O dia a dia do seu automóvel aqui relatado em primeira mão e com todos os detalhes
Avatar do Utilizador
By ZEP
#74497
Penso ser interessante mostrar-vos a opinião de proprietários de GT86/BRZ no Reino Unido (onde já foram vendidas várias centenas) sobre as qualidades e defeitos do automóvel:

http://www.gt86ownersclub.co.uk/forum/what-do-you-most-and-least-dislike-about-the-gt86_topic1697.html
Avatar do Utilizador
By ZeuZ
#74606
Bem vindo ZEP!

Que bela fun machine que tu arranjaste! ;)
Vai-nos relatando mais sobre ela... emoções ao volante, consumos, custos de manutenção, o porquê teres escolhido este modelo, o melhor, o pior, etc. ;)


P.S.:
Como já pudeste ver, há por aqui um user que está a roer-se de inveja por não ter um. :mrgreen:
Avatar do Utilizador
By ZEP
#74649
Inveja é coisa feia... O meu amigo vai concerteza no futuro adquirir um GT86 e juntar-se ao grupo.
O grau de satisfação com o GT86 é até à data total. O prazer de condução é elevadíssimo quer circule em passeio quer em estrada sinuosa quer em track day. A versatilidade deste automóvel é relevante. Já tive que transportar umas tábuas com 1,80m e consegui fazê-lo recorrendo ao rebatimento das costas do assento posterior. Poderei dizer-lhe em termos comparativos com o MX-5 que possuo que o GT86 é bastante mais "pro", isto é, o primeiro é muito divertido de conduzir o GT86 é mais sério. Um comentário inglês que vi em qualquer lado dizia apropriadamente: O MX-5 "is a driver's toy" o GT86 "is a driver's tool".
Quanto a consumos tenho tido médias entre os 8-10l / 100Km dependendo dos trajetos e condução. O GT86 não é propenso a condução estilo económico. Há sempre a tendencia de efetuar uma condução + agressiva o que naturalmente afeta consumos. Dir-lhe-ei que os consumos são muito moderados mesmo em pista. Uso gasolina 98 (que é recomendada) mas segundo o manual poderá ser usada gasolina 95(usei ocasionalmente não notando qualquer alteração).
Escolhi o GT86 por paixão ao fazer um teste drive. Conduzi durante quase 7 anos um fantástico híbrido da Lexus com 345cv. Um dia ao fazer o teste drive com o GT86 redescobri o verdadeiro prazer de conduzir. Num acesso de crise de meia idade vendi o Lexus e comprei o GT86. São dois automóveis fantásticos mas com características totalmente diferentes.
Até à data ainda não efetuei nenhuma manutenção. No entanto as características mecânicas do GT86 e o hábito de ser cliente Toyota há 20 anos fazem pressupor custos baixos. Temos também os 5 anos de garantia total para qualquer imprevisto.Se mudaria alguma coisa para uma futura geração? Talvez o relógio de bordo e os encostos de cabeça (dificultam a utilização de capacete em pista). Se senti necessidade de efetuar alterações mecânicas?Não. Reconheço que o GT86 tem base para diversas evoluções de suspensão, escape, potencia de motor, etc... só que isso implica alteração da premissa da sua criação: automóvel "fun to drive" e de custo reduzido e isso é verdade, o GT86 é muito divertido de conduzir. A base chassis/suspensão/centro de gravidade/peso tornam o GT86 apetecível como base OEM para várias variações (consta-se que o novo BMW Z4 será construído com base no GT86).
Abraço
Última edição por ZEP em 30 abr, 16:14, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
By ZeuZ
#74655
Relato de quem está verdadeiramente in love pela sua máquina. :)
E coerente com tudo o que se lê! ;)

Não acho essas médias exageradas, até porque é um 2.0, muito rotativo.
Um motor mais pequeno, com turbo, faria médias melhores a andar nas calmas, mas pior numa condução mais empenhada.

O MX-5 é outro ícone de fun machine, low cost.
Que bela garagem que tens! 8-)
Avatar do Utilizador
By ZEP
#74949
Os videos sobre o GT86 mostram normalmente os aspectos técnicos, potencia, binário, etc.. Este video protagonizado por um jornalista irlandês é uma demonstração soberba das sensações que o GT86 desperta em quem o conduz. O rapaz é um verdadeiro ator e o sotaque "irish" uma delícia.

http://youtu.be/A9TMcWqPpgs
Avatar do Utilizador
By ZEP
#75446
10º mês do GT86. Avarias - 0 Grau de satisfação - 10

Junto um pequeno filme a bordo do GT86 utilizando a app Torque pro num telemovel Samsung Galaxy SII e um adaptador mini ELM237 Bluetooth OBD2 para demonstração de algumas capacidades deste programa (android). Os manómetros de temp do óleo e 0-100Km/h estão a zero por erro na escolha dos PIDs (azelhice minha).

http://youtu.be/YbTw4CLU9tQ[url][/url]

Imagem
Avatar do Utilizador
By Ricardo Ribeiro
#75447
Muito, muito interessante!

E já agora, rica estrada.... O meu carro conhece-a relativamente bem, mas normalmente começo um bom bocado antes, na barragem de Crestuma. Agora estou à espera da oportunidade ideal para ir em direção à Régua. :D
Avatar do Utilizador
By ZEP
#75785
:D Festeja hoje o 1º aniversário o meu GT86. Depois de bufar a vela alguns comentários:

Um ano de utilização do GT86 e mantenho o mesmo entusiasmo do 1º dia. É sempre um momento de prazer enorme sentar ao volante e carregar no botão "start engine".
Avarias: Nenhuma
Recurso á oficina Toyota: Apenas nos primeiros dias para eliminar ruído do tablier.
Revisão: Vai ser efetuada a 1ª para a semana. Conto com a tradicional mudança de óleo/filtro e filtro do AC.
Consumo de óleo: irrelevante não sendo necessária qualquer acrescento mesmo após track days.
Consumos médios: Em condução descontraída sem preocupações de consumo efetuo médias entre os 8,5-9l/100Km.
Pneus: Efetuada rotação frente/trás. Previsível substituição (dependente do nº de track days a realizar) por volta dos 30000Km.
Ruídos: Para já quase inexistentes apesar da utilização quase diária nas "fantásticas" ruas do Porto.
Não detetei até ao momento qualquer dos defeitos referidos nos foruns ingleses ou americanos, nomeadamente problemas nos injetores, 2ª velocidade, bomba de água, etc...
Combustivel utilizado: Quase exclusivamente gasolina 98 ROM quer de marca quer "linha branca". Nas ocasiões em que utilizei gasolina 95 ROM não notei qualquer alteração relevante no funcionamento do motor. Não testei em pista.
Segurança: Continua um automóvel extremamente previsível no seu comportamento (fantástico chassis) não tendo tido nenhuma situação de "aflição". Mesmo com VSC e TC ligados permite a derrapagem em tração ou o "abanar" de cauda tornando a condução mesmo a velocidade moderada uma delícia. Travões mantém eficácia mesmo em track day.
Direção: *****
Sistema de som: Extremamente satisfatório permitindo pela entrada USB ter música em quantidade e qualidade adequadas.
Desgaste do interior: Até à data nenhum defeito ao nivel dos assentos ou revestimentos. Alguns plásticos são muito macios (suporte de copos) exigindo um dono cuidadoso senão irão ter muitos riscos.
Potencia do motor: Até à data ainda não senti necessidade de enveredar por alterações com vista a melhorar a potencia ou o binário. Não quer dizer que daí a alguns anos não possa entusiasmar-me com alguns extras p. ex. da Fensport. Para o utilizador deste automóvel no seu dia a dia e para idas não profissionais a autódromos não vejo necessidade de qualquer alteração. Se o objetivo for efetuar tempos por volta, ou escolheu a viatura errada ou então terá que enveredar por dispendiosas alterações (motor/suspensão/travões/admissão/escape/pneus, etc...).
Apreciação global após 12 meses de utilização: Recomendo vivamente a aquisição deste automóvel até porque pelo preço de venda não existe concorrente com estas características.
Se a opção for potencia em linha recta opte por um Hot Hatch dos vários disponíveis no mercado.
Mercado de usados: Duas excelentes alternativas: Mazda MX-5 2.0 e Honda S2000
Abraço
Avatar do Utilizador
By as_shariff
#75788
Parabéns ao bólide!

É pena não se verem mais GT86´s... eu aqui por Lisboa, ainda só consegui ver 1 a circular (para além daquele famoso de uma escola de condução).
Excelente relato/resumo ZEP! ;)

Como curiosidade, se alguém quiser pesquisar no standvirtual por um usado... não se safa:

http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/

:mrgreen:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 54