Perguntas e Respostas para os problemas que atormentam o automóvel
#76843
Eu acho que o maior problema do Cupra é mesmo a caixa. O escalonamento não parece o mais indicado e o numero de relações exagerado para o tipo de carro e para a potência do motor.

Isto é uma avaliação baseada num contacto que tive com a mecanica, sem olhar a quaisquer numeros além da potência, e por comparação com o THP200 que conheço bem.
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By SeteGu
#76844
Olhando para os numeros:

-->Volkswagen Polo 3p GTI 1.4 TSI 180 CV DSG 7 vel:
229 km/h
6,9 (0-100)
7,09 (Rel. peso/potência)

179 cv / 6.200 rpm
250 Nm / 2.000-4.500 rpm
http://www.km77.com/precios/comparador/comparar/27265/27266

-->Alfa Romeo MiTo 1.4 170 CV S&S MultiAir Quadrifoglio Verde
219 km/h
7,5 (0-100)
7,18 (Rel. peso/potência)

170 cv / 5.500 rpm
270 Nm / 2.500 rpm
http://www.km77.com/precios/alfa-romeo/mito/2013/mito-14-170-cv-multiair-quadrifoglio-verde

-->Abarth Punto SuperSport 1.4 16v MultiAir 180 CV
216 km/h
7,5 (0-100)
7,04 (Rel. peso/potência)

179 cv / 5.750 rpm
270 Nm / 2.500 rpm
http://www.km77.com/precios/abarth/punto/2012/punto-supersport-14-16v-multiair-180-cv2

-->Peugeot RCZ 1.6 THP 200
237 km/h
7,5 (0-100)
7,21 (Rel. peso/potência)

200 cv / 5.500 - 6.800 rpm
275 Nm / 1.750 - 4.500 rpm
http://www.km77.com/precios/peugeot/rcz/2013/rcz-16-thp-200

Provavelmente o Golf será mais filtrado e o facto de ter caixa auto de dupla embraiagem também não ajuda (passagens rápidas e suaves). E tendo o motor uma faixa de binário muito constante (e com um valor ligeiramente mais baixo) também faz do mesmo um motor bastante progressivo e possivelmente menos "brusco".
Tudo isto poderá facilmente enganar os nossos sentidos fazendo parecer que tem menor aceleração.
#76845
Imaginem: 1.4TSI 180cv montado na traseira + DSG7 + Tração traseira (obvio) + 750kg

É este o contacto que tenho. Esgota 5ª a 200km/h e a partir daí custa a progredir, deixa de se sentir força em 6ª e 7ª (em 7ª até é normal)! Esperava mais, dadas as caracteristicas acima e os numeros da mecanica.

O THP200, por exemplo, vai alegremente até aos 230km/h (6ª às 6000rpm), posso largar e voltar aos 200km/h que quando volto a carregar sinto impulso. Daqui para a frente ainda não fui vezes suficientes para perceber.
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By jose dias
#76847
Boas
Li os textos e compreendo perfeitamente o trabalho do compressor volumétrico em termos técnicos ...vou dizer a minha opinião sobre este muito conhecido compressor.. menos sensível a avarias mas mais pesado tem mais de 40 anos e penso que a Mercedes e várias marcas Americanas optaram pelo compressor á muitos anos. Mas eu continuo a dizer que o turbo tem muito para explorar a começar pelo TGV... se para motores a gasolina o TGV não pode ser aplicado devido ás altas temperaturas então á que utilizar materiais nobres e não dois compressores totalmente distintos .. é natural que o problema do carro esteja no seu peso ou na caixa de velocidades ou até no cx ...Vejam até o Nissan note a gasolina tem compressor volumétrico...vai ser (moda) ou vai ser mais um adicional á carteira do comprador quando entrar na oficina.
Temos ainda o turbo electrico que promete reduzir as emissões do CO2 nos automóveis falta saber qual a temperatura que este turbo aguenta....As comparações do SetGu são excelentes mas e adequadas ao tema na minha opinião.
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By Arad
#76849
A própria VW já utiliza compressorea volumétricos há maiss de 20 anos.

A VW, quanto a mim fez bem em apostar nesta solução. Conseguiu colmatar as limitações na utilização dos tgv nos motores otto.

Estamos a falar de carros que não podem utilizar tecnologia excessivamente cara, como pode um porsche.
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By jose dias
#76852
Arad Escreveu:A própria VW já utiliza compressorea volumétricos há maiss de 20 anos.

A VW, quanto a mim fez bem em apostar nesta solução. Conseguiu colmatar as limitações na utilização dos tgv nos motores otto.

Estamos a falar de carros que não podem utilizar tecnologia excessivamente cara, como pode um porsche.

Boas
Não sabia que a VW usa compressor volumétrico á muitos anos... assim sendo o compressor volumétrico é um componente que voltou a ser mais usado (aplicado)nos últimos 20 anos...desconhecia porque as marcas que conheço bem nunca utilizaram o compressor, salvo o Nissan note atual .
abraço
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By Arad
#76853
Polo G40, Golf/Passat/Corrado G60...

A Fiat utilizou nos 131 Mirafiori Volumetric. Eram os carros da PJ nos 80's.

Entre outros...