O dia a dia do seu automóvel aqui relatado em primeira mão e com todos os detalhes
Daqui a uns tempos de certeza que vão descobrir maneira de reprogramar a centralina... no entanto nunca o faria no período da garantia. E não sei se não preferia gastar o dinheiro da repro/box numa extensão de garantia.

Nas férias andei numa Mégane com esse motor e de facto não é um carro rápido, mas para a realidade que temos (condição das estradas, limites de vel, caça à multa), é mais que suficiente para não andar a empatar e sempre com consumos excelentes.
Hoje primeiro susto a sério!

De manhã, ligo o carro, saio da garagem e poucos metros mais à frente, ao relantim, começo a ouvir TRRRRRRRRRRRRRR (alto!) e sinto tudo a tremer (os pedais até faziam impressão!). Esteve 5 minutos nisto! Até parar! Fui de imediato ao concessionário onde me disseram "isto está cheio, hoje não vão conseguir fazer diagnóstico de certeza..." e eu perguntei "e carro de substituição?" ao que me responderam "isso nós não temos, só por aluguer...". Quando já estava a começar a desesperar, o senhor disse "o carro anda, não anda? Então leve o carro para o trabalho e liga para a assistência 24 horas da Mercedes. Como está na garantia, eles podem logo fazer o diagnóstico e garantem carro de substituição". Assim o fiz. Liguei, pouco depois já tinha um técnico que vinha ter comigo ao local onde estava o carro. Pouco depois, liga-me a dizer que teria que ficar para depois de almoço porque o carro dele...avariou. Depois de almoço lá aparece ele. Ligou o carro e já não fazia esse barulho. Contei o sucedido e a primeira resposta foi "podia ser o filtro de partículas a actuar". Ao qual o questionei, porque o barulho e o tremer pareciam-me demasiado fortes para isso e que tinha ligado o carro há uns segundos atrás, pelo que não tinha tido tempo de o carro aquecer sequer. O que me levantou outra questão. Em 10 mil kms, nunca senti nada do filtro de partículas e perguntei como poderia saber se tal estaria a acontecer. Não há nenhum aviso sonoro ou visual. Apenas "se pode notar alguma perda de potência e um aquecimento anormal do motor (que chegue perto dos 100º)". Ora, parece-me que nunca vou saber quando o carro estará em ciclo de regeneração... Bem, adiante. Dito isto ele meteu de parte essa hipótese e levantou outra "falha de software na injecção, o que já poderia explicar o barulho e tremer". Lá ligou o carro à máquina e detectou um erro, que nada teria a ver com o sucedido: falha de corrente para o motor (ou seja, como se a bateria estivesse fraca, mas apenas para o motor( :?: )). Portanto, nada de erros. Como já não fazia barulho, nem apresentava nenhum erro disse que caso voltasse a acontecer, para ir à oficina para fazerem o remapeamento da centralina, que podia ter havido algum erro de software. Como o carro vai à revisão em Janeiro, na altura se poderia ver isso.

Depois disse "não houve ainda nenhum problema mecânico com estes carros...as únicas coisas que têm aparecido são algum cabo mal ligado ou partido ou pequenos erros de software. Até ao momento a única informação que recebemos da fábrica é só para verificar o estado de cabos, não foi detectado nada de anormal ainda". Deixa um bocado mais descansado, mas... Não gostei de ouvir aquele barulho durante tanto tempo. Sendo algum problema com a injecção, vamos lá ver se tal não deixou alguma moça...
crush Escreveu:(...)Liguei, pouco depois já tinha um técnico que vinha ter comigo ao local onde estava o carro. Pouco depois, liga-me a dizer que teria que ficar para depois de almoço porque o carro dele...avariou.(...)

:lol: :lol: :lol:

Tal como o técnico disse, muito provavelmente foi uma falha na injecção... ou seja, por momentos tiveste um injector desligado e o motor a trabalhar a 3 cilindros, explicando assim a vibração e o barulho anormais. ;)

O que causou isso pode ter sido uma falha de software, uma impureza ou um primeiro sintoma de avaria do injector.

Dado que o próprio técnico disse que tem havido casos de bugs no software, então a causa mais provável foi essa.

Se voltar a acontecer, faz Ctrl + Alt + Del (*) de imediato! :mrgreen:

(*) desliga e volta a ligar o motor... ;)
Mauu... se começa já com isso... dos injectores e dos 3 cilindros... :roll:

Epá... não sei quantificar o nível de ruído e tremeliques que descreves, mas foi assim tanto?

Há uns tempos andei uma Mazda 5 2.0D e deu para notar perfeitamente a regeneração... mas se foi muito estou com o Zeuz. No Golf aconteceu-me 3 ou 4 vezes a frio...
Os Mazda 5 e 6 2.0D devem ser dos carros onde se mais nota a regeneração. Que betoneiras...

O normal é subir um pouco as rotações e ter uns tremeliques ligeiros, nada de mais.
Depois de várias negas...Hoje surgiu uma luz ao fundo do túnel...

De acordo com testes efectuados por nós, a reprogramação NGP para um Mercedes-Bens A180 CDI de 109cv para 140 cv de potência e 315nm de binário, consegue manter uma boa margem de fiabilidade.

A mesma tem um custo de ***€, sendo a reprogramação feita de acordo com o pretendido pelo cliente.

Informo que este valor é derivado ao seu carro já estar protegido com a proteção designada de “Anti-tuning”. Neste valor já está incluído a medição no banco de potência antes e após a reprogramação.

Todo o trabalho é elaborado no momento a partir do ficheiro original do carro (zero), pois cada carro é uma electrónica nova e cada cliente é um cliente.

Todas as nossas reprogramações têm a tecnologia NGP-E, que tem como principal objectivo a redução do consumo de combustível do automóvel.

Alguém conhecia este sistema "anti-tuning"? Verdade é que parece que praticamente nenhuma casa faz isto. Na próxima semana ou na outra vai à revisão anual. E depois vai à repro, se der...
E o cordeiro foi ontem à revisão...

13 mil kms e um aninho certo!

Na verdade não sei bem o que foi feito porque alguém se esqueceu de introduzir no sistema que o meu carro teria direito a duas revisões e depois apareceu factura para pagar. O vendedor foi chamado e como tinha a proposta comercial comigo (just in case...), não paguei nada. Mas também não me entregaram relatório ou a factura... Disseram que tinha que ligar para pedir...

Foi deixado de manhã e às 16h e tal já estava pronto. Fui buscá-lo uma hora depois. Reportei o barulho nas portas e o erro no sistema start/stop e consumo instantâneo. Disseram que iam tratar disso, mas como não tenho o relatório, não sei... Sei que fizeram ainda 12 kms com o carro (para testar alguma coisa) e terá estado algum tempo ao relanti, uma vez que estava com um consumo de quase 12 litros!! Mas enfim. O barulho das portas parece ter sido arranjado. O resto ainda não sei...Como eram erros esporádicos, não sei...

O motor ficou mais silencioso. O óleo já não estava em grandes condições (e era suposto durar mais 17 mil kms? :roll: ). Ainda cheguei a comprar o óleo para mudar aos 10 mil, mas como já estava tão perto da revisão, achei que não valeria a pena...

Para a semana vou tentar arranjar o relatório do que foi feito, pois não cheguei sequer a ver a factura. Só o valor de 257€...
  • 1
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11