Fui a semana passada deixar a minha Clio ST para a revisão dos 2 anos. Isto porque ainda nem 19000km tenho!
Apareceu o aviso há uns tempos atrás e decidi marcar, antecipando quase 1 mês em relação à ultima revisão e à idade da carrinha.
Apareci à hora combinada, fui atendido à hora combinada, reservei atempadamente um carro de substituição, a descontar um dos "vouchers oferta" que me deram aquando da compra da carrinha e.... deram-me uma Clio ST Limited 1.5dci vermelha com... 170km (ainda o modelo "antigo").

Mal me sentei ao volante, as comparações com a minha foram inevitáveis. Novos materiais nas portas, no topo do tablier e no travão de mão! O Med-Nav2 também me saltou logo à vista. Os materiais têm um aspecto mais robusto e não tão brilhante. Se tiverem melhorado na montagem (não me pareceu nas portas), foi um bom upgrade.
A carrinha não tinha praticamente nenhum extra/opcional (sensores traseiros, chuva, luz, ac auto, apoio de braço, 4 vidros eléctricos, espelhos rebatíveis, etc)! O volante tinha um plástico de cor mais duvidosa do que o da minha [:D] ... bem como apontamentos nessa mesma cor, noutros locais. Não gostei!
Rodo a chave e há menos vibrações (diesel vs manca a gasolina), nota-se o maior peso no eixo da frente, os Michelin Energy Saver parecem-me ligeiramente melhores que os Continental (ou então era de estarem novos!), o motor... meh... achei algo amorfo até às 1900rpm. Não sei se por ser uma unidade praticamente virgem, mas fiquei com a sensação que não é tão célere como o pequeno TCE. A caixa de velocidades achei de funcionamento mais pesado e aspro. Tudo o resto pareceu-me muitíssimo familiar (como seria de esperar).
Percorri apenas 20km!
Fui buscar a minha Clio ST ao dim da tarde. Esperei uns 10m porque ainda estive na palheta com o vendedor e a ver um Clio TCE120 dos novos. O preço era absurdo (+23000eur) e as diferenças são mesmo muito subtis para estas ultimas versões dos nossos Clios! Os materiais parecem-me ainda mais rugosos, baços e resistentes. Agora revestem quase todo o interior. Os bancos do GT Line são uma delícia [br:)] , a manete das velocidades idem e há apontamentos no interior que estão bem melhor (por ex, condutas centrais do AC, comandos dos vidros). Pena não haver nenhum para TD, porque para mim a melhor evolução seria mesmo o motor [:)] !
Pena o exterior, nesta versão GT, não se ter diferenciado mais da versão anterior nas jantes! Acho incrível terem usado as mesmas jantes, ainda para mais em 16"!

Lá fui levantar a minha Clio ST, oferta de uma lavagem exterior e ainda me desculparam 1L consumido na carrinha alugada. Para variar tudo 5 estrelas!
Tinha referido um ligeiro barulho em mau piso na zona das rodas, viram, tentaram melhorar, mas disseram que tem a ver com o desgaste das pastilhas. Preço da revisão = 0,00eur (abençoado plano de manutenção)!
Confesso que durante estes praticamente 2 anos de convivência com alguns departamentos da marca Renault, estou plenamente agradado e já superou as expectativas!