O dia a dia do seu automóvel aqui relatado em primeira mão e com todos os detalhes
Porque não um swap para um motor eléctrico? Tenho um aspirador lá em casa encostado... é só mandar reparar! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Agora mais a sério... parece-me uma opção acertada! Vai perder a originalidade, mas vais ganhar e muito em diversão, que também é isso que se pretende num carro deste tipo (por isso devias ter comprado logo um gti e não um gt)!!! ;)
Acho que o CHico GT de origem... não deve chegar para o Puntecos 16v :P
SeteGu Escreveu:Parece-me um modelo interessante para meu 1º carro. :mrgreen:
Barato, aparentemente fiável, consumos razoáveis e boas prestações. Mas claro que tem as suas limitações inerentes a ser um projeto dos anos 80.

Os problemas destes carros são mais que conhecidos!
Vírgulas que abrem, eixos traseiros pasmados, ligação da manete à caixa de velocidades que salta, sincronizador da 2 gripado e alguns glitches eléctricos.

O 1100cm3 faz médias de -6l/100km e despachasse bem. ;)

Os GT de injecção têm mais força em toda a faixa de rotações, mas também gastam mais...
Os de carburador têm piores consumos, mas são mais brutos! :twisted:

Um GTI já se compra por pouco mais de 1.000€.

SeteGu Escreveu:9,7 l/100 de média? :shock:
Isso anda sempre a fundo, não? :mrgreen:

O registo de consumos não é muito rigoroso... :roll:
Com uma condução normal, estimo uma média de ~6,5l/100km.
Também é preciso ter em conta que o motor precisa de afinar válvulas.

SeteGu Escreveu:Só tem 75 cv... mas ajuda o facto de ser um peso pluma e de ter caixa curta. O tempo dos 0-100 (s), menos de 10s, impressiona tendo em conta tão escassos cavalos. O carro anda bem? :twisted:
E o comportamento em curva?

A minha experiência maioritária é com carros de 75cv a 90cv, por isso para mim é rápido. :oops:
O comportamento é aquilo que apregoam! A suspensão tem uma suavidade que só sinto em carros franceses e a aderência, com pneus Hankook meio gastos, surpreende! Fico sempre com a sensação que posso virar o volante à bruta que a frente segue, enquanto a traseira é solta o suficiente.
Em resumo, o comportamento é entusiasmante, apesar de a suspensão não estar a 100%.
Última edição por ZeuZ em 26 fev, 23:00, editado 1 vez no total.
as_shariff Escreveu:Porque não um swap para um motor eléctrico? Tenho um aspirador lá em casa encostado... é só mandar reparar! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Também pensei nisso!

As baterias ficariam distribuídas pelo local do depósito de gasolina e cofre do motor. O motor podia ligar directamente às transmissões ou à caixa de velocidades original. E daria para usar o painel de instrumentos original! Há uma empresa na Austrália que vende umas peças que permite usar o indicador de combustível como indicador de carga da bateria e o conta-rotações como conta-rotações do motor eléctrico ou como indicador de gasto amperes.

Mas infelizmente em PT complicam-nos as coisas para estes projectos irem avante... :roll:
Até à bem pouco tempo conseguiasse fazer estes projectos, mas com a entrada em força das marcas neste mercado, tornou-se praticamente impossível conseguir a homologação.

Além disso, o custo dessa conversão ascenderia a +10.000€, sendo +6.000€ para baterias... :roll:

as_shariff Escreveu:
Agora mais a sério... parece-me uma opção acertada! Vai perder a originalidade, mas vais ganhar e muito em diversão, que também é isso que se pretende num carro deste tipo (por isso devias ter comprado logo um gti e não um gt)!!! ;)

Um GTI é apenas um GTI! Mesmo que leve a mecânica 1.6 8v será apenas mais um GTI musculado... um AX de 5 portas com 105cv será mais exclusivo... além disso, este GT custou-me 550€ e na altura um GTI custava +1.500€... :roll:

as_shariff Escreveu:
Acho que o CHico GT de origem... não deve chegar para o Puntecos 16v :P

Claro que não!
São 75cv, 8v contra +86cv, 16v... até pode ganhar nos 0 aos 50km/h ou 100km/h, mas no geral fica para trás... mesmo tendo em conta que pesa menos...
Última edição por ZeuZ em 17 mar, 04:37, editado 3 vezes no total.
No Punto II são 80cv...

Acho que o Punto só o apanhava já quase a atingir a velocidade máxima... o AX é muito mais leve...

Qual era aquele site com comparativos desse género? :twisted:
Ricardo Ribeiro Escreveu:Sinceramente vejo mais este carro como clássico do que como track car.

Não é minha intenção fazer dele um track car!

Quero fazer dele um brinquedo que possa usar numa base regular e com fiabilidade. ;)

O que procuro alcançar é um carro rápido dos 0km/h aos 140km/h, com boas reprises.
A minha ideia é comprar um 106 mkII XSI ( 1.6 8v, 105cv ), mudar o motor + caixa de velocidades + direção assistida + instalação eléctrica do cofre do motor + suspensão frente + eixo traseiro para o CHico GT. O sistema de travagem acho que não vai dar para usar porque quero manter as jantes originais que são de 3 pernos.

O ar-condicionado parece-me que terei que arranjar de outro modelo, porque ainda não vi um 106 mkII XSI com isso...

Ricardo Ribeiro Escreveu:Mas tu percebes mais desse mundo do que eu e por isso, deverá ser uma boa opção.

Não percebo nada! Nem quero entrar nesse mundo de rátátás... :geek:
Última edição por ZeuZ em 3 mai, 02:53, editado 1 vez no total.
SeteGu Escreveu:Obrigado ZeuZ.

Para primeiro carro aconselho-te antes um Saxo.

O que perdes em prestações, e um consumo um pouco maior, ganhas largamente em mais espaço interior, melhores acabamentos, melhor sistema de refrigeração e carroçaria mais sólida.

Para mais, o preço no mercado de usados é quase o mesmo, assim como o preço das peças.

Isto continuando a falar nestes carros... porque se procuras um carro barato para primeiro carro, aconselho-te antes um carro mais sólido, preferencialmente nipónico... :roll:
SeteGu Escreveu:No Punto II são 80cv...

Acho que o Punto só o apanhava já quase a atingir a velocidade máxima... o AX é muito mais leve...

Qual era aquele site com comparativos desse género? :twisted:

O Punto do as_shariff é um mkI ( Punto 176 ), portanto tem 86cv. ;)

Quem teve um Punto mkII ( Punto 188 ) foi o João Gomes.
Contra esse o CHico GT ganha. 8-)

O site é este:
http://www.zeperfs.com/
Imagem

Voltou a sair da toca! :D

Imagem

Nestes últimos dias tem sido o meu carro de uso ( quase ) diário.

Aproveitei e finalmente fiz uma coisa que já era para ter feito desde que o comprei... colocar uma
lâmpada nova no painel da chauffage... :oops: ...e com isto acabei por descobrir uma idiossincrasia...
troquei a lâmpada, ligo as luzes de presença para testar, mas... não deu luz! No entanto, a luz do cinzeiro acendeu... :-k ...pensei: "a cablagem deve estar lixada..." ...monto tudo, ligo a ignição e voilá! Fez-se
luz no painel da chauffage! :shock: Não percebo qual foi a lógica que os engenheiros aplicaram para a luz do
cinzeiro acender com as luzes de presença e a da chauffage com a ignição! :roll:

Para referência, a lâmpada do painel da chauffage é uma T1.5 w2x4.6d 12v 1.2w.
Idem para a do cinzeiro.

Já que estou nesta onda, a ver se troco as restantes lâmpadas do tablier.
Quais as lâmpadas usadas no painel de instrumentos?

Continuando a falar de luz... aproveitei um bom negócio e comprei um par de faróis Valeo/Cibie,
para lâmpadas com base P45T ( R2 / H5 ), um par de farolins traseiros Valeo/Cibie e uns farolins dianteiros, âmbar, também Valeo/Cibie. :D

Imagem
part number: 061225 / 061226 | supplier: Valeo | manufacturer: Cibie

Imagem

Imagem

Imagem
part number: 084621 / 084622 | supplier: Valeo | manufacturer: Cibie

Imagem

Imagem

Imagem
part number: 061221 / 061222 | supplier: Valeo | manufacturer: Cibie

Imagem

Imagem

Vão ficar guardados para o grande dia... ;-)

Em termos de iluminação falta:
* faróis de nevoeiro amarelos
* adaptadores para lâmpadas H4
* capas amarelas para as lâmpadas dos faróis
* afinadores em altura para os faróis
* par de farolins dianteiros brancos ( em princípio irei manter o look original )
* farolins da matrícula
Última edição por ZeuZ em 31 mar, 03:41, editado 5 vezes no total.
  • 1
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11