Perguntas e Respostas para os problemas que atormentam o automóvel
Olá a todos! Depois de vários posts a tentar ajudar os outros, desta vez sou eu que precisa de ajuda...
Talvez alguém aqui me possa dar algumas ideias de qual seja a origem do problema, porque eu esgotei todas as possibilidades que me ocorreram...
Antes de mais, uma curta introdução, comprei este carro há um par de anos para que a minha mulher “começasse” a conduzir com regularidade. Trata-se de um Golf IV de 1998 com motor 1.6 de 8 valvulas com a/c (sem EGR) e acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades. O carro tem actualmente ligeiramente mais de 300.000km’s.
Desde que o comprei que sempre teve um consume elevado (entre 8 a 9 l/100km seja em cidade, estrada ou auto-estrada) em condução calma. O motor tem uma resposta anémica a baixa rotação (até às 3000-3500rpm). A potência está lá e puxa para lá dos 180km/h a direito, mas é “preguiçoso” a baixo regime. Ao mesmo tempo sempre sofreu de problemas de suavidade, dando “coices” ao abrir ligeiramente o acelerador ou quando se retira o acelerador completamente, independentemente do regime de motor (mas mais notório a baixo regime).
Até agora já verifiquei e substitui várias coisas, entre as quais, a bateria, o sensor de massa de ar, as velas, limpei o corpo da borboleta do acelerador e limpei e lubrifiquei a parte electronica de regulação do mesmo, substituí o tubo de vacuo que vai ao servo-freio (tinha rachado e deixava passer ar) e fiz a manutenção geral normal mudando óleos e filtros. Já procurei por códigos de erro no ECU e nada.
Notei que quando desligava a bateria por longos períodos de tempo, que o primeiro arranque do motor era melhor com a resposta ao acelerador a melhorar dramaticamente a baixos regimes, mas tudo voltava ao mesmo após um par de quilómetros. O mesmo também se passa ao fazer um reset ao ECU.
A esta altura pensei que tinha identificado o problema como estando relacionado com o sistema de controlo de emissões, daí que os próximos suspeitos fossem a sonda lambda e o catalisador, que com 300.000km’s podería ter colapsado ou estar parcialmente bloqueado (esta versão não tem uma sonda lambda adicional após o catalisador para monitorizar a eficiência do catalisador nem sistema de monitorização da variação de pressão de gases de antes e depois do catalisador). Antes de mudar estas peças, decidi mudar o sistema de escape a seguir ao catalisador que era também ainda o original, mas isto não resolveu o problema. Quando mudei o escape, durante o processo, a junta entre o colector de escape e o catalisador partiu e deu origem a uma fuga. Foi aqui que fiz uma “descoberta”. Quando decidi testar o carro com o novo escape e a fuga adicional antes do catalisador e sonda lambda, todos os problemas desapareceram de imediato! A resposta ao acelerador a baixo regime tornou-se mais energética, os “coices” desapareceram e deram lugar a transições suaves (ao ponto de se sentir mesmo a diferença nas passagens de caixa) e os consumos baixaram 2 litros a velocidade estabilizada em auto-estrada! PERFEITO!!! Fiquei convencido que o problema era sem dúvida o sensor lambda e/ou o catalisador, pelo que decidi mudar os dois (este é um daqueles trabalhos que não quero fazer em duas partes e dados os quilómetros de certeza que precisavam de substituição...) e substituir a junta com fuga. Após ter feito tudo isto... o problema voltou exactamente igual!!...
Aí fiquei sem saber o que mais fazer ou pensar, dado que tudo o que sei de mecãnica e motores parece ser incapaz de fazer lógica desta situação... Estranhamente, após um par de semanas, o problema dos “coices” desapareceu de um dia para o outro, mas o consumo elevado e a resposta anémica continuam... Já tentei fazer um reset ao ECU e senti que o motor refez o mapa de correcção de injecção durante alguns quilómetros, mas voltou ao mesmo.
O único que sei a esta altura é que o motor funciona com mistura rica a baixa rotação (nota-se um pouco o cheiro do escape, mesmo com o motor quente), e não consigo explicar como é que com uma pequena fuga antes da sonda lambda, o carro funcionava perfeitamente!... Alguma ideia??
Ora aqui está uma situação particular! Pelas tuas intervenções aqui no forum, se não és das pessoas que mais percebe de mecânica, então não sei quem será.

A ver se eu digo algo de util.
Partindo do principio que o carro funciona perfeitamente quando tem uma fuga antes da sonda lambda, isso pode significar que, nessa situação, a leitura incorrecta da sonda está relacionada com o problema. Sendo assim, eu apontaria para um problema qualquer relacionado ou com o sistema anti poluição ou com injecção/combustão. Sobre o primeiro já descartas-te problemas no catalizador e na própria sonda mas não poderá haver, por exemplo, uma deficiência na ficha de ligação dessa sonda? Sobre o segundo, já disseste que o carro está a trabalhar com mistura rica a baixa rotação. Será que esse desajuste apenas se faz sentir a baixa rotação? Não estará a influênciar todo o funcionamento do motor?

Poderá haver também a hipotese de o sensor de pressão nos colectores de escape não estar a funcionar correctamente? Lembro-me de uma experiência que se fez na FEUP aqui à uns anos com os Puntos e o único sensor que, em caso de ausencia, impedia o funcionamento do motor, era mesmo o da pressão nos colectores de escape.
Ricardo Ribeiro Escreveu:Ora aqui está uma situação particular! Pelas tuas intervenções aqui no forum, se não és das pessoas que mais percebe de mecânica, então não sei quem será.

A ver se eu digo algo de util.
Partindo do principio que o carro funciona perfeitamente quando tem uma fuga antes da sonda lambda, isso pode significar que, nessa situação, a leitura incorrecta da sonda está relacionada com o problema. Sendo assim, eu apontaria para um problema qualquer relacionado ou com o sistema anti poluição ou com injecção/combustão. Sobre o primeiro já descartas-te problemas no catalizador e na própria sonda mas não poderá haver, por exemplo, uma deficiência na ficha de ligação dessa sonda? Sobre o segundo, já disseste que o carro está a trabalhar com mistura rica a baixa rotação. Será que esse desajuste apenas se faz sentir a baixa rotação? Não estará a influênciar todo o funcionamento do motor?

Poderá haver também a hipotese de o sensor de pressão nos colectores de escape não estar a funcionar correctamente? Lembro-me de uma experiência que se fez na FEUP aqui à uns anos com os Puntos e o único sensor que, em caso de ausencia, impedia o funcionamento do motor, era mesmo o da pressão nos colectores de escape.

Obrigado Ricardo! Realmente ainda não verifiquei o circuito electrico da ficha ao ECU... Em parte porque é difícil de fazê-lo na prática e porque assumi que se houvesse um erro de ligacao, isso resultaria nalgum erro ao nível do OBD... Vou verficar mais a fundo, embora nao esteja muito convencido que seja isso, uma vez que mudei a sonda e a ficha (do lado da sonda esta claro) e o problema mantem-se...
Quanto ao sensor de pressao de escape, este menino ainda nao tem... Por ai é que nao pode mesmo ser...

O que me parte a cabeca é a logica de como é que com fuga anda bem:

Fuga = - gases de escape (leituras de oxigénio + elevadas) = ECU comanda mais enriquecimento da mistura...

Se o motor realmente esta realmente a queimar gasolina a mais, as leituras de oxigenio deveriam ser mais baixas, logo induzindo o ECU a cortar na injeccao...

Tenho de reverificar qual é a logica de funcionamento do lambda, a ver se passa mais ou menos corrente com mais oxigenio... A partir dai pode ser que me venham mais ideias... Se calhar tens mesmo razao e ha um problema na ficha ou na cablagem!! Bizarro! Se isto continua acho que sera mais facil fazer um bypass à sonda... lol ;)
Tive um Golf IV Cabrio com esse motor... que saudades... :cry:
http://forum.autoportal.iol.pt/viewtopic.php?f=6&t=2429

Não tenho conhecimentos para ajudar-te, mas dou-te a sugestão de também expores o problema no fórum dedicado ao Golf:
http://www.clubegolfpt.com/forum/
Luis G Escreveu:Ja agora, uma questao, se ainda te lembras, que consumos te fazia o teu Golf?

Faço melhor que isso... dou-te o registo completo de abastecimentos! ;)
http://www.spritmonitor.de/en/detail/373539.html

Lembrei-me de uma coisa...a sonda e o catalizador são originais? Sei que há carros sensíveis a isso...
ZeuZ Escreveu:
Luis G Escreveu:Ja agora, uma questao, se ainda te lembras, que consumos te fazia o teu Golf?

Faço melhor que isso... dou-te o registo completo de abastecimentos! ;)
http://www.spritmonitor.de/en/detail/373539.html

Lembrei-me de uma coisa...a sonda e o catalizador são originais? Sei que há carros sensíveis a isso...

A sonda e o catalisador foram mudados, mas não são de origem VW (quase €1.000 pelo catalisador é muito para o valor actual do carro), mas de qualquer forma a posição da sonda é a mesma que no original e a sonda é de boa qualidade e vinha completa já com ficha feita para não haver dúvidas... Uma vez que este OBD é um dos simples em que a eficiência do catalisador e a contra-pressão não são monitorizados, sinceramente não penso que seja por aí. Ademais, o problema já existia antes e aquando da mudança manteve-se inalterado... Só semanas mais tarde é que ele deixou de dar coices de um dia para o outro.

Vi o teu link para os consumos, mas não penso que alguma vez chegue a 2,66l/100km... ;) Mas de memória, os consumos que tu fazias andavam à volta de quanto, numa condução normal?
as_shariff Escreveu:O carro anda a mamar óleo?

O consumo de óleo não chega a 0,5 litros por cada 10.000km... Não considero que isso seja mamar óleo, até porque há motores novos a consumir bem mais que isso e considerados "normais"...