O dia a dia do seu automóvel aqui relatado em primeira mão e com todos os detalhes
By SeteGu
É o meu primeiro carro. Não estava à espera que fosse algo assim tão recente mas dadas as circunstancias não me parece muito mau negócio.

Resumindo:

-2016
-Não europeu
-Branco :roll:

É um carro modesto, económico e que sofreu uma enorme evolução face à versão anterior.

Aceitam-se sugestões :mrgreen:

Fotos ainda não há devido a este tempo e manifesta falta de paciência.

PS: O Jazz ainda rola de boa saúde e está com quase 100.000 kms.
Última edição por SeteGu em 4 fev, 13:14, editado 1 vez no total.
By Arad
SeteGu Escreveu:Resumindo:

-2016
-Não europeu
-Branco :roll:

Kia Rio.
Arad Escreveu:
Kia Rio.

É ainda mais económico/modesto. Trata-se de um Hyundai i10 1.0 GPLi.

Está a caminho dos 1 400 km e espero fazer cerca de 20 000 kms/ano. A média global até ao momento tem sido 7,3 l/100 (GPL) com ritmos maioritariamente calmos e todo o tipo de percursos à mistura: cidade, serra, nacional, vias rápidas e AE.
Acredito que consiga vir a fazer médias na casa dos 6 l/100.

Alguns dados técnicos:

Motor/Performances:
69 cv às 6 200 rpm (67 cv a GPL)
93 Nm às 3 500 rpm (90 Nm a GPL).

Anuncia 155 km/h (153 km/h a GPL) e faz os 0-100 em 14,9 s (15,2 s a GPL).

Consumos gasolina / GPL:
Urbano (l/100): 6,5 / 8,3
Extra-urbano (l/100): 4,2 / 5,4
Combinado (l/100): 5,1 / 6,5

Dimensões e pesos:
Comprimento (mm): 3 665
Largura (mm): 1 660
Altura (mm): 1 500
Mala (l): 252
Pneus: 175/65 R14 (Continental Eco Contac 5)
Peso (kg): 1 064

Ainda não há fotos mas é igual a este... só que branco:

Até agora o que me saltou "à vista" é o ambiente a bordo: bastante silencioso (mal se nota que é um motor de 3 cilindros), sem ruídos parasitas e confortável.

Tem também um comportamento bastante neutro que me surpreendeu bastante: não adorna nas curvas. Os pneus (Continental Eco Contact 5) é que me parecem não ter muito grip mas pode ser de ainda serem muito novos, não sei.

Em comparação com o Jazz não se nota que este seja um carro de segmento inferior à exceção, claro, da mala e do sistema de rebatimento dos bancos (em que o Jazz fica claramente a ganhar).

De resto, não vou tecer ainda grandes considerações sobre o motor.

Depois colocarei fotos.
Última edição por SeteGu em 24 abr, 08:49, editado 1 vez no total.
By SeteGu
Já agora deixo só aqui um review que acho interessante (principalmente do min 1:30 para a frente):
By zetec
Boa sorte com ele setegu :)

Uma vez que não fiz DB da minha montada anterior (e raras vezes a referi por aqui, foi o meu 1º carro pago por mim), com o teu DB "a puxar", a ver vamos também se faço do meu actual companheiro de kms.
By as_shariff
Escolha surpreendente! Sempre pensei que o teu primeiro carro fosse um Honda ou um Toyota hybrid... bom, na verdade não deixa de ser um hybrid :mrgreen:

Ainda há tempos comentava com o pessoal, que a Kia e a Hyundai andam com uns carritos muito jeitosos e este é um exemplo disso mesmo. Acaba por ser uma proposta muito interessante pelas valências que tem para um carro desse segmento e para quem pretende acima de tudo economia e baixos custos de utilização.

Dado que vais fazer tantos km, talvez tivesse optado pelo segmento acima. Habitualmente a relação estabilidade/conforto/comportamento, é melhor e acaba por não pesar tanto no corpo!

Desejo-te boa sorte com a tua primeira e nova montada e vai actualizando! ;)
By SeteGu
as_shariff compreendo o que dizes mas a nível de condução, como referi, não noto qualquer diferença (para pior) em relação ao Jazz, por exemplo. Consegue ser até mais silencioso a bordo.
Curiosamente, ou não, quase todos os ensaios que tenho visto referem que parece tratar-se de um carro de segmento superior.

Falando agora um pouco do motor, mesmo sendo um 1.0, não me parece portar-se pior em ritmos "normais" graças a uma caixa mais curta e à falta de força do Jazz a baixas rotações (principalmente abaixo das 2 000 rpm).
Claro que em altas deverá ser bem diferente mas ainda nem puxei a sério pelo motor do Hyundai.
E depois, obviamente, fica a ganhar em muito no custo por km.

Deixo mais um ensaio desta vez made in PT. Vejam os seus restantes vídeos que costumam ter muita qualidade.

By Arad
Esse carro, além de ser um dos melhores do segmento, deve ter o custo de utilização mais baixo do mercado.

Boa malha...
By SeteGu
Novidades: Uma senhora num cruzamento, de noite, lembrou-se de fazer marcha atrás e riscou-me ligeiramente o para-choques dianteiro de lado (pendura).
Inicialmente até estava tão longe que tive tempo de fazer sinais de luzes e inclusivamente buzinar. A sorte foi que ainda andei para trás senão tinha-me levado a frente.

Também tenho ouvido uns barulhos vindos da suspensao traseira (apenas a frio) que quero um dia destes ir ver o que é.

De resto criei conta no spritmonitor e adicionei os consumos na assinatura.
De momento estão um pouco altos (7,8 l/100) por vários motivos:

1) Rodagem
Tenho notado os consumos a diminuir (tendo em conta os percursos e a solicitação do acelerador) o que deverá fazer baixar um pouco a média.

2) GPL
A diferença de consumos de gasolina para GPL, segundo o spritmonitor, ainda é elevada (22%), ora vejam:
Imagem

3) Alguns percursos de auto-estrada (talvez diminuam um pouco daqui para a frente)
Com uma caixa bastante curta [5ª a 125 km/h de ponteiro: 4.000 rpm) e um motor fraquinho os consumos ressentem-se.

Além disso anda com barras (aerodinâmicas) no tejadilho o que também não ajuda.

Consumos a:
120 km/h: +/- 8,0 l/100
110 km/h: +/- 7,5 l/100

4) Nem sempre tenho sido muito meigo para os consumos
Apesar de normalmente andar devagar e dentro dos limites legais tenho vindo a puxar pelo motor algumas vezes para o ir soltando.

Tinha esperança de atingir um consumo médio na casa dos 6 l/100 (como o Jazz, a gasolina) mas estou a ver que terei de contar com 1 litrito a mais. Ainda assim conto baixar dos 7,5 l/100 a médio prazo.

Neste momento está perto de atingir os 5 000 kms com um custo de GPL de 4,95 €/100.

Ainda não tive de meter gasolina além dos 10€ ao sair do stand. Liga sempre a gasolina mas a passagem para GPL, mesmo com o motor frio, é bastante rápida (alguns segundos).

PS: Ainda estão a faltar as fotos, eu sei. :mrgreen: