O dia a dia do seu automóvel aqui relatado em primeira mão e com todos os detalhes
By rakmoz
#57898
Boa noite a todos!

Aqui ficam para já algumas imagens do FORD KA que adquiri hoje:

Imagem

Imagem

Imagem

Primeiras impressões:

Ainda é cedo para escrever (apenas percorri 14 km), até porque passei de um ford mondeo 1.8, para este ford KA o que pode influenciar a minha opinião...mas posso dizer que a suspensão parece mais dura, e que ao entrarmos ficamos um pouco altos, o que é bom pois permite-nos ter grande visibilidade.

Nem sabia que o carro vinha com Auto Start-Stop, e por isso pensei várias vezes que o carro tinha ido abaixo (..azelha! :lol: ), mas depois liga logo para seguirmos viagem.

Os bancos de trás não têm muito espaço, mas penso que apenas pessoas com mais de 1,80 m de altura é que podem sentir-se um pouco apertadas...porque tem mais espaço do que tava à espera.

Fiquei um pouco desiludido com o volante por não ter botões para controlar o rádio (vou estranhar muito porque o meu mondeo de 2002 já vinha com isso e dava imenso jeito).

Um motor 1.2 com 69 cavalos obviamente não tem muita força nem foi feito para grandes velocidades, mas notei que o carro é muito ágil...responde muito bem.

Raramente nesta viagem ouvi o motor, é muito silencioso, só o começo a ouvir acima das 3000 rpm.

Em breve coloco mais fotos e informação.


Post Scriptum: Notei que as mulheres olhavam mais quando levava o mondeo, em comparação com o KA. Por isso desengane-se quem pensa que o tamanho não conta... :lol:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
By Eurico Maia
#57903
Não vou muito á bola com este modelo, nem com o primo Fiat 500, mas desejo-te boa sorte com a máquina.

Tira-me uma dúvida, onde é o botão do A/C?
Avatar do Utilizador
By zetec
#57905
Eurico Maia, o botão do ac é no selector das velocidades do ventilador, se carregares para dentro liga o AC.

Este motor 1.2 é Fiat puro.

Quando andei com o KA em rosa (o que está na pequena review no fórum) notei que o mesmo fez muito sucesso junto do publico feminino :D

Bons kms com a nova máquina :)

p.s. na famega já houve uma mondeo ghia 1.8i de 2002.
Avatar do Utilizador
By as_shariff
#57924
Bem vindo! ;)

Não aprecio muito o KA, talvez pq é uma espécie de "parente pobre" do Fiat 500... no entanto consegue ser mais racional no preço e penso que no espaço traseiro!

Apesar dos anos que os separam (Mondeo vs Ka) há sempre diferenças no que toca ao comportamento, qualidade de construção, solidez geral, etc... o novo o KA não deixa de ser o segmento mais basico e o Mondeo um segmento muito mais refinado! ;)

Boa sorte com a nova máquina e vai escrevendo as novidades (consumos, manutenção, etc) ;) :mrgreen:
By rakmoz
#57936
2º dia:

Ainda estou a conduzi-lo muito devagar, mas agora levei-o para uma subida bem inclinada, e já deu para ver as diferenças relativamente ao mondeo, porque agora subi em 2ª. No mondeo em 3ª. Mas prontos já estava preparado para isto, espero que o consumo compense. :D

Fui ao supermercado, e percebi que a mala é bem espaçosa para o segmento que este KA se enquadra, porque consegui lá meter sem problemas 2 caixas de 6 pacotes de leite + 2 caixas de 6 garrafas de água cada. E ainda meti 2 sacos do pingo doce (daqueles maiores) bem cheios de compras. E ainda cabia mais coisas se fosse necessário.

Tive que passar por alguns túneis hoje, e gostei da regulação dos médios...dá para focá-los (ou posicioná-los se preferirem) em altura. Ou seja, ou ficamos com a luz a incidir directamente para a frente, ou mais para a estrada propriamente dita. Não sei se me faço entender.

Outra coisa que reparei é que este ford KA tem uma espécie de "luz de cortesia"...por exemplo se estiverem numa garagem ou se for noite, ao abrirem o carro com o comando ele liga os mínimos para iluminar o caminho..presumo. Gostei.

Há algo que pode dar jeito é o facto de podermos desligar o sistema auto start-stop manualmente, que na próxima vez que fizermos uma viagem, ele volta a ligar-se.

Algo curioso, mas que ainda tou a perceber como funciona é que ele fecha-se automaticamente...o que pode dar alguns problemas se esquecermos por acidente as chaves dentro do carro..só reparei hoje quando fui deitar gasolina (95 octanas by the way...) que ele fechou-se. Mas levei as chaves não se preocupem. :lol: :mrgreen:


Quanto aos consumos logo que faça as minhas "voltas" típicas, colocarei aqui quanto é que o "menino" bebe. Mas por catálogo supostamente é 4,9 combinado; 5,8 Urbano; 4,4 extra-urbano. Veremos.

Manutenção tenho uma programada (e gratuita) aos 2500 km. Depois tenho programadas uma por ano ou aos 20000 km (pagas e que se não forem feitas na ford, adeus garantia 5 anos). Esperemos que sejam só essas. ;)
By crush
#57941
Gosto do Ka, para o segmento, em termos estéticos até mais que o 500 (que acho um pouco feminino). Vem bem recheado de equipamento (para o preço, também tinha que ser).

Algumas dúvidas:

- o regulador dos médios que falas é manual ou automático? O manual não é suposto ser obrigatório em todos os carros? É que em todos os carros em que tenha reparado, tem isso...Até a minha Escort de 98...Se for isso, isso serve para ajustares a altura consoante o peso que vai no carro. Se por exemplo tiveres duas pessoas nos bancos de trás, mais bagagem pesada, a dianteira irá levantar e é preciso baixar as luzes para não encadear os condutores. Atenção também que os médios não podem iluminar mais que 30 metros. Nunca vi nenhum polícia embirrar com isso, mas às vezes apanha-se com cada um...

- quanto ao fechar sozinho, ele não deverá fechar com a chave na ignição (a menos que esteja em andamento). Só se deixares a chave fora da ignição e fores embora...Pelo sim, pelo não, não saias do carro sem a chave...Até porque não é recomendável lool.

- a luz de cortesia é o sistema follow me home (não sei se na Ford tem esse nome, que às vezes as marcas gostam de dar nomes diferentes às mesmas coisas).
By Magellan
#58023
as_shariff Escreveu:Apesar dos anos que os separam (Mondeo vs Ka) há sempre diferenças no que toca ao comportamento, qualidade de construção, solidez geral, etc... o novo o KA não deixa de ser o segmento mais basico e o Mondeo um segmento muito mais refinado! ;)


Mais do que isso, actualmente na europa, Ka e Mondeo encontram-se nos extremos da oferta da Ford, pelo que não poderiam ser mais diferentes... Quase que arriscava que em comum só têm o símbolo!