O dia a dia do seu automóvel aqui relatado em primeira mão e com todos os detalhes
Viva caríssimos,

Calhou hoje começar o DB da minha montada actual.

A história começa com o meu anterior carro um Toyota Yaris 1.0 vvti de 2010 que adquiri com 15mil kms em 2012 que se mostrou durante algum tempo um bom compromisso e que mais tarde se revelou menos amigo do que eu gostaria, sendo que saliento e sugiro uma coisa: comprem sempre extensão de garantia. Eu comprei neste Yaris, felizmente... De resto era um carro poupado, sempre entre os 4,5lts e os 5,5lts ou menos se eu andasse mesmo devagar. Não andava quase nada, mas chegava. O Hércules chegou a vê-lo numa ocasião e concordou que estava impecável.

E ... foi embora com cerca de 85 mil kms pois nunca me fazia dar aquilo sorriso na cara que eu queria, e fiquei com receio que a médio prazo pudesse ficar um electrodoméstico problemático.

No final do ano de 2016 tive um daqueles convites para um evento da Ford e numa conversa muito relaxada e casual após conduzir um ST-Line iniciamos uma conversa despreocupada, e saí com o negócio praticamente fechado nesse dia, com um valor de retoma pelo Yaris que me agradou, e um valor do novo também agradável.

A concessão queria vender-me um ST-Line mas confesso que não é o meu estilo, preferi algo mais discreto, e embora digam que o equipamento do Titanium é o mesmo do ST-line, existem ali algumas diferenças.

O diesel foi conversado, mas muito pouco porque quem me conhece sabe que já falo neste motor com estes cv há algum tempo e para os meus aproximados 15mil kms anuais...

O carro estava em stock no importador, portanto a espera foi curta.

A configuração é esta:

Ford Fiesta 1.0 T EcoBoost 100CV S/S Manual 5 veloc.

Características do Fiesta Titanium:

Ar condicionado com controlo electrónico de temperatura
Rádio CD MP3 com 6 altifalantes e ficha de ligação para aparelhos MP3 (USB+AUX)
Comandos áudio no volante
Computador de bordo
Volante de três raios em pele
Faróis de nevoeiro
Pára-choques dianteiro e traseiro na cor da carroçaria com grelha cinzenta e friso cromado
Manípulos das portas na cor da carroçaria
Manípulo da bagageira na cor da carroçaria com friso cromado
Punho da alavanca das mudanças em pele e acabamento brilhante
Retrovisores eléctricos e aquecidos na cor da carroçaria com indicadores de direcção integrados
Faróis de halogéneo
Luzes follow me home
Jantes de liga leve 16"de 5 raios
Spoiler traseiro na cor da carroçaria
Fecho centralizado de portas com comando à distância
Vidros dianteiros de comando eléctrico, com abertura e fecho de um só toque
Sistema Ford easy fuel
Airbags frontais e laterais
Coluna de direcção ajustável em profundidade e altura
ESP
ABS com distribuição electrónica da força de travagem (EBD)
Sistema de protecção inteligente (IPS)
Direcção assistida eléctrica (EPAS)
Ford Eco Mode
Porta documentos no banco do passageiro
ISOFIX
Vidros coloridos

Extras:
Vidros escurecidos
Pack Travel Titanium (Navegação SD Sony com ecrã a cores de 5", ficha USB, SYNC com Applink e controlo por voz, Assistência de emergência; Controlo automático de velocidade; Camera de Visão Traseira; Vidros eléctricos atrás e A/C Automático)
Pack fumador, (eu não fumo, mas pronto)
Roda suplementar convencional Adicional

Em falta o 3º encosto de cabeça, mas pronto...

Sim não é o 125cv ou 140Cv, mas não se pode ter tudo... Neste momento já tenho um carro que supera o saudoso Fiesta mk4 em andamento e que faz consumos bastante bons.

Estou satisfeito com o carro no seu todo, e espero que assim continue, pois sendo uma compra que considero racional, teve muito mas mesmo muito de "paixão" vá... Sei que é um modelo em fim de vida e isso tem o seu lado bom e mau.

O consumo anda entre 5,5lts e 6lts e ainda não chegou aos 5mil kms.

Para já sem fotos, mas eu coloco uma ou duas ;)

Cumps
O tão aguardado DB pelos autoportaleiros.

Conheço alguns e é o primeiro Yaris 1.0 que oiço ter dado problemas... foi mesmo azar. Foi grave?

Acho a atual gama da Ford interessante. O novo KA+ (um Fiesta mais pequeno) parece porreiro e já andei num Focus (diesel) e gostei bastante do carro.

Se não andares com "demasiada pressa" esse motor deve chegar e sobrar para as encomendas.

Boa sorte com a nova máquina e ficamos a aguardar as fotos. ;)
Boa sorte com a máquina. Carro mais do que experimentado, motor mais do que experimentado, fim de vida comercial, isso significa, por norma, duas coisas: fiabilidade e bom preço.

No caso do Fiesta, olhando para as imagens do novo... Deixa lá estar o anterior que, quanto a mim, tem melhor aspecto.

Feedback desse tricilindrico no que diz respeito à variação de consumos consoante o pé? Andamento deve chegar, se esses 100cv no Focus servem, no Fiesta será melhor, digo eu.

Quanto ao Yaris... Fenómenos de falta de fiabilidade em carros japoneses já experimentei, mas não me parecia provável num Toyota Otto N/A...

Ainda bem que tinhas garantia.

Recomendo vivamente as extensões de garantia para 5 anos, ou mais, se possível.

A que comprei para o Golf deu lucro...
SeteGu, o problema no Yaris expliquei por pm, não me quero alongar muito.

O ka+ é um óptimo produto para o segmento equipado com o mais que conhecido 1.25, claro que não nos podemos esquecer que é um Figo.

O Focus não parece mas evoluiu imenso, o st-Line a gasolina ficava mais acima do que eu queria gastar, e tem uma suspensão um pouco rija.

Os 100cv do Fiesta dão-me o que estava a espera ;)

Arad, também não me parece que o novo fique melhor que o actual; não precisavam de ir buscar o interior do 208, mas eles lá sabem...

O negócio do carro tendo em conta retoma e o valor do novo, para mim foi bom. Se calhar há quem tenha comprado mais barato? Talvez sim, talvez não. Não procurei mais modelos, nem marcas, foi aquilo e .

Pela fiabilidade japonesa pensei antes de pagar 300eur pela extensão de garantia de 7 anos, mas valeu a pena, caso contrário tinha passado uns momentos bem chatos.

Os consumos deste andam ali até aos 6lts em misto, mas vou vendo com o tempo. De qualquer modo muita gente dizia que ia gastar muito e felizmente não.

Sobre o Yaris só remato dizendo que foi entregue sem qualquer problema, só que se calhar juntou-se a fome com a vontade de comer.
Parabéns pela máquina.

Eu também sou da opinião que este Fiesta atingiu o ponto de rebuçado com o final de vida. É uma excelente proposta! Boa compra!

Fico é curioso com o que se passou com o Yaris. Acho que era benéfico, como feedback para futuro, deixar no DB o que se passou com um carro "novo" e com uma imagem tão favorável no que toca à fiabilidade.
Como dizes, creio que foi mais a vontade de ir para o amado Fiesta do que a real necessidade de trocar o Yaris.

Bons quilometros!
Não me quero alongar na questão do Yaris, só quis mesmo enquadrar esta aquisição, na altura quando o comprei o factor fiabilidade foi tido em conta mas na altura o que pesou foi mesmo o negócio em si. De qualquer modo fiquei com má imagem da marca no seu todo.
Praticamente 7 mil kms percorridos.

Médias entre 5,4lts a 6,2lts conforme o percurso e o pé. O máximo que já fiz foi no ip3 de madrugada quase todo a 130kmh e gastou 6,7lts.

Bastante satisfeito com o desempenho, dá para fazer a a25 com ac ligado sempre em 5a. Sente-se muito a vontade em ae, também já subi a serra da estrela, tudo ok.

Lá está, não é um foguete mas tem um desempenho para mim satisfatório sempre que preciso e já se sente que anda.

Já tenho umas fotos para por ;)