O dia a dia do seu automóvel aqui relatado em primeira mão e com todos os detalhes
By as_shariff
Não faz muito sentido, depois de tanto carro, deixar este de parte!
A compra deste bólide deveu-se simplesmente a eu querer ter um bimmer a gasolina, de preferência 6 cilindros!
O orçamento era curto e teria que incluir a retoma do Fiat Punto 16v. Já andava há muito tempo de olho no mercado e de vez em quando lá aparecia um 316i ou 318i sedan, pelos valores que pretendia despender, mas havia o entrave dos valor de retoma do Fiat Punto e de não me apaixonarem tanto por serem 4 cilindros. Ainda andei enamorado por um 318i coupé, mas teria que despender 3x mais do que dei por este e estava no norte.

Até que apareceu este!Liguei, fui ver no dia a seguir, vi, revi, conduzi... não achei mau de todo! Foi xutado pelo vendedor do BMW um valor em dinheiro, com a retoma do Punto, ao qual respondi que durante a manhã lhe dizia alguma coisa.
Passadas 3h, liguei-lhe, xutei eu um valor, ele xutou outro... e eu xutei o meio termo e ficou então acordado que no dia seguinte de manhã faríamos o negócio... e assim foi!

Imagem

O carro é um BMW E46 320i sedan!
Teve 2 registos, sendo que o último foi uma lady, que o teve 1 ano e lhe fez 17000km! Antes disso o carro foi sempre do proprietário que o comprou novo e que era da zona de Elvas!
É de 04/1999, tinha à data da compra, 146 768 km (se não foram aldrabados)!

Despido de equipamento e extras, é isto mesmo que está aqui, mas a ilustração da foto não está bem feita no interior (não tem aquele volante, nem "frisos" em madeira) !
http://www.bmwarchive.org/vin/ca06671.pdf

Standard Equipment
S520A Fog lights
S548A Kilometer-calibrated speedometer
S550A On-board computer
S832A Battery in luggage compartment

Optional Equipment
S255A Airbag Sports leather steering wheel
S286A BMW LA wheel BMW Styling
S302A Alarm system
S411A Window lifts,electric,front/rear
S441A Smoker package
S534A Automatic air conditioning
S660A Radio BMW Reverse (C42)
S818A Battery master switch
S856A Language version Spanish
S863A Retailer Directory Europe
S889A On-board vehicle literature Portuguese
S925A Transport protection package

O carro está mau de pintura! No capot, tejadilho e no 3º pilar do lado esquerdo, falta verniz. Nos restantes painéis facilmente se vêem riscos e coisas do género.
Vou ter que colar uma borracha (ou o que resta dela), no vidro da frente em cima, que está solta e ressequida e faz um barulho irritante acima dos 100/110km/h!

O interior está bem porreiro, há um ligeiro desgaste onde encostamos as costas (condutor), no lado em que se entra e sai, mas tirando isso... bastante aceitável!
A "chapeleira" atrás dos bancos está muito comida do sol e com uma cor desgastada. Tem lá uns materiais VAG (rubber touch), mas nem estão péssimos, como habitualmente com o passar dos anos e utilização. Está a precisar de uma limpeza a sério, a qual ainda não tive tempo para a fazer (possivelmente amanhã)!
Num dos compartimento de arrumação tinha um carregador de bateria da nokia (de 1999 possivelmente), que fazia um monte de barulhos e que com algum esforço, à custa de duas porcas moídas, retirei à pouco:

Imagem

Imagem

Agora estou aqui com uma dúvida... cortei os fios com um alicate e coloquei-os debaixo do compartimento (dá para ver na foto), há perigo de andar com aquilo assim :roll: ?
Será que dá para aproveitar aquela instalação para alguma coisa mais recente? Aceitam-se ideias e sugestões!
Ainda no interior, tenho luzes de cortesia de LED brancas... :roll: epá... não curto :mrgreen: !

Já estive no youtube a pesquisar coisas sobre o E46 e há muita coisa que dá para fazer "em casa"! Hoje fiz umas pequenas e habituais verificações! Aqui o filtro de habitáculo e o filtro de ar (praticamente novos):

Imagem

Imagem

O mesmo já não se pode dizer do óleo! Tenho que tratar da muda o mais rápido possível! Até no filtro já se nota que precisa de mudar... algo para possivelmente fazer em casa também:

Tenho umas lâmpada de led em mínimos :roll: :mrgreen: e umas lâmpadas em médios e máximos, bué brancas! Na matrícula, tenho luzes brancas também... :evil: :mrgreen: :evil: :mrgreen: :roll: ! Para já vou apenas substituir os mínimos por umas lâmpadas normais h7 o resto a seu tempo... isto porque o carro até dia 09/04/2015 tem que ir à inspecção.

Outras considerações... tenho aquela dupla ponteira característica das versões 6 cilindros a gasolina com um aspecto horrível (meia ferrugenta), vou tentar dar-lhe com o supergel para a meter a brilhar! Os vidros da frente descem bem, mas o do condutor, custa um bocadito mais a subir e o do pendura a meio da subida faz uns barulhos/solavancos! E acho que é tudo...

Impressões sobre a condução... bom é um bmw! Direcção direta, comandos pesados, comportamento, estabilidade e conforto irrepreensíveis! Com jante 15", uns pneus Goodyear efficient grip e sem a suspensão desportiva da bmw, o carro é uma lapa a curvar!
Não há barulhos na suspensão, não há barulhos a curvar e os travões ainda estão para as curvas!
Insonorização excelente (quase nem se ouve o 6 cilindros de vidros fechados e sem puxarmos por ele), posição de condução muito boa, feeling de condução muito bom.
O facto de ser um motor 6 cilindros, faz-nos sentir algo especiais ao volante! É um motor "nobre", sempre muito cheio, apesar de não ser um carro muito rápido. Nota-se mais em 1ª e em 2ª que o peso faz mossa, no entanto nas outras relações, acima das 4500rpm... saiam da frente! Ainda hoje dei 210km/ na A8 :ugeek: ... é claramente aí a praia dele!

Para já acho que é isto... e já me alonguei um bom bocado! lol
By Ricardo Ribeiro
Ah bom... :twisted: :twisted: :twisted:

Gostei de ler. Parece ter sido uma comprar relativamente ponderada, conhecendo bem os pontos fortes e fracos desse exemplar e tirar daí partido. O valor, acredito que tenha sido favorável.

Estou expectante em ver o que tens planeado para ele. Depois da situação do 75 e dos objectivos para o PGT, este é capaz de conseguir aliar o uso diário com aquele "arrepio" que procuramos nestes charutos :twisted:

Vais dando novidades ;)
By Arad
É um excelente carro, não há dúvidas. É de 150 ou 170cv?

Quanto ao kit de maos livres, ao menos isolavas as pontas do fio... Podes sempre desligá-lo no auto rádio.

Se quiseres um telemóvel para esse kit, arranjo-te um 6310 a funcionar. Tinha um igual na Mazda 6.
By as_shariff
Ricardo Ribeiro Escreveu:Ah bom... :twisted: :twisted: :twisted:

Gostei de ler. Parece ter sido uma comprar relativamente ponderada, conhecendo bem os pontos fortes e fracos desse exemplar e tirar daí partido. O valor, acredito que tenha sido favorável.

Estou expectante em ver o que tens planeado para ele. Depois da situação do 75 e dos objectivos para o PGT, este é capaz de conseguir aliar o uso diário com aquele "arrepio" que procuramos nestes charutos :twisted:

Vais dando novidades ;)

Foi uma conjugação de querer, de oportunidade e de n€gócio!
Ele não dá muito arrepio em cidade! É um carro que faz dos 0-100km/h em 9.9seg, tem umas recuperações não muito céleres e tem uma velocidade máxima de 220km/h! É um motor muitíssimo linear, mas nota-se que em torno das 4000rpm o motor respira melhor e não tem problema em fazer rotação!
O FIAT Punto GT cada mês que passa... fica mais sentido para mim... :? :ugeek: !
By as_shariff
Arad Escreveu:É um excelente carro, não há dúvidas. É de 150 ou 170cv?

Quanto ao kit de maos livres, ao menos isolavas as pontas do fio... Podes sempre desligá-lo no auto rádio.

Se quiseres um telemóvel para esse kit, arranjo-te um 6310 a funcionar. Tinha um igual na Mazda 6.

320i de 170cv teria que ser um 2.2cc e só do ano 2002 para cima! Até 2002 há também o 323i, esse sim um 2.0cc e 170cv! ;)
Aquelas ligações estão feitas para o autorádio! Tenho lá uma opção "phone"!
Obrigado pela oferta, mas a aproveitar aquilo, queria mesmo algo mais recente, tipo uma adptação usb para carregar o tlmv!
By as_shariff
Limpeza do interior parcialmente feita... falta a mala e falta apenas aspirar, mas também não está assim tão sujo! Entretanto e como alguns já sabiam, o carro vinha com uns tapetes toining:

Imagem

por minha sorte, por baixo desses tapetes, vinham outros! O do condutor é o original do carro e da bmw, ainda em estado razoável e os outros 3 não são os originais! Hoje ia tirar o tapete do lado do pendura para sacudir e não saía :shock: ! Ainda procurei por aqueles "parafusos" que seguram os tapetes... mas nada. Comecei a puxar e... está colado à alcatifa do carro! :shock: :roll: :shock: :roll: Não mexi mais e deixei estar, até comprar um novo! O tapete do lado do condutor, reparei que apenas tinha um "parafuso" que o fixava e assim o deixei... quando estava a limpar a parte de trás do carro, olho para o cinzeiro traseiro e reparo que está lá um parafuso desses :shock: colado/enfiado a uma pastilha que por sua vez estava colada ao cinzeiro! :shock: :roll: :mrgreen: :| :ugeek: Com muita paciência lá consegui tirar aquilo sem partir nada e já mora no sitio certo!
Constatei também que no lado do pendura, na ilharga inferior, está com alguma ferrugem... possivelmente algum toque que levou ali e não ficou muito bem reparado.

Uma foto do cockpit:

Imagem

Colei a borracha, que estava ligeiramente solta, no topo esquerdo do vidro da frente!
Comprei uma pilha nova para o comando da chave (1eur)!
Dei um toque nas ponteiras, com o supergel, mas acabei por não levar um esfregão e água, acabou por não ficar nada de especial, apenas ligeiramente melhor!
Antes:

Imagem

Depois:

Imagem

Para finalizar, quando acabei essas panel*ir#ces, liguei o carro, desliguei as ajudas electrónicas, virei o volante todo para a direita, acelerador a fundo, com embraiagem em baixo.... tiro pé da embraiagem e... fiquei logo virado ao contrário! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted:

De referir que a embraiagem já não caminha para nova, portanto tenho que me conter! :roll:
By as_shariff
pspcoelho Escreveu:Tou a ver que tens andado ocupadinho!!! ;)

Nem muito lol são coisas que não me ocuparam muito tempo... o que demorou mais foi a limpeza interior!
By SeteGu
Mete isso a GPL e passa a ser carro do dia-a-dia. :twisted:

Isso é um 2.0 e já tem 6 cilindros?
Deve ter um som engraçado...
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 14