O dia a dia do seu automóvel aqui relatado em primeira mão e com todos os detalhes
O Jazz já tem pneus novos mas, infelizmente, não são os Michelin Energy Saver...

A minha mãe vai lá e dizem-lhe: "Ah temos aqui estes pneus que são iguais, feitos pela Michelin mas que são vendidos sob o nome de outra marca e que, só por isso, são mais baratos".

A minha mãe disse-me isso e fiquei logo com a pulga atrás da orelha. Vou ver e são uns "Tigar Sigura". Pesquiso um bocado para ver se se "siguram" tão bem e...

"Tigar Sigura":
Imagem
Imagem

Michelin Energy Saver:
Imagem
Imagem

Realmente é igual... Epá fico lixado com estas coisas. É mesmo igualzinho... A minha mãe está-se a lixar... diz que para a próxima mete os Michelin e agora paciência.
A minha vontade é lá ir e escrever no livro de reclamações.
E o problema não fica por aqui... A pressão recomendada é 2,2 Bar na frente e 2,1 atrás.

Vou hoje medir a pressão e... o pneu traseiro do lado esquerdo tinha 3,1 o do lado direito 2,4. Os da frente tinham à volta de 2,5-2,6.

Nem sei o que dizer mais... que incompetência ao mais alto nível... :evil:
Certo e é isso que irei fazer...

Mas as pressões que relatei foi uns dias depois (poucos) do Jazz ter levado pneus novos e com os pneus frios. Ou seja, veio de lá assim.

São profissionais e nem sabem encher corretamente os pneus?
Enfim... :roll:

Já agora o serviço foi feito na PneuSol na Portela das Padeiras, Santarém...
O Jazz este fim de semana também foi "passear". Cerca de 1.300 kms (ida e volta) entre Santarém e Cádiz.

Velocidade e consumos:
Em portugal, na autoestrada, a velocidade foi sempre entre os 140 e os 170. A velocidade máxima atingida foi 180 mas ainda dava mais qualquer coisa. Os consumos chegaram a estar perto dos 10 l/100 mas a média (segundo o CB) creio que foi 8,3 l/100. Também foi exprimido uma vez ou outra até ás 6.500 rpm nas faixas de aceleração.

Em Espanha a velocidade foi 110-120 (5,9 l/100) em AE e fora das AE´s entre os 60 e os 100 km/h com um consumo ligeiramente inferior a 5 l/100.

No regresso a velocidade foi um pouco mais baixa... a 130 o consumo instantâneo passa logo de 6 para 7 l/100 e por volta dos 150 fica a 9-10 l/100. Já agora... a 180 a pisar a fundo marcava 12 l/100.

Não sei até que ponto estes valores são reais mas a ser assim são realmente muito bons.

O erro de velocímetro a 120 (segundo já li) é de 4 e a 150 (segundo medi) é de 6.

Conforto:
Este Jazz a nível de conforto dá 10-0 ao anterior. É muito menos seco e os bancos são mais confortáveis. Para além do mais tem AC o que, no verão, é mais um ponto a favor.

No anterior as viagens para o Algarve eram algo penosas mas neste, mesmo nunca tendo feito uma viagem tão longa, sai do carro como se nada fosse e sem qualquer mau estar.

Mesmo a rotação sendo alta o som do motor nunca é incomodativo no interior. Está bem insonorizado. Valores aproximados:
120 - 3.600 rpm
130 - 3.900 rpm
140 - 4.200 rpm
150 - 4.500 rpm
160 - 4.800 rpm
170 - 5.100 rpm
180 - 5.400 rpm

De noite os faróis têm também muito mais intensidade que os do anterior. Os máximos (com as luzes todas para cima) chegam a encandear-nos quando a luz é refletida nos painéis.

Resumindo: nota máxima para viagens de longa duração.
Porque razão logo quando o termómetro exterior do carro atinge os 4ºC aparece o aviso de gelo na estrada? É por prevenção?

É que tanto quanto sei não se forma gelo a mais de 0,01ºC (ponto triplo da água) ou 0ºC à pressão atmosférica (1 atm). Estou enganado?
No outro dia de manhã, já com 3ºC, o Jazz ainda tinha uma camada de gelo em cima ao ponto de ser preciso mandar um balde de água para cima.
Talvez seja por isso... ou seja, mesmo com 1/2/3/4º se houver gelo na estrada ele não derrete de um momento para o outro.

Experimentei medir e corrigir a pressão dos pneus com a bomba da bicicleta :mrgreen: e voilá: resultou na perfeição. A precisão da bomba é 5* (claro que fui confirmar) e consegui encher algumas décimas de bar só com meia dúzia de bombadas em cada roda. :mrgreen:

EDIIT:
Já agora... num mês e 10 dias passou de 2,1/2,2 bar para cerca de 1,8 em todos os pneus o que ainda é algo significativo. Pode-se dizer que há uma tolerância? De quanto? É que senão se calhar até é melhor ver de 2 em 2 ou 3 em 3 semanas...
O Jazz conta já com mais de 100 000 kms. Felizmente nada de mau a relatar.

Consumos:
Hoje fez uma viagem de uns 200 kms em AE e nacional/Cidade. AE com ritmos de 150 com um toque nos 180. Consumo médio, segundo o CB: 6,5 l/100 que acredito que sejam uns 7 e pouco reais pelo que estive a pesquisar no spritmonitor.
Numa outra viagem sempre em AE a 150 e com alguma cidade (Lisboa) ficou nos 7,0 (CB).
A conduzir para os consumos em Nacional e com alguma (pouca) cidade já consegui 4,0 l/100 (CB).

O único ponto negativo são os pneus da frente, principalmente. Nas rotundas perco a frente com relativa facilidade... como se estivesse a flutuar. Ao ganhar novamente tração dou conta do controlo de estabilidade a travar uma das rodas. Não sei se consigo explicar melhor do que isto.

Os da frente são uns Michelin Energy 175/65 R15 "iguais" aos meus Continental eco5 (jante 14) do i10 e não têm este comportamento.

Tigar Sigura (atrás):
Imagem

Michelin (frente):
[url=https://postimg.org/image/bkuq1qa0r/]Imagem

Tigar (atrás):
Imagem

Michelin (frente):
Imagem

Realmente os Michelin parecem mais "esbranquiçados". Parece mesmo que andaram em terra batida (mas não).
Notam o mesmo que eu? Será normal? Os pneus são de 2016...
  • 1
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7