O dia a dia do seu automóvel aqui relatado em primeira mão e com todos os detalhes
Nada de muito relevante a assinalar, continua a portar-se bem! No entanto, acho que vou ter que antecipar a ida à oficina (2anos), para me verem, ao que parece, um "problema normal/habitual", que tem a ver com algo mal apertado na zona dos travões (pastilhas, pinças) e que provoca um barulho extra no eixo da frente em estradas com mau piso! Se calhar até teve a ver com a intervenção do recall!
Para além disso, a semana passada e devido ao aumento das temperaturas, os materiais interiores devem ter estado a "acomodar-se", fez mais uns barulhos parasitas interiores que o normal, mas agora estabilizou. 8-)

Ontem fiz uma viagem à zona de Almeirim, 170km percorridos, média de CB de 4.8L para lá, à chegada a Lisboa, marcava uma média total de 5.1L!

Imagem

Imagem
Entre 10/06/2016 e 30/07/2016, percorreu 2637km, 6.58L de média, 229eur gastos em gasolina e um custo de 9.22eur por 100km!
Ainda não sei se fará mais uma viagem grandita lá para meio de Agosto. Está quase nos 17000km!

Acho que a coisa que mais me irrita na carrinha é o facto de ter o depósito muito pequeno, é complicado fazer viagens de mais de 600/650km sem reabastecer... bastavam mais 5 ou 6 litros para a autonomia passar para mais de 700km (sem andarmos a pastar).
Continua a cumprir exemplarmente... anda toda cagada no interior, a praia e miúda (2anos) não perdoam!

A ver se se em Setembro vou experimentar a "nova" Clio com o motor 1.2tce 120cv! De outubro a maio o 0.9tce cumpre exemplarmente no trajecto citadino, mas confesso que nas viagens maiores com a família e bagagens a bordo, sinto falta de mais uns cavalitos! Acima dos 140/150km/h, em plano e principalmente a subir, já se notam as limitações óbvias de um bloco pequeno e de pouca potência.
Já pensei numa reprogramação (100/105cv)...
Imagem

Fui a semana passada deixar a minha Clio ST para a revisão dos 2 anos. Isto porque ainda nem 19000km tenho!
Apareceu o aviso há uns tempos atrás e decidi marcar, antecipando quase 1 mês em relação à ultima revisão e à idade da carrinha.
Apareci à hora combinada, fui atendido à hora combinada, reservei atempadamente um carro de substituição, a descontar um dos "vouchers oferta" que me deram aquando da compra da carrinha e.... deram-me uma Clio ST Limited 1.5dci vermelha com... 170km (ainda o modelo "antigo").

Imagem

Imagem

Mal me sentei ao volante, as comparações com a minha foram inevitáveis. Novos materiais nas portas, no topo do tablier e no travão de mão! O Med-Nav2 também me saltou logo à vista. Os materiais têm um aspecto mais robusto e não tão brilhante. Se tiverem melhorado na montagem (não me pareceu nas portas), foi um bom upgrade.
A carrinha não tinha praticamente nenhum extra/opcional (sensores traseiros, chuva, luz, ac auto, apoio de braço, 4 vidros eléctricos, espelhos rebatíveis, etc)! O volante tinha um plástico de cor mais duvidosa do que o da minha [:D] ... bem como apontamentos nessa mesma cor, noutros locais. Não gostei!
Rodo a chave e há menos vibrações (diesel vs manca a gasolina), nota-se o maior peso no eixo da frente, os Michelin Energy Saver parecem-me ligeiramente melhores que os Continental (ou então era de estarem novos!), o motor... meh... achei algo amorfo até às 1900rpm. Não sei se por ser uma unidade praticamente virgem, mas fiquei com a sensação que não é tão célere como o pequeno TCE. A caixa de velocidades achei de funcionamento mais pesado e aspro. Tudo o resto pareceu-me muitíssimo familiar (como seria de esperar).
Percorri apenas 20km!

Fui buscar a minha Clio ST ao dim da tarde. Esperei uns 10m porque ainda estive na palheta com o vendedor e a ver um Clio TCE120 dos novos. O preço era absurdo (+23000eur) e as diferenças são mesmo muito subtis para estas ultimas versões dos nossos Clios! Os materiais parecem-me ainda mais rugosos, baços e resistentes. Agora revestem quase todo o interior. Os bancos do GT Line são uma delícia [br:)] , a manete das velocidades idem e há apontamentos no interior que estão bem melhor (por ex, condutas centrais do AC, comandos dos vidros). Pena não haver nenhum para TD, porque para mim a melhor evolução seria mesmo o motor [:)] !
Pena o exterior, nesta versão GT, não se ter diferenciado mais da versão anterior nas jantes! Acho incrível terem usado as mesmas jantes, ainda para mais em 16"!

Imagem

Imagem

Lá fui levantar a minha Clio ST, oferta de uma lavagem exterior e ainda me desculparam 1L consumido na carrinha alugada. Para variar tudo 5 estrelas!
Tinha referido um ligeiro barulho em mau piso na zona das rodas, viram, tentaram melhorar, mas disseram que tem a ver com o desgaste das pastilhas. Preço da revisão = 0,00eur (abençoado plano de manutenção)!

Confesso que durante estes praticamente 2 anos de convivência com alguns departamentos da marca Renault, estou plenamente agradado e já superou as expectativas!
Esses comparativos com as evoluções do nosso carro são interessantes mas deixam-me sempre um sabor agridoce na boca :D
Até podem nem justificar o upgrade ou não gostar-mos tanto do que quer que sejam mas, mesmo assim, há sempre algo, um revestimento, um equipamento, que nos agradam e que achamos que o nosso deveria ter/ser :mrgreen:

Sobre a experiência com a Renault, não podem ser só os bons preços a fazerem dela uma das marcas mais vendidas cá! E cada vez mais dou valor a um bom tratamento na venda e, principalmente, no pós-venda!
Ricardo Ribeiro Escreveu:Esses comparativos com as evoluções do nosso carro são interessantes mas deixam-me sempre um sabor agridoce na boca :D
Até podem nem justificar o upgrade ou não gostar-mos tanto do que quer que sejam mas, mesmo assim, há sempre algo, um revestimento, um equipamento, que nos agradam e que achamos que o nosso deveria ter/ser :mrgreen:

Sobre a experiência com a Renault, não podem ser só os bons preços a fazerem dela uma das marcas mais vendidas cá! E cada vez mais dou valor a um bom tratamento na venda e, principalmente, no pós-venda!

Eu penso que a Renault é a verdadeira marca generalista em Portugal. Vende bem, os descontos são bons, o atendimento na venda e pós-venda é um pouquinho acima da média das outra marcas generalistas, o que faz, para muita gente, que se desculpe um ou outro pormenor menos bem conseguido num ou outro modelo, (apesar de todas as marcas/modelos terem os seus pontos fracos).

Por ex, o meu ex Golf V era um bom produto, com um pisar sólido, materiais bem montados e maioritariamente bons (à exceção das pegas das porta, comandos dos vidros, consola central, saídas de ventilação centrais, comando das luzes... etc :roll: :mrgreen: ), mas o atendimento pós-venda da marca era bem inferior. Lembro que estive mais de 1 mês à espera do forro do compartimento do capot e se não fosse eu a ligar... :roll:
Faz hoje 2 anos, mais ou menos por esta hora, que estava a levantar a Clio!
2 anos passaram a vooooaaarrr, isto apesar de nem 20000km ter (19500km!).

Anda toda cagada no exterior e no interior idem (parque do autódromo do Estoril + chuva powaaa 8-) )

Imagem

Como "prenda" antecipada, este depósito foi cheio com gasolina 98 da Repsol. Notam-se claramente menos vibrações, seja a frio, a quente, a andar devagar ou a andar rápido. A performance é que acho que está igual.
Hoje, o 2º comando/cartão/chave, acusou falta de pilha. À imagem do 1.º cartão, durou 1 ano.
Tinha umas pilhas cá em casa e fiz eu próprio a troca.
  • 1
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30