O dia a dia do seu automóvel aqui relatado em primeira mão e com todos os detalhes
By ZEP
Programa de trackdays no autódromo do Estoril em 2017.
Para 12 de fevereiro já estamos dois incritos.

Imagem
By ZEP
Algumas pequenas mods, ou à portuguesa "mariquices" , efetuadas no meu GT86 e alguns comentários:
Colocação de logos 86 da Loden em alumínio baço. São peças na minha opinião muito bonitas e perfeitas acabando com a minha dúvida: comprei um Toyota que é quase todo Subaru. Assim é 86 :D
Logos Loden nos centros de roda e na presilha do cinto (as miniaturas são deliciosas).
Tampão de gasolina TRD (adapta no original).
Radio Android 5.1.1 Joying (chinoca) com 2GB de RAM e 32GB de memória interna + slot para 2 cartões SD até 128GB. Instalação feita por mim, quase plug and play. Necessita apenas de cabo adaptador da antena e se quisermos manter a entrada USB OEM cabo adaptador. Pequena alteração do suporte com fixação fácil. Aproveitei para instalar camara de marcha atrás obtendo boa imagem. Permite utilizar Torque pro, Spotify, Sygic, etc por preço bastante + baixo do qua a Toyota cobra por instalar GPS (750€).
Arranque imediato e resposta muito rápida graças aos 2GB de RAM. O som melhorou muito em qualidade em relação ao original Panasonic. Bluetooth bem. WI-FI OK, Chamadas com bom som. Só não encontro forma de colocar favoritos na lista telefónica.
Farois traseiro da BuddyClub substituem os meus Valenti que ao fim de 2 anos e meio começaram a apagar alguns LED dos piscas. Iluminação de presença muito discreta e bonita com hipótese de alterar num botão piscas intermitentes/sequenciais.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
By 86r
Parabens ZEP pelas alteracoes.

O carro esta fantastico e com personalidade propria,
Quantos segundos demora o radio a arrancar? As aplicacoes abrem mais rapido do que o telemovel?
Existe a possibilidade de fazer mirror screen do telemovel?

Cumpts,

86r
By ZEP
O arranque é imediato. As apps abrem como num smartphone. Pode-se fazer mirror screen por cabo USB.
Vamos lá a ver a durabilidade :?:
By jpmp
Parabéns ZEP, está impec! Gosto especialmente dos faróis escuros.

Peço desculpa pelo interrogatório que se segue, mas é inevitável :)

Em relação ao radio, acrescento algumas perguntas às do 86r:
-mantêm o micro de origem?
-onde comprou?
-carros que não tenham originalmente GPS, precisam de alguma antena adicional ou coisa do género?
-a ligação OBD é via cabo ou bluetooth?

Em relação à câmara:
-onde comprou?
-referencia?
-foi o ZEP que instalou? Se sim, foi fácil?
-foi preciso passar um cabo entre o radio e a mala, certo?

Abç
By Bluesky86
Também fiquei muito interessado no rádio. No dia 12, se o ZEP deixar, vou fazer uma investigação a fundo... :)
By ZEP
Vou tentar responder ao questionário :roll:

O radio traz micro externo que instalei de forma simples encaixado no tablier por baixo do painel de instrumentos. Funciona sem micro externo mas com este obtemos melhor som nas chamadas telef.
Comprei no fabricante JOYING. Esta empresa tem armazéns na Europa (Joying.de e joying.co.uk). Infelizmente o modelo JY-TL123N2 que tem a medida exata do OEM só estava disponível na China pelo que tive que pagar taxas aduaneiras. Existem outros modelos que vejo no youtube aplicados em GTs mas não têm a medida exata do OEM da Panasonic.
O radio traz antena GPS que tem iman e é aplicada juntamente com o radio (fica por baixo do tablier).
A ligação OBD é bluetooth com vulgar dispositivo OBDII ELM327 mas tem que ser a versão 2.1 (a 1.5 não funciona). Este dispositivo encontra-se no OLX a 8€.
A camara comprei no OLX é uma versão multimarca chinoca e funciona bem. Tem que ser para 12V ao contrário da camara para o radio OEM que é de 6V https://www.olx.pt/anuncio/camera-marcha-atras-tamanho-micro-IDzAZ4D.html#41c64024c9. Existe um versão para o GT86 de aplicação na luz de matrícula e outra tipo OEM que é muito mais cara.
A instalação é fácil. Existem vários videos no youtube sobre a passagem dos cabos e ligação. Optei por colocar a camera imediatamente á esquerda da luz de matricula esqª e passar o cabo pela frincha existente evitando mais furos no suporte da iluminação de matrícula. Liguei o cabo corrente (+ e -) na luz de marcha atrás e passei o cabo video para o radio a través da consola central. No rádio a ligação é direta desde que venha com a cablagem para Toyota (indicar modelo na compra do rádio). É necessário ligar o cabo do pin 2 (verde) da ficha de 21 pinos (cabo reverse) ao cabo "back" do radio para que o video ligue quando metemos marcha atrás. É também necessário cabo adaptador de antena https://www.sonicelectronix.com/item_52427_Metra-40-LX11.html. Se quiserem manter a entrada USB OEM a funcionar é necessário cabo adaptador https://www.sonicelectronix.com/item_73691_PAC-USB-TY1.html.
Há vários no mercado inclusivé da Joying.
O suporte do radio adapta no novo radio (furação) apenas é necessário achatar uns pequenos espigões do suporte.
By jpmp
Obrigado pela info detalhada, ZEP.
Poderá ser interessante ligar o OBD por usb. Deve ter um atraso muito menor e não descarrega a bateria.
Vou andar atento ao stock no site da joying.de e uk, para ver se se consegue comprar isso sem passar pela alfandega. 300€ (aprox) por uma coisa destas vale bem a pena.

Entretanto, vá dizendo coisas, que a malta agradece :)

Abç
By Gyzm0
Parece que o fórum autoportal finalmente me deixou activar a conta, já tinha deixado de acreditar que alguma vez iria participar neste tópico há largos meses.
Quanto ao radio deixo a minha sugestão para o Kenwood DDX916WS como algo mais "padrão", com o inconveniente da diferença de preço dar para atestar com 98 algumas vezes.
By jpmp
Bem vindo Gyzm0
3 perguntas:
-zona geográfica?
-carro stock?
-côr?

Em relação ao Kenwood, tem boa pinta, mas preciso de ter botões no rádio, senão em andamento não consigo fazer nada :)
É do mesmo tamanho do radio stock ou é preciso adaptadores?
  • 1
  • 41
  • 42
  • 43
  • 44
  • 45
  • 46