!) :mrgreen: :mrgreen:

Já encontraste? :mrgreen:

Fizeram-me uma proposta de trocar o JaNota por uma BMW E39 523i Touring, já com GPL, caixa Steptronic e 270.000Km... Os quilómetros assustam, mas estes motores são bastante duráveis... mas médias de 4l/100Km (gasóleo) são difíceis de contrapor, mesmo por um carro a GPL... :roll:
By cypherone
Há 2 anos, era carnaval e eu andava em pulgas pra ir buscar o meu novo bólide! :D
2 anos de muita satisfação... somente 40000km (durante o primeiro ano, pouco andou)...
Tirando alguns problemas já resultado da idade, nada de mais se passa!

Teve como principais problemas:

- chumbo na inspecção. Devido a emissões. O catalisador estava nas ultimas, já com peças soltas no interior, pelo que teve de levar um novo...

- o elevador do vidro do condutor. Na ultima ocasião em que jantei convosco, falei com o RG que era um problema que estava a aparecer e inclusivamente desmontei a porta e lubrifiquei os rolamentos, mas a idade era muita e uns meses depois, foi-se... De realçar que mais valia ter ido à BMW colocar o elevador, tantas foram as peripécias e trocas e tentativas de colocação de um elevador de marca branca (60eur mais barato) que ainda hoje não tá resolvido...

- bomba da gasolina do depósito. Um fio mordido (fica por baixo do banco de trás e leva a pancada das cadeiras das miúdas) originava uma dúvida se o carro ia ligar ou não... resolvido em 5 minutos!

- bomba da gasolina frontal. Devido à pouca utilização prendeu... logo não conseguia pôr o carro a trabalhar pra passar a GPL... O carro deu uma voltinha de reboque, a bomba foi desmontada, levou uma pancada e ficou a funcionar... Nesta ocasião foi detectada a avaria do sensor da cambota que originava um soluçar muiiiiiiiiito raro! Substituído e nunca mais aconteceu... nem tudo foi perdido, porque o dono da oficina tem um igual a este e como anda a fazer uns upgrades, ofereceu-me os faróis da frente que estão em muito melhor estado que os meus (foram limpos e ao fim de 2 meses ficaram piores do que estavam).

De resto, tudo a andar!
O compressor de AC tem a embraiagem f*did@, pelo que só funciona em andamento, ao ralenti não há AC...

Já são alguns problemas, mas continuo satisfeito. Continuo a admirar as premissas que me levaram a escolher este... quase 200000km e ruídos parasitas não tem...

ZeuZ Escreveu:Já encontraste? :mrgreen:

Fizeram-me uma proposta de trocar o JaNota por uma BMW E39 523i Touring, já com GPL, caixa Steptronic e 270.000Km... Os quilómetros assustam, mas estes motores são bastante duráveis... mas médias de 4l/100Km (gasóleo) são difíceis de contrapor, mesmo por um carro a GPL... :roll:

Optei por não comprar nada disso, faltaria sempre os lavafarois e isso implicaria o chumbo na inspecção... Equaciono a colocação de lâmpadas novas, daquelas da "philips night-vision-ultra-bright-xenon-like 9000x2/3"... :mrgreen: :mrgreen:

Em relação a essa troca e tendo em conta o que tenho cá... era gajo pra trocar!

E agora o mais importante num carro a GPL, os consumos....

.

.

.

.

.

.

.
São bons!

:lol: :lol:
By ZeuZ
cypherone Escreveu:2 anos de muita satisfação... somente 40000km (durante o primeiro ano, pouco andou)...
Tirando alguns problemas já resultado da idade, nada de mais se passa!

Já recuperaste o investimento do kit GPL?

cypherone Escreveu:Teve como principais problemas:
- o elevador do vidro do condutor. Na ultima ocasião em que jantei convosco, falei com o RG que era um problema que estava a aparecer e inclusivamente desmontei a porta e lubrifiquei os rolamentos, mas a idade era muita e uns meses depois, foi-se... De realçar que mais valia ter ido à BMW colocar o elevador, tantas foram as peripécias e trocas e tentativas de colocação de um elevador de marca branca (60eur mais barato) que ainda hoje não tá resolvido...

O meu irmão dá assistência a um BMW E39 540i, com GPL, de um amigo... e mora perto de ti... ;)

cypherone Escreveu:- bomba da gasolina frontal. Devido à pouca utilização prendeu... logo não conseguia pôr o carro a trabalhar pra passar a GPL... O carro deu uma voltinha de reboque, a bomba foi desmontada, levou uma pancada e ficou a funcionar...

Típico em carros a GPL que raramente andam a gasolina... habitua-te a fazer uns quilómetros por mês só a gasolina... não precisam de ser muitos! Basta uns 100Km para manteres o circuito de alimentação a gasolina a funcionar e lubrificado. ;)

cypherone Escreveu:nem tudo foi perdido, porque o dono da oficina tem um igual a este e como anda a fazer uns upgrades, ofereceu-me os faróis da frente que estão em muito melhor estado que os meus (foram limpos e ao fim de 2 meses ficaram piores do que estavam).

Manda polir ou faz tu esse trabalho... ;)

cypherone Escreveu:O compressor de AC tem a embraiagem f*did@, pelo que só funciona em andamento, ao ralenti não há AC...

Queres resolver isso? :roll:

cypherone Escreveu:
ZeuZ Escreveu:Já encontraste? :mrgreen:

Optei por não comprar nada disso, faltaria sempre os lavafarois e isso implicaria o chumbo na inspecção... Equaciono a colocação de lâmpadas novas, daquelas da "philips night-vision-ultra-bright-xenon-like 9000x2/3"... :mrgreen: :mrgreen:

Podes tirar as lâmpadas de zénon e colocar umas normais antes de ir à inspecção... ;)
Se optares pelas lâmpadas ultra-bright, a PowerBulbs costuma enviar-me códigos promocionais para desconto na sua compra... ;)

cypherone Escreveu:E agora o mais importante num carro a GPL, os consumos....

Tenho curiosidade em saber... pelo que tenho visto no Spritmonitor, rondam os 12L (GPL)... dizem-me que o tal 540i faz médias de 10l a GPL... :roll: ...achas que se tivesses optado pelo 520i, iria consumir menos?
By as_shariff
Tás bibo :shock: :mrgreen: !

Welcome back!

É bom saber que o sofá rolante ainda rola! Já deu alguns problemas, mas dado os anos e os klms pode-se considerar normal!

Só por curiosidade já alguma vez esteve perto da traseira dar sinais de vida? :mrgreen:
By cypherone
ZeuZ Escreveu:Já recuperaste o investimento do kit GPL?

Não sou muito dado a essas contas... durante os primeiros meses ainda tive uma app no telefone pra isso tudo, mas depois falhei uns quantos e deixei... ainda não devo ter recuperado, mas tendo em conta que anda há quase um ano a andar 80-90km por dia de trabalho, deve ir bem encaminhado...

ZeuZ Escreveu:
O meu irmão dá assistência a um BMW E39 540i, com GPL, de um amigo... e mora perto de ti... ;)

Provavelmente na 2ª telefono-te pra mais pormenores... :D
Isto com as miudas não tem dado descanso, mas agora já tenho as minhas folgas...

Zeuz Escreveu:Típico em carros a GPL que raramente andam a gasolina... habitua-te a fazer uns quilómetros por mês só a gasolina... não precisam de ser muitos! Basta uns 100Km para manteres o circuito de alimentação a gasolina a funcionar e lubrificado. ;)

yep, tenho mesmo de me habituar a isso...

Zeuz Escreveu:Manda polir ou faz tu esse trabalho... ;)

Polidos já foram, agora vou mesmo trocar... tenho os faróis na bagageira!

Zeuz Escreveu:Queres resolver isso? :roll:

Claro! Como, onde e quanto é que me vai custar? :lol:

ZeuZ Escreveu:Podes tirar as lâmpadas de zénon e colocar umas normais antes de ir à inspecção... ;)
Se optares pelas lâmpadas ultra-bright, a PowerBulbs costuma enviar-me códigos promocionais para desconto na sua compra... ;)

Boa!
Vou ficar por esta opção... :D

Zeuz Escreveu:Tenho curiosidade em saber... pelo que tenho visto no Spritmonitor, rondam os 12L (GPL)... dizem-me que o tal 540i faz médias de 10l a GPL... :roll: ...achas que se tivesses optado pelo 520i, iria consumir menos?

Andam mesmo à volta dos 12 (ou 10/11 quando é a mulher a conduzir, loool)... eu estrago tudo com as recuperações em 4ª e 5ª... :twisted:
O 540 a 10 é que é mesmo espantoso... a cavalagem adicional deve ajudar bastante a vencer a inércia... que é o grande handicap deste!
Como já disse várias vezes, este não é o melhor carro pra sair dos semáforos, ou seja, nos arranques é quando os consumos se estragam! Se for efectivamente pra sair do semáforo a queimar, então os consumos vão pra lá de... epá... bué! :geek:
O 520, nesta carroçaria, deverá ser um pouquinho pior, mas ao mesmo tempo, é um motor mais leve... Não te sei responder com exactidão a isso, o que te posso dizer é que este motor é mesmo agradável seja em "cruise" seja a puxar...
By cypherone
as_shariff Escreveu:Tás bibo :shock: :mrgreen: !

Welcome back!

É bom saber que o sofá rolante ainda rola! Já deu alguns problemas, mas dado os anos e os klms pode-se considerar normal!

Só por curiosidade já alguma vez esteve perto da traseira dar sinais de vida? :mrgreen:

Tou! e com saúde! e com mais cabelos brancos... e uma beca menos alcoólico! :D
e tu, tudo a andar?

Sim! Algumas vezes... vá... Mas avisou-me com um barulho tipo "tuump", que mais tarde vim a saber que é o barulho dos meus tin-tins a baterem no chão...
Numa das vezes, posso afirmar que já fiz a curva de acesso à VDG (Montijo-Lx) em powerslide (sem querer, cumpri na integra o 1º capitulo do livro "o que não fazer num RWD - powerslides") e apercebi-me durante esse mesmo evento, que não tinha lido o 2º capitulo do mesmo livro "o que não fazer num RWD - se não leu o 1º com atenção, como sair de um powerslide"... vá, com 3 flick-flacks que podiam ter sido catastróficos, correu bem e fui mais devagar o resto do caminho... :roll:
By ZeuZ
cypherone Escreveu:
ZeuZ Escreveu:Já recuperaste o investimento do kit GPL?

Não sou muito dado a essas contas... durante os primeiros meses ainda tive uma app no telefone pra isso tudo, mas depois falhei uns quantos e deixei... ainda não devo ter recuperado, mas tendo em conta que anda há quase um ano a andar 80-90km por dia de trabalho, deve ir bem encaminhado...

Não é preciso anotares os consumos para saberes se já recuperaste ou não o investimento. ;)
Quando perguntei era no sentido de saber se na altura que mandaste montar o kit GPL terias feito as contas e portanto saberias o break even point.
Mas faço eu as contas... supondo que antes gastava 10l (gasolina) e que o kit GPL custou ~2.000€ (6 cilindros):

Consumo litros/100: 10l/100km
Valor por litro de GPL: 0,80€
Valor litro de Gasolina: 1,55€
Custo da conversão: 2.000€
RESULTADO:
Retorno do investimento: 29.850,74 Kms
(Calculo estimado com um aumento de consumo a GPL de 10% em relação à gasolina)
vide Simulador de Poupança 2 @ Mastergás

Eu acho mais realista considerar um aumento de 20% no consumo em relação à gasolina, por isso o break even point deverá rondar os 60.000Km... ;)

cypherone Escreveu:
Zeuz Escreveu:Queres resolver isso? :roll:

Claro! Como, onde e quanto é que me vai custar? :lol:

Quanto? Não sei...
Como? Não sei...
Onde? Seria à porta da tua casa (salvo seja!)... :mrgreen:

Passo-te o contacto e falas directamente com ele... ;)

cypherone Escreveu:
Zeuz Escreveu:Tenho curiosidade em saber... pelo que tenho visto no Spritmonitor, rondam os 12L (GPL)... dizem-me que o tal 540i faz médias de 10l a GPL... :roll: ...achas que se tivesses optado pelo 520i, iria consumir menos?

Andam mesmo à volta dos 12 (ou 10/11 quando é a mulher a conduzir, loool)... eu estrago tudo com as recuperações em 4ª e 5ª... :twisted:
O 540 a 10 é que é mesmo espantoso... a cavalagem adicional deve ajudar bastante a vencer a inércia... que é o grande handicap deste!

A mim também me espanta essa média... estamos a falar de um motor 4.000cm3, V8, com caixa Steptronic... :roll:

cypherone Escreveu:Como já disse várias vezes, este não é o melhor carro pra sair dos semáforos, ou seja, nos arranques é quando os consumos se estragam! Se for efectivamente pra sair do semáforo a queimar, então os consumos vão pra lá de... epá... bué! :geek:

O Cabrio sofria do mesmo mal... fazia sem dificuldade médias de 6L/100Km a ~100Km/h, mas bastava apanhar trânsito de pára-arrranca para o CB começar a subir a média para lá dos 10L/100Km!

cypherone Escreveu:O 520, nesta carroçaria, deverá ser um pouquinho pior, mas ao mesmo tempo, é um motor mais leve... Não te sei responder com exactidão a isso, o que te posso dizer é que este motor é mesmo agradável seja em "cruise" seja a puxar...

Como te disse na altura, continuo convicto que as médias devem ser praticamente iguais, com a vantagem do motor 2.500cm3 ter mais 20cv. ;)
By cypherone
ZeuZ Escreveu:
Não é preciso anotares os consumos para saberes se já recuperaste ou não o investimento. ;)
Quando perguntei era no sentido de saber se na altura que mandaste montar o kit GPL terias feito as contas e portanto saberias o break even point.
Mas faço eu as contas... supondo que antes gastava 10l (gasolina) e que o kit GPL custou ~2.000€ (6 cilindros):

Consumo litros/100: 10l/100km
Valor por litro de GPL: 0,80€
Valor litro de Gasolina: 1,55€
Custo da conversão: 2.000€
RESULTADO:
Retorno do investimento: 29.850,74 Kms
(Calculo estimado com um aumento de consumo a GPL de 10% em relação à gasolina)
vide Simulador de Poupança 2 @ Mastergás

Eu acho mais realista considerar um aumento de 20% no consumo em relação à gasolina, por isso o break even point deverá rondar os 60.000Km... ;)

Então a bem da verdade, isso terá de ser menos porque ponho GPL a 0.74 (agora) e comecei a 0.67... além de que a conversão foram 1750eur...
Como disse, se não está, está bem encaminhado...

Zeuz Escreveu:
Quanto? Não sei...
Como? Não sei...
Onde? Seria à porta da tua casa (salvo seja!)... :mrgreen:

Passo-te o contacto e falas directamente com ele... ;)

Mais uma vez, falaremos na 2ª (eu trabalho durante o fds)...
By Pascoal
Sim! Algumas vezes... vá... Mas avisou-me com um barulho tipo "tuump", que mais tarde vim a saber que é o barulho dos meus tin-tins a baterem no chão...
Muito bom :mrgreen: lolololol
  • 1
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18