- 21 jun, 15:46
#80446
Toyota GT86 - Capítulo II
É verdade. No passado mês de Maio o motor do meu GT86 em 1ª velocidade e a sair de um aparcamento partiu.
Diagnóstico: fractura do bloco por provável dano da cambota e fractura de biela do cilindro 2.
Causa: Responsabilidades repartidas: Existe um caso idêntico no país com o motor aspirado OEM; Como o meu tem compressor eventual sobrecarga....
Resultado: Substituição do motor (bloco e cabeça) mantendo os periféricos originais.
Alterações: Termostato Mishimoto com abertura aos 76º; óleo Liquimolly 0W40 em vez do Castrol Edge 0W40; aditivo Liquimolly para a caixa velocidades; Após rodagem de 1000Km e substituição de óleo e filtro aditivo Cera Tec da Liquimolly; eventual reforço do motor da nova geração em relação ao original de 2012 (bloco, bielas, cambota ???); Embraiagem Xtreme stage 1
Em rodagem há 300Km. Primeira impressão favorável: melhoria do manuseamento da caixa de velocidades com o aditivo colocado no óleo de caixa.
Notória a abertura aos 76º rodando agora maioritáriamente nos 76-80º e não nos 90º.
Redução de alguns graus na temperatura do óleo.
Embraiagem discretamente mais dura que a OEM mas perfeitamente compatível com uso citadino.
Abandonada a ideia de substituir pistões e bielas por material forjado por sugestão dos engenheiros da Toyota o que faz acreditar no "defeito" original que espero agora corrigido.
2 anos de garantia no novo motor (completando os 7 anos originais).
Vamos ver no futuro...
MT, filtro ar K&N, catback Perrin 2,5", coletor,front pipe e Supercharger V2 HKS, Fensport remap, farolins BuddyClub , antena sharkfin TS, tubos Goodrigde, discos Stoptech, pastilhas TRD Blue series, suspensão TRD sportivo