ZeuZ Escreveu:Any news? 
Bom, aqui fica um update:
Depois de muito coçar a cabeça decidi experimentar um set de injectores usados de outro carro a ver se via alterações, pensando que um spray deficiente pudesse estar a causar uma queima pouco uniforme e leituras anormais na sonda lambda e a influenciar o ECU. Verifiquei também a pressão de gasolina à entrada do regulador (pressão regulada pela bomba eléctrica no deposito) que me pareceu boa, até um pouco acima da especificação (2,8 em vez de 2,5bar quer ao ralenti como em aceleração). Troquei o regulador da rampa de injectores para ter a certeza que o sistema ali estava conforme. Notaram-se melhorias e uma ligeira baixa de consumo médio de 0,3 a 0,5 litros a cada 100km. Passado isto e não satisfeito com a melhoria, decidi verificar e mudar a bobine de ignição (que neste caso são duas em uma e funciona no principio "wasted-spark") e as velas (tinha montado velas de 4 polos se bem que as de origem sejam de 3-polos). Verifiquei as resistências dos cabos de alta-voltagem e sem problemas. Notou-se uma ligeira melhoria na resposta a frio, mas os consumos mantiveram-se. Depois de muito procurar, decidi experimentar trocar o sensor de posição da arvore de cames (o que normalmente é um trabalho jeitoso por ter de se remover a correia de distribuição, etc. mas acabei por conseguir sem remover a correia). E aqui parece que estava o maior problema, porque o consumo baixou entre 1 a 2l ao 100km em media e o motor ganhou agilidade e sente-se mais solto.
Ainda assim noto que ao ralenti ha pequenas oscilações que para mim não deviam existir. Ao mesmo tempo, noto sempre uma certa humidade na tampa de oleo do motor e uma espécie de massa castanha que normalmente indica oleo contaminado com agua. Decidi re-testar a compressão em todos os cilindros e está tudo acima dos valores de referencia. Este motor tem uma taxa de compressão geométrica de 10.2:1 mas os meus valores estão todos acima de 14bar nas primeiras 2 voltas de cambota e com variações entre cilindros inferiores a 0,2bar - nada mau para um motor com 300.000km!! Isto significa que não há fugas nos segmentos nem nas válvulas nem na junta. Falta dizer que este motor não consome agua nem oleo nem vejo qualquer indicio de contaminação outro que na tampa de oleo do motor. Conclui que mecanicamente não há problema, pelo que decidi tentar curar as pequenas variações do ralenti substituindo o sensor de posição do volante motor. Feito isto, temos ainda mais melhorias e o motor está ainda mais solto e todos os solavancos em andamento desapareceram por completo, tendo até melhorado na suavidade das passagens de caixa. Contudo os pequenos "soluços" ao ralenti continuam presentes. A esta altura, devo dizer que estou bastante contente com os resultados, mas gostava de erradicar todos os sintomas.
Em resumo restam agora cinco coisas:
- A evidencia de agua na tampa de oleo de motor;
- Pequenas variações ao ralenti;
- Um pegar "molengão" tanto a quente como a frio (o motor de arranque funciona bem e a combustão é praticamente imediata, mas a subida para a velocidade de ralenti requer 5 ou 6 voltas do motor, como se subisse de rotação em "escadinha" tanto a quente como a frio;
- Um termostato que falhou e fica aberto (isto um sintoma recente);
- Um vedante de cambota do lado da transmissão a verter oleo (muito pouco mas foi detectado apenas pelo facto de o sensor de posição do volante motor estar "oleado").
Investigando o sistema de respiro de oleo desconfio de que está a puxar ar pelas juntas em certas zonas do sistema, e inclusive pela tampa de oleo (há de origem uma entrada de ar directa da cambota para a admissão e que não é controlada pelo sensor de massa de ar) o que dará origem à entrada de ar húmido no inverno que condensa na tampa de oleo- posto isto vou renovar as juntas de borracha e a tampa (o proprio tubo onde entra a vareta de oleo foi ja substituído por se ter partido durante o teste de compressão - é de plástico e estava ressequida e muito quebradiça - e isto também deve melhorar a estanquecidade do sistema). Isto é capaz de ter influencia no pegar em "escadinha".
Se o problema de pegar em escadinha não se resolver, e tendo já limpo o corpo da borboleta do acelerador e lubrificado o mecanismo de ajuste automatico, penso que uma reprogramação do mesmo seja o suficiente para curar o problema.
As variações ao ralenti penso estarem relacionadas com a carbonização do motor. Este é um carro que faz muita cidade e com os anteriores problemas deve ter uma boa camada de carvão dentro dos cilindros o que deve estar a provocar auto-ignição. Fiz um calculo e reparei que uma camada de carvão inferior a 1mm nas superficies do pistão/cilindro no Ponto Morto Superior é o suficiente para explicar o desvio dos valores de compressão efectiva exagerados registados no teste de compressão. Posto isto, uma sessão de descarbonizarão deverá seguir-se.
A substituição do termostato implica a mudança do liquido de radiador, pelo que vou mudar também a bomba de agua (que sendo conduzida pela correia de distribuição que não sei já quando foi substituída pela ultima vez) e a correia de distribuição. Uma vez que vou mudar a correia vou aproveitar para mudar também o vedante da cambota do lado da distribuição.
Quanto ao vedante da cambota do lado da transmissão, não lhe vou mexer por agora pois o motor neste momento não consome oleo e não tem qualquer problema de embraiagem e simplesmente não me apetece desmontar metade do carro e em especial reajustar o mecanismo selector da caixa sem a ferramenta especial da VW...
E para os que leram até aqui, parabéns pela paciência e dedicação em seguir esta historia.
P.S.- So uma nota para dizer que se bem que tenha substituído ou vá substituir um numero considerável de peças, tudo isto que descrevi me custa cerca de €500 (incluindo o trabalho que ainda vou fazer), o que me parece razoável para esperar que este motor me faça pelo menos 100.000km sem mais que não a manutenção normal. É certo que sou eu a fazer todo o trabalho, senão tudo isto seria economicamente inviável.