O dia a dia do seu automóvel aqui relatado em primeira mão e com todos os detalhes
Após a boa experiência com o anterior Jazz, a formula irá continuar basicamente a mesma. Será carro para durar, pelo menos, 5 anos mas obviamente que, para amortizar o investimento, provavelmente irá rolar mais tempo por cá.
A garantia é de 5 anos (sem limite de km)... após esse período será equacionada a instalação de GPL (não atirem pedras :mrgreen: , não fiz contas nem sei se fará sentido na altura).

A troca deve-se a 2 fatores:
1) O (ainda) atual Jazz necessita de algumas peças (amortecedores, o-rings, rolamentos na caixa de velocidade) nomeadamente para passar na inspeção (já em Janeiro). Chegou-se à conclusão que não vale a pena investir mais no carro. Aos 200.000 kms foi a novela das bobines (que são caras), recentemente teve de mudar a embraiagem, agora mais estas coisas... resumindo: não vá o carro aos 400.000 kms ainda precisar de levar bobines novas novamente fora outras eventuais despesas que ainda possam aparecer... decidiu-se não investir mais num carro que vale tão pouco (nem AC tem).

2) Apareceu uma boa oportunidade de negócio. Ora um Honda Jazz 1.2 i-VTEC Trend (novo) custa (PVP - chave na mão) quase 18.000€. No entanto, no stand, está um carro de serviço preto com 0 km, ou seja, ainda ninguém pegou nele mas já está matriculado.
Será comprado por 14.000€ - 1.000€ de retoma pelo Jazz.

Antigo Jazz:
http://forum.autoportal.iol.pt/viewtopic.php?f=6&t=2155&start=382#pageheader
Última edição por SeteGu em 31 dez, 15:26, editado 2 vezes no total.
A versão é a Trend (2ª a nível de equipamento).

Equipamento:

Segurança:
-ABS + EBD
-VSA (Sistema de assistência à estabilidade do veículo)
-10 Airbags
-Encostos de cabeça dianteiros activos
-Cintos de segurança dianteiros com pré-tensores ELR + limitadores de carga EA
-Luzes de travão de LED’s
-Isofix

Exterior:
-Jantes de Liga Leve de 15"

Conforto:
-Ar Condicionado
-Rádio CD/MP3 com entrada auxiliar para leitor de MP3
-Bancos traseiros reclináveis
-Computador de bordo (alarme de velocidade, autonomia, avisador de serviço, consumo instantâneo, duração da viagem, portas abertas, média de consumo de combustível, temperatura exterior).
-Apoio para o pé do condutor
-Espelhos retrovisores eléctricos com desembaciador
Outros:
-Vidros dianteiros elétricos (do condutor com função automática)
-Limpa vidro traseiro com função intermitente
-Regulação eléctrica da altura dos faróis
-Luzes de leitura
-Pala do condutor/passageiro com espelho e tampa
-Suporte para copos
-Porta-luvas duplo
-Bolsa no encosto do banco do passageiro dianteiro
-Volante regulável em altura e profundidade
-Banco do condutor regulável em altura

Funcionalidade Habitáculo:
-Banco traseiro rebatível 60:40 (1.320 l de bagageira)
-Sistema “bancos mágicos”

Fica algum equipamento de fora como: Cruise control com comando no volante, Alarme periférico, Espelhos com indicadores de mudança de direcção e retrateis electricamente, Faróis de nevoeiro, Sensor de chuva e luminosidade, Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (acessório), Tecto panorâmico com cortina eléctrica, AC Auto, Vidros eléctricos traseiros, Volante em Pele, Sistema de navegação, etc...

Como sabem o Jazz I é completamente despido de equipamento... nem AC tem. Este tem o essencial.

A cor será (se não estou em erro) Preto Crystal Metalizado.
Especificações:

Motor:
Tecnologia: i-VTEC SOHC (i-dsi)
Cilindrada (cm3): 1.198 1.246
Potência máxima (cv/rpm): 90/6.200 78/5.700
Binário máximo (Nm/rpm): 114/4.900 110/2.800

Suspensão: MacPherson / Barra de torsão + Barras estabilizadoras dianteira e traseira

Performances:
Velocidade máxima (km/h): 177 170
Aceleração 0-100 km/h (seg.): 12,6 12,9
Relação Peso/Potência: 12,68 12,68

Consumos:
Urbano (l/100): 6,6 6,8
Extra-urbano (l/100): 4,6 4,7
Combinado (l/100): 5,3 5,5
Emissões de CO2 (g/km): 123

Transmissão: Manual de 5 vel
Velocidade (km/h) a 1.000 rpm:
1ª: 7,3 7,9
2ª: 13,8 14,2
3ª: 20,6 21,3
4ª: 28,2 29,0
5ª: 33,1 35,0

Dimensões e pesos:
Comprimento (mm): 3.900 3.830
Largura (mm): 1.695 1.675
Altura (mm): 1.525 1.525
Jantes: 15" tampões - 14"
Pneus: 175/65 R15 175/65 R14
Peso (kg): 1.142 989

Do pouco contacto que já tive com a atual geração do Jazz... Jazz II vs Jazz I:
-O II é maior, mais bem equipado e mais seguro o que se traduz num maior peso.
-Os 90 cv podem parecer aliciantes mas a resposta e baixas rpm é pior que na versão anterior.
-É um motor mais à Honda: silencioso e amorfo em baixas rpm ganhando uma nova vida em regimes elevados.
-É mais confortável (a 1º geração é mais rija mas com um comportamento em curva bastante bom)... um duvida que tenho em relação à atual geração e exatamente essa: se o bom comportamento se mantém dado que se dá uma maior atenção ao conforto...
-A caixa felizmente é um pouco mais curta... justificação provável para uma melhor aceleração dos 0-100 km/h (dada a mesma relação peso/potência). Em 4ª e 5ª velocidade o Jazz I perdia algum fulgor fazendo esquecer a boa resposta do motor em 2ª/3ª a baixas rpm. Sempre achei a caixa do Jazz I demasiado longa. Aguentava-se a 110-120 km/h na maioria das subidas em AE (5ª vel) mas com algum peso dentro do carro a velocidade desce mais um pouco... não faço ideia de como o novo Jazz se comportará nesse aspeto.
Última edição por SeteGu em 14 jan, 17:35, editado 2 vezes no total.
Esteticamente gosto do novo Jazz, bem mais que o modelo anterior! Acho que fizeram bem em apostar na mesma marca e mesmo modelo...

O AC é algo com o qual já não se passa... não tem bluethoot para emparelhar o tlmv?
Penso que para quem passa muito tempo ao volante, seria importante tal como o cruise control!
E os faróis de nevoeiro não são de série?! :shock:

O resto que referiste que não tem, acabam por ser pormenores... que não fazem grande falta!

Tenho lido coisas boas sobre os consumos desse motor, mas não tão boas sobre a performance (até pelos 90cv apresentados, que não são assim tão poucos)!

Desejo boa sorte e que faça tantos klms como o antigo sem grandes despesas e azares! Faltam as fotos da praxe ;) !
as_shariff Escreveu:Esteticamente gosto do novo Jazz, bem mais que o modelo anterior! Acho que fizeram bem em apostar na mesma marca e mesmo modelo...

Acho que principalmente exteriormente são bastante parecidos... mas apesar de no inicio não achar acabo por concordar que o atual modelo consegue ser um pouco melhor esteticamente.

as_shariff Escreveu:O AC é algo com o qual já não se passa... não tem bluethoot para emparelhar o tlmv?
Penso que para quem passa muito tempo ao volante, seria importante tal como o cruise control!
E os faróis de nevoeiro não são de série?! :shock:

O resto que referiste que não tem, acabam por ser pormenores... que não fazem grande falta!

Sim... os AC no verão faz muita falta... os vidros abertos não impediam o Jazz I de se tornar uma sauna (principalmente em cidade)... mesmo sendo branco.

Sinceramente não sei se tem bluethoot... mas para não aparecer nenhuma info nos catálogos/folhetos é porque não deve ter... A mim nem me faz muita diferença porque prefiro o MP4 para ouvir musica (com qualidade) do que o telemóvel.

Realmente bem que poderia ter faróis de nevoeiro de origem... mas não...

Sim... tirando uma ou outra coisa que pudesse ter acho que tem o que é preciso. O cruise control é útil (até a minha mãe o diz) mas também 80% do tempo é passado em cidade... e de qualquer das formas não é algo indispensável.
O alerta de velocidade já ajuda a evitar algumas multas. :mrgreen:

Podia era já ter vidros elétricos traseiros, por exemplo...

as_shariff Escreveu:Tenho lido coisas boas sobre os consumos desse motor, mas não tão boas sobre a performance (até pelos 90cv apresentados, que não são assim tão poucos)!

É um facto pelos motivos que abordei... basicamente é um motor suave, silencioso e amorfo em baixas rpm e em altas apesar dos 90cv o maior peso acaba por entrar em linha de conta (12,68 na relação de peso/potência acaba por não ser nada de extraordinário).
No entanto se fores ver a maioria dos utilitários também tem aumentado de peso e de potência sem que as performances subam substancialmente. Por alguma razão o próximo Jazz terá como motor base um 1.4 de 100cv.

as_shariff Escreveu:Desejo boa sorte e que faça tantos klms como o antigo sem grandes despesas e azares! Faltam as fotos da praxe ;) !

Obrigado, assim esperemos que sim! ;)
O carro na realidade ainda não foi comprado... será para a semana mas está tudo acordado. Para o próximo fim de semana vou a Santarém e tiro umas fotos. ;)
Espero que assim seja: :o :mrgreen:

http://expresso.sapo.pt/honda-jazz-12-i-vtec-abaixo-os-seis-litros=f642019
expresso Escreveu:Uma última palavra para o comportamento em curva que é espetacular (um verdadeiro kart com carroçaria), o que significa que andar em modo ecológico não implica, necessariamente, andar a passo de caracol, por exemplo em traçados sinuosos.

http://www.cockpitautomovel.com/2009/02/honda-jazz-12-i-vtec.html
cockpitautomovel Escreveu:A SUSPENSÃO, revista porque os pneus são maiores, tem a tarefa facilitada em termos de comportamento, com o acréscimo de algumas dimensões da plataforma. No essencial cumpre o seu papel, permitindo ao conjunto inserir-se e sair de curva sem desvios de trajectória. A sensação da inclinação lateral da carroçaria está também atenuada, embora a direcção assistida eléctrica requeira alguma habituação inicial.

Infelizmente há pouca informação sobre o modelo... Nem no km77 o chegaram a conduzir...
Arad Escreveu:Bom carro, um amigo meu tem um e é bastante bom. Anda bem, gasta pouco e é muito prático.

Pelo que já vi a nível de consumo é semelhante ao Jazz I (ligeiramente para melhor).

Achas que anda bem? Do contacto que tive achei o motor amorfo em baixas rpm mas o carro tinha praticamente 0 km... podia ter o motor ainda um pouco preso.
A única coisa que o km77 refere da condução do Jazz:
km77 Escreveu:Tiene buenas cualidades como coche urbano: gira en poco espacio, los motores tienen fuerza desde un régimen bajo y son suaves y silenciosos (al ralentí el sonido del motor es difícilmente perfectible) y la suspensión absorbe bien las irregularidades de la carretera.

Por acaso não concordo.. e até olhando para os nrs (Jazz II vs I): menos cilindrada (1.199 vs 1.244 cm3), 4 val/cil vs 2 val/cil, binário máximo (4.900 rpm vs 2.800 rpm), maior peso (1.142 vs 989 kg)... a única coisa que o Jazz II tem a favor é uma caixa um pouco mais curta... vamos ver.
Como já referi, a ideia que tenho é que é amorfo em baixas mas respira melhor em altas; típico dos motores Honda i-VTEC.

Os 1.320 l de bagageira com os bancos recolhido são um mimo:
Imagem

No Jazz I (1.323 l) consigo meter a bicicleta sem desmontar as rodas (para depois não ter de andar a afinar os discos) e rebatendo apenas 2 dos 3 brancos:
Imagem

Sistema Bancos Mágicos Honda:
Imagem
Comparado com o Jazz mk1 não sei, mas a sensação que tive, para um 1.2 otto, foi boa.

Face aos outros 1.2 que conheço melhor, da Renault ou do grupo VW, por exemplo, é melhor em tudo.
Fotos tiradas muito rapidamente no stand com o telemóvel:
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Imagem

Imagem

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o apoio lateral dos bancos da frente... nada a ver com o antigo Jazz :shock: (para melhor, obviamente).

O carro ainda está no Stand e vai lá ficar até ao dia a seguir ao Natal. Burocracias à parte... devido à necessidade de andar em estradas dignas de um todo o terreno... não tivemos coragem de meter o novo Jazz na lama e na buracada. :mrgreen:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7