O dia a dia do seu automóvel aqui relatado em primeira mão e com todos os detalhes
Imagem

Romaria às sucatas dos arredores de Lisboa, e um charuto a tornar-se menos charuto...

Tampa da caixa dos fusíveis
Tampa do farolim traseiro
Friso do guarda lamas
Molas das cavas das rodas
Borracha da embaladeira
Relé multifunções (doado por um Saxo, mas veio errado. É para vender...)
Tampa da centralina (doada por um AX)

15€ e aquele sentimento meio nostálgico, meio depressivo, quando se vai à sucata buscar material e se encontram boas máquinas na sua última morada...

Ainda vasculhei um R19 a ver se lá andavam os botões dos vidros elétricos, mas não... o cão não vai ter função confort.

Para montar tudo em Setembro, excepto o relé, que servirá para experimentar caso o carro se volte a desligar em andamento.
O cão está de volta ao ativo.

O relé foi trocado pelo adequado e está no sítio, para despistar se os "desliganços" vêm daí ou da bomba de combustível.

Restante material montado no lugar. Está mais composto...

Próximas situações a vigiar:

:arrow: Bomba de combustível, caso se volte a desligar em andamento
:arrow: Caixa da direção, que tem uma pequena folga desde o início que provoca uma batida em mau piso.
:arrow: Transmissão do lado esquerdo, que está a começar a bater quando arranco com o carro virado.
:arrow: Inspeção em Dezembro, um mês antes, para ter margem para comprar material no continente e reparar eventuais anomalias.

De resto, 179000km e a cumprir o que lhe é pedido. Custou largar o Golf e pegar no 106, depois de 3500km feitos em Agosto.
181000km...

Vai à IPO no sábado de manhã e há pontos que podem ser críticos, sobretudo ao nível dos eixos.

O que mais me preocupa é que o grande cancro dos 106 parece que está a começar a afetar o meu.

Tenho vindo a reparar que a roda traseira direita aparenta estar um pouco mais inclinada que a esquerda, sintoma de folga no eixo. A nível de ruídos, não noto nada de relevante, não apresenta desgaste irregular nos pneus nem um comportamento em estrada diferente. Mas visualmente parece-me que há qualquer coisa menos bem.

Zeuz chamado à receção:

Ambas as rodas sempre estiveram ligeiramente inclinadas, mas por igual, e comparando visualmente com os 106/saxo que andam por aí não me parecia diferente. Agora a roda direita parece-me ligeiramente mais aberta...

Isto passa na IPO? Caso não passe, dá para reparar, ou só com outro eixo? É um problema de evolução rápida quando surge, ou pode andar assim bastante tempo até ser mesmo preciso trocar?

Caso seja preciso um eixo, o de 4 furos é compatível com o de 3, montando as polias do meu carro (3 furos)?
Parte das minhas respostas encontrei-as aqui...

Agora resta que passe na IPO para ganhar margem para fazer este serviço com tempo, quando for mesmo necessário.
O cão foi à IPO... e chumbou.

Gases. Com um catalisador metido há menos de 5000km...

Ao ralenti, tudo OK. Às 2500rpm, tudo errado. Lambda de 1.036; CO acima de 0,3%; HC elevados.

O carro levou uma esfrega antes de lá ir, e esteve sempre a trabalhar enquanto esperava. Estava quente.

Está a consumir algum óleo. Não é um escândalo, mas é algum...

Opção 1: Como fazer passar isto na IPO, para decidir se o despacho ou reparo?
Opção 2: Caso não dê, começo por onde, sabendo que, no limite, tenho de mudar o motor?
Arad Escreveu:Ambas as rodas sempre estiveram ligeiramente inclinadas, mas por igual, e comparando visualmente com os 106/saxo que andam por aí não me parecia diferente. Agora a roda direita parece-me ligeiramente mais aberta...

Isto passa na IPO?

A menos que tenha uma folga excessiva, não creio...

Arad Escreveu:Caso não passe, dá para reparar, ou só com outro eixo?

Há material para reparar, mas é mais prático trocar o eixo... carro em cima de preguiças, desapertar parafusos e baixar o eixo... para montar, fazer o processo inverso... grosso modo é isto...

Arad Escreveu:É um problema de evolução rápida quando surge, ou pode andar assim bastante tempo até ser mesmo preciso trocar?

Não creio que de um dia para o outro o eixo ceda!

Arad Escreveu:Caso seja preciso um eixo, o de 4 furos é compatível com o de 3, montando as polias do meu carro (3 furos)?

Deve ser as polies e os rolamentos... as pontas do eixo, portanto...

Desculpa, mas não te consigo ajudar mais... :oops:
Arad Escreveu:Opção 1: Como fazer passar isto na IPO, para decidir se o despacho ou reparo?

Acho que a resposta é óbvia... :mrgreen:

Se o catalizador tem 5.000km, como é da garantia ?
Será algum problema da sonda lambda?

Arad Escreveu:Opção 2: Caso não dê, começo por onde, sabendo que, no limite, tenho de mudar o motor?

Se está a gastar óleo, só me ocorre segmentos... :roll:
Os motores para esses carros são baratos... menos de 150€ e até ficas com um motor com mais vitamina!
Do que tenho lido, o que torna o meu problema difícil é ter CO, HC e lambda todos altos. E só às 2500rpm... Ou seja, por um lado mistura rica, mas lambda de mistura pobre... O que quase exclui sonda e catalisador da equação. Não invalida uma verificação exaustiva da linha de escape, velas, etc... Depois sobra o sensor de temperatura do líquido de refrigeração e... O motor.

Atendendo ao contexto da ilha, este carro não vai para o lixo. Vale a pena meter-lhe algum dinheiro em cima, sabendo que por menos de 1000€ aqui nada estará em condições, e com um risco elevado de vir a ter estes e outros problemas.

Além disso, sem IPO... Nem o consigo vender decentemente.

Edit: com muito pouco a perder, sou capaz de arriscar o Slick 50 ou outra coisa semelhante...
  • 1
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 19