E o cão faz hoje 2 anos na minha posse...
Mais um ano em que cumpriu plenamente os objetivos, para quem já tem 187000km e 16 anos em cima.
Despesa maior: Revisão geral e substituição da bomba de combustível, feita em Dezembro (cerca de 200€ no total). De resto, nada de imprevisto.
Quanto ao exercício de comparação entre as despesas (estimadas) de um velho face a um novo, há vários parâmetros a ter em conta. Posso utilizar o Golf, parado a maioria do tempo, como barómetro.

IUC
106: 17,87€Golf: 143,17€ 
Seguro
106: 114,74€/anoGolf: 51,83€/trimestre (com QIV) 
Manutenção programada (fora da marca)
106: cerca de 75€/10000km (óleo e filtros)Golf: cerca de 150 a 180€/30000km ou 2 anos (óleo e filtros) 
Avarias (reparadas fora da marca)
106: cerca de 200€ no último ano (catalisador e bomba de combustível)
Golf: cerca de 200€ no último ano (rolamento de roda da frente e embraiagem do AC) 
Consumo (estimado)
106: Média de 6l/100kmGolf: Média de 5l/100km
Desvalorização (estimada)
106: 200€/ano (2 anos)Golf: 2000€/ano (7 anos)Descontando a subjetividade da desvalorização, inerente à idade, segmento e procura do modelo como usado, os custos de utilização são semelhantes para 10000km.
Por um lado, o Golf oferece segurança, performance e qualidade incomparavelmente superiores ao 106. Por outro, desvaloriza muito mais.
A substituição de componentes relativamente caros no 106 tem um custo semelhante à substituição de componentes básicos no Golf. No entanto, o 106 precisará brevemente de algum material enquanto o Golf não precisa de nada.
O baixo consumo do Golf compensa a diferença do IUC.
Fica a análise, algo rápida e superficial, mas que dá para ter uma ideia das diferenças.