O dia a dia do seu automóvel aqui relatado em primeira mão e com todos os detalhes
Ao longo da semana vou atualizar isto.

Motor mais do que conhecido, carroçaria improvável, sobretudo porque ia à espera de receber um Chevy Aveo...

Para já, tudo como esperava: Até tem algum nervo, o prrrrrrrrrr a cada aceleradela não me agrada, e bebe bastante em contexto de ilha. A caixa ajuda, é curta. Não lhe sinto falta de força, mas anda com pouco peso.

Aceitam-se palpites sobre marca e modelo...
Avançando:

Fiz cerca de 200km de subidas e descidas acentuadas, curvas e contracurvas, a uma velocidade que raramente passou dos 60km/h.

O desempenho global do motor é bom, nem sempre suave, mas nunca foi hesitante. Não senti lag. Anda o normal para 100cv a puxar uma carroçaria relativamente grande e com má aerodinâmica. A caixa é muito boa, ajuda à boa sensação de utilização. O motor até é silencioso, mas a puxar sente-se o som típico do tricilindrico, que não é agradável...

O pior: Consumos. Quando levantei o carro marcava 8,6l/100km, um susto! Fiz logo reset... No primeiro dia, ainda a adaptar-me ao carro, não baixei dos 8l/100km. No segundo dia andei com pezinhos de lã para ver se melhorava: 7,3l/100km. E nunca andou carregado, nem apertei com ele.

O carro: Ia para levantar um Chevrolet Aveo, entregaram-me um Ford Tourneo Courrier 1.0 ecoboost branca. Naquele momento não achei graça nenhuma ao upgrade, mas não tive escolha.

"Oh sorte, uma Ford Transit..." Foi o comentário, aqui filtrado, porque foi acompanhado de algum vernáculo e uma certa associação a cidadãos que vestem de negro, usam chapéu e comercializam roupa ao ar livre.

Adiante: a carrinha não é particularmente bela, para não dizer outra coisa. É o normal para um furgão. Mas lá dentro, o sentido prático, espaço, robustez de construção e mais equipamento do que seria de supor acabaram por dar uma imagem mais positiva. É como um Fiesta, mas com muito espaço.

Na estrada não a explorei muito, mas pareceu-me pouco furgão. Curva como um carro de passageiros, não adorna muito, nem é particularmente dura ou desconfortável. É mais automóvel do que comercial, justificando o desaparecimento do B-max.

Também não gostei do enorme e pesado portão traseiro. Nada confortável de utilizar.

Tive a curiosidade de tentar perceber o que leva um dono de uma pequena rent a car a adquirir estes carros. Fiquei esclarecido quando vi o preço... Para o cliente comum um carro destes custa, de tabela, 12000€. Para empresa, ainda menos... Com carros de 12000€ faz 3 classes de aluguer.

Para o que pretendia do carro, o consumo e as dimensões foram a parte menos simpática.

Fotos da "Ford Transit" brevemente...
Última edição por Arad em 9 out, 10:54, editado 5 vezes no total.
Para quem não tiver complexos com a imagem derivada de comercial, algo disfarçada, acredito que este produto seja muito interessante para o cliente tipo do monovolume e carrinha do segmento B. O preço é imbatível e não tem pontos muito negativos, pelo menos na utilização que lhe dei. Por outro lado, não sei como se comporta em autoestrada, ou em viagens longas...

Entre um Ford Tourneo Courrier e um Dacia Logan MCV, talvez quem experimente ambos fique na dúvida, até porque o Ford é melhor por dentro.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Eu até acho a carrinha gira! E essa até parece razoavelmente equipada.

A tua opinião vem confirmar aquilo que eu já achava: estes comerciais estão mais proximos de veículos de passageiros do que de furgões. Até porque derivam diretamente de plataformas de Fiesta's, Clio's e afins! Para familias de orçamento reduzido e elevadas necessidade de espaço, acho que são carros ideias.
Eu não teria dúvidas, entre uma coisa destas nova ou uma carrinha "normal" usada!

Quanto aos consumos, o teu contexto é muito diferente. Devia ser comparado com consumos de carros daí e, talvez assim, as diferenças não fossem tão grande, ou existissem sequer.

Obs.: Não vejo a hora de voltar ao Açores... Seja que ilha for!
Esperava algo à volta dos 6 ou 6,5 já contando com o facto de ser numa ilha. 8 a andar normalmente é muito... Baixar dos 8 só com condução muito cuidadosa, mesmo assim é puxado.

A caixa é curta, também é um factor a ter em conta.

Esteticamente choca vista de lado. O overhang frontal é enorme, fica estranho e não está disfarçado, como na maioria dos FWD.

A concorrência não tem nada semelhante, por estes preços, em versão de passageiros. A Ford tem aqui um nicho para explorar.
O motor é excelente... com 125cv! Esse com 100cv e com o peso da tourneo, a juntar orografia a ilha deve ser mais pastelão e obviamente mais guloso!

Isso nunca vai vender muito, porque é um cronho :mrgreen: ! Mas é como acabas por dizer, com tantas coisas a favor é estranho porque são tão raras de ser ver... isso é que classe nas portagens?
Este carro em particular é óptimo para famílias e com um preço apetecível tendo em conta o que oferece, mas tem uma aceitação reduzida junto do público.

Nunca conduzi nenhuma, não posso dizer muito mais, a não ser que finalmente andaste num carro digno desse nome :lol: :mrgreen: