O dia a dia do seu automóvel aqui relatado em primeira mão e com todos os detalhes
Pág 1 - 10: Stands, vendedores, test drives e impressões de condução:
Renault Clio Sport Tourer Luxe 0.9tce 90cv;
Seat Ibiza ST FR 30 anos 1.2TSI 85cv;
Seat Ibiza ST FR 30 anos 1.2TSI 105cv;
Fiat 500L Pop 0.9twinair 105cv;
Ford Focus Titanium 1.0 ecoboost 125cv;

Pág 5: Quadro comparativo de equipamento, características técnicas, garantias, etc;

Pág 6: Equipamento de série e opcional da Renault Clio Sport Tourer Luxe;

Pág 10: Escolha e decisão de compra;

Pág 12: Início do DB (espero que este seja mesmo por uns 6-8 anos... só não o será caso aconteça uma desgraça qualquer... ou ganhe o euromihões :mrgreen: )!

_________________________________________________________________________________
Acabei de vir do stand da Renault mais a minha esposa.

Depois de umas compritas no Continente, perguntei-lhe se não queria ir ver a carrinha Renault Clio Sport Tourer e ela disse "ok pode ser!".

Estacionei o Golf fora do recinto e mal entramos no stand estavam mais de 8 "potenciais clientes/curiosos ". Haviam apenas 2 vendedores e estavam ambos ocupados, pelo que, questionei um deles se havia problema em entrar nos carros, ao qual me foi respondido para estar "completamente à vontade".
Assim foi, fomos direitos à Clio Sport Tourer Dynamique S energy TCE 90cv que estava exposta no stand.
Era cinzenta clara, com alguns apontamentos a preto brilhante do qual não sou grande apreciador ("saias", jantes e espelhos retrovisores). Ainda assim confesso que gosto muito da estética da carrinha. Tem um look desportivo e está muito bem proporcionada e compacta.

Imagem

Passando ao interior, os pontos negativos vão para mais apontamentos a preto brilhante na "consola central interactiva" e nas molduras das saídas de ar. Mesmo bom para ficar com marcas dedos ou para se notar muito mais o pó. Os materiais das portas e da zona inferior têm um aspecto barato e pouco resistente. Poucos espaços de arrumação, ausência de apoio de braço, ausência de vidros eléctricos traseiros e ac manual.

Pontos positivos, bancos com bom encaixe e conforto, boa posição de condução, equipamento de série qb, materiais melhores na zona superior do tablier, volante com boa pega, o espaço interior está praticamente ao nível do Golf, é apenas um bocadinho menos largo à frente.
Espaço traseiro nos lugares traseiros, é bom em altura, não tão bom em largura e espaço para as pernas (no entanto não compromete se não tivermos mais de 1.80/85).
A mala é excelente. O fundo falso e a modularidade dessa "tampa" é excelente.
O sistema multimédia também é muito actual e completo, acho que não se pode exigir mais. É intuitivo e pareceu-me rápido.

No geral acho que para o segmento que se enquadra o é produto bem conseguido, com bom equipamento e que cumpre o seu objectivo.
A unidade exposta tinha um preço de 17420eur.

Passados uns 20m um dos vendedores veio ter connosco para nos tirar algumas duvidas e para nos propor um test drive.

Mais daqui a pouco já continuo! :mrgreen:
Questionei o vendedor sobre a hierarquia e nome dos níveis de equipamento e no 0.9tce é isto:

Confort (nem AC manual tem, não sei se tem o Media-Nav com todas as funcionalidades);
Dynamique S (AC manual, cruise control, Media-Nav);
Luxe (4 vidros eléctricos, apoio de braço, bancos melhores, mais aplicações em preto brilhante no volante, pegas das portas, nos pára-choques, etc :? , sensores de luz e chuva, vidros escurecidos, R-Link);

Perguntei-lhe o tamanho da mala ao que me respondeu "acho que são 380lts", mas na verdade são 443lts o que acaba por ser suficiente para quem tem uma pequenota e um canídeo como eu! ;)
Não é muito larga (1metro), nem muito profunda (80cm)... em altura sem o fundo falso consegue ser razoável... são os valores normais para uma carrinha deste segmento.

O vendedor questionou-me se estaria interessado numa voltinha numa carrinha de serviço com o motor 0.9 tce dado que ainda não conhecia. Não estávamos muito folgados de tempo, mas lá preenchi uma papelada e ele passou-me a chav... o cartão para as mãos. Foi uma voltinha de cerca de 10m.
Confesso que não ia com as expectativas nada elevadas em relação à prestação do motor, até porque há coisa de 3/4 anos atrás tinha ido ao mesmo local para experimentar um 1.2 tce 100cv (geração anterior) e fiquei mesmo desiludido.

Regulações feitas rapidamente e sem grande exigência, senti-me imediatamente confortável e pronto a iniciar a viagem. Cartão inserido, clico do "start" e o motor dá sinal de vida! Com os vidros fechados percebe-se pouco que é um 3 cilindros (nada a ver com a Fabia 1.4tdi do meu pai), há algumas vibrações mas não chegam a ser incómodas.
Abro os vidros e aí sim... o 3 cilindros faz-se ouvir... sonzito quase tipo diesel e desinteressante !

Antes de iniciar a marcha reparo que o CB aponta para uma média de 9.2L :shock: :roll: !
Lá arranco e logo nos primeiros metros dá para ver que é um motor muito disponível a baixa rotação e sensível ao pedal do acelerador. Os comandos são leves, a carrinha nota-se que é leve... é muito fácil de conduzir!
Páro para entrar num cruzamento, arranco em 1ª a fundo... 2ª... 3ª... e confesso que até fiquei surpreendido! :lol: Pensei que não se mexesse tão bem! Tem motor logo desde baixa rotação, mas a partir das 4000rpm é completamente para esquecer. No entanto como tem a função overboost, é engraçado irmos ali em ritmo normal, esmagarmos o acelerador e ele dar ali um impulso de 3/4segs de extra power... até que gostei. Estava a pensar que ia ser muito pior! Acaba por ser agradável de conduzir em cidade.

Passei numa estrada em obras em muito mau estado e a carrinha não tinha barulhos. Bem mais confortável que o Golf e apertei com ela numas curvas e o comportamento revelou-se muito neutro e seguro... e os limites até são bem mais elevados que o que esperava.

Troquei com a minha esposa depois para ela fazer alguns metros e ela gostou muito da carrinha. Até fiquei surpreendido dado que ela não vai muito à bola com carros franceses (e Coreanos).

Chegamos com média de 7.8L (que andaram a fazer com a carrinha antes de mim?! :roll: :mrgreen: )!
Confesso que gostei da carrinha. O grande problema para mim é o facto de ser 3 cilindros... não é que o motor não ande bem... mas são as vibrações, o barulho... que com o tempo ainda se tornam piores. Os consumos em cidade talvez andem em torno dos 6.5L.
Tínhamos uma conversinha marcada com o vendedor à chegada, mas ele estava de volta de uns potenciais clientes. Ainda esperamos uns 10m, mas também como não estávamos com muito tempo, decidimos ir embora.

http://www.km77.com/00/renault/clio/estate/2013/gama-motor-precio.asp
Também acho piada a essa carripana! Concordo que tem muito "preto brilhante", chega a dar um ar tuning exagerado, e com os anos...
Experimentaste aquela cena do (R-link?) em que dá para conduzir ao som de um Clio v6 ou outro? lol

Mesmo assim, e não conhecendo a fundo os €€ das Clios ST, acho que atualmente a melhor proposta dentro do género devem ser os Ibizas FR.

Há dias (numa situação parecida com essa que relataste) entrei numa "Seat" para saber valores, visto que agora lançaram a edição "FR 30 anos". Pelos vistos esta edição só se distingue do FR normal, por trazer bancos em pele+alcantara (lindos por acaso).

Achei os valores muito bons, para o nível de equipamento FR, têm tudo e mais alguma coisa: GPS, cruise, ESP, emparelhamento tlm, automatismo de luzes etc, sensores estacionamento, bancos desportivos, bi-xenon, teto panorâmico de abertura elétrica...

Sendo que ainda entregam FR "normais", pedi valores para uma Ibiza FR ST 1.2 tsi 105cv. Ficou por cerca de 16700€ chave na mão (s/ pintura metalizada). As versões FR "30 anos" acrescem cerca de +1000€.
Pascoal Escreveu:Também acho piada a essa carripana! Concordo que tem muito "preto brilhante", chega a dar um ar tuning exagerado, e com os anos...
Experimentaste aquela cena do (R-link?) em que dá para conduzir ao som de um Clio v6 ou outro? lol

Mesmo assim, e não conhecendo a fundo os €€ das Clios ST, acho que atualmente a melhor proposta dentro do género devem ser os Ibizas FR.

Há dias (numa situação parecida com essa que relataste) entrei numa "Seat" para saber valores, visto que agora lançaram a edição "FR 30 anos". Pelos vistos esta edição só se distingue do FR normal, por trazer bancos em pele+alcantara (lindos por acaso).

Achei os valores muito bons, para o nível de equipamento FR, têm tudo e mais alguma coisa: GPS, cruise, ESP, emparelhamento tlm, automatismo de luzes etc, sensores estacionamento, bancos desportivos, bi-xenon, teto panorâmico de abertura elétrica...

Sendo que ainda entregam FR "normais", pedi valores para uma Ibiza FR ST 1.2 tsi 105cv. Ficou por cerca de 16700€ chave na mão (s/ pintura metalizada). As versões FR "30 anos" acrescem cerca de +1000€.

Já sei que o motor vai ser melhor (prestações, agradabilidade, sonoridade e consumos... depois a fiabilidade.. mehhh :| ), os preços possivelmente vão andar a par das Clios Sport Tourer que têm menos cilindrada.
Do que leio para aí a Seat anda com umas campanhas de desconto loucas. De certeza que se saca uma versão Style com o 1.2 tsi 85 ou até o 105 a bom preço (15000eur-16000eur).
Essas versões FR desconhecia nas ST! Esse preço é excelente dado que andam a anunciar o carro com o motor tsi de 85cv por 15800eur.
Estamos a falar de apenas mais 900eur, por mais 20cv, por uma carrinha e por apenas um pouquinho menos de equipamento. (segundo percebi pelo teu post, os tais bancos em pele e alcantara no valor de 1000eur?! Deve haver mais algum equipamento!)

O TSI de 105cv é sem duvida mais interessante.
Os pontos negativos para mim, é o facto de ser um projecto mais antigo, ter um tablier e consola central que não consigo gostar. Ao que parece estes últimos já vêm melhor montados, mas os materiais em algumas zonas são piores que os a Renault Clio Sport Tourer (baseando-me num ibiza de 5p que um primo meu tem).
Depois a chapeleira não recolhe (é como a de um carro), a mala tem um acesso pior e é ligeiramente mais pequena e não tão "moldável".
Do que li é mais desconfortável e não sei se terá um comportamento assim tão melhor.
Mas pronto... eu até aprecio mais os carros pelo motor, que pelo conforto.

Para o ano sai a nova Skoda Fabia Break. Devem haver na Skoda as ainda actuais Fabias breaks a preço de saldo... pena serem tão feiinhas :mrgreen: !

Gosto muito da Peugeot 2008, mas os preços upa upa e por menos motor e equipamento é complicado.

Para além disto... não estou a ver assim mais nada do género que preencha mais ou menos os requisitos.

A cena do R-Link, andei para lá a mexer naquilo e vi isso... mas quando fui fazer o TD, não me lembrei de mexer nessa merdice (que dispensava bem) :mrgreen: ! Mas há o Med-Nav e o R-Link! São cenas parecidas, mas o R-Link é muito mais completo! Tem essa opção dos sons falsos, dá informações reais sobre consumos e outras tretas, dá para adicionares APP´s (facebook, twitter, etc), o GPS é da Tom Tom, etc.

PS: Pascoal, tu vê lá... que a maleca do YAris vai ser curta! aahhahaah :lol: ;)
Dentro do género continuo a preferir o Rapid SB. É sóbrio, espaçoso e robusto. E não ignoraria a Logan MCV...

Andei 2 vezes num Clio IV, ando bastantes num Clio III, e o interior é um retrocesso enorme no que diz respeito à qualidade.

Gosto da estética da carrinha, sem dúvida, mas retrocessos na qualidade não transmitem confiança nenhuma quanto ao que não se vê.

Quanto à Ibiza ST, agora no fim da sua vida comercial pode ser uma boa aposta, mas esta geração não envelheceu tão bem como as anteriores no que ao aspeto diz respeito.

Quanto à fiabilidade, é tudo uma carta fechada, mas prefiro sempre 4 cilindros.
Arad Escreveu:Dentro do género continuo a preferir o Rapid SB. É sóbrio, espaçoso e robusto. E não ignoraria a Logan MCV...

Andei 2 vezes num Clio IV, ando bastantes num Clio III, e o interior é um retrocesso enorme no que diz respeito à qualidade.

Gosto da estética da carrinha, sem dúvida, mas retrocessos na qualidade não transmitem confiança nenhuma quanto ao que não se vê.

Quanto à Ibiza ST, agora no fim da sua vida comercial pode ser uma boa aposta, mas esta geração não envelheceu tão bem como as anteriores no que ao aspeto diz respeito.

Quanto à fiabilidade, é tudo uma carta fechada, mas prefiro sempre 4 cilindros.

O Rapid SB consegue ser razoavelmente engraçadinho com o pack elegance. Os outros são para esquecer. O carro parece que saiu com 10 anos de atraso. Aquela traseira do 2º pilar para trás está mesmo muito mal resolvida.
Ao nível do interior tem alguns restos de carros de uma gama acima de há 6/8 anos atrás, o que lhe deve dar uma maior solidez geral... mas é muito sem sal! Com o 1.2tsi de 85cv não deve andar abaixo dos 16000eur e deve-se arrastar um bocadito. O 1.2tsi de 105cv já deve roçar os 19000eur.

Mostrei à pouco a Ibiza ST à esposa e não gostou. Principalmente do interior!
É uma pena o motor 1.2 130cv só estar disponível com cx auto. Estava lá um exposto mesmo muito interessante! Dava mesmo vontade de trazê-lo (21000eur) 8-) !

Uma review tuga (mais pelo motor):

A Logan MCV parece-me um negócio irrecusável. Não é feia de todo e tecnicamente é um Clio. Plástico manhoso por plástico manhoso, na Dacia paga-se menos por ele e há menos porcaria para chatear.

Que se lixe lá a invenção do "perto piano", que a seguir ao rubber touch é uma das maiores trampas de todos os tempos.

Os taxistas lá sabem porque andam a comprar Dacias. Pelo preço, claro, mas também porque para o "combate" são bastante adequados.
Entrei no Sandero e no Logan MCV .. não se pode comparar a qualidade dos materiais do tablier, dos bancos e do ambiente a bordo para uma Clio Sport tourer. Talvez a montagem esteja ao mesmo nível (não sei). Ainda assim o Logan é melhor que o Sandero. E tem montes de espaço, é muito comprida... chega a ser demasiado grande para cidade.

Imagem

Imagem
Claro que o Logan é muito mais básico e espartano, mas com 11500€ trazes uma MCV com o equipamento mínimo indispensável. Com o mesmo motor e plataforma do Clio...
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 30