Perguntas e Respostas para os problemas que atormentam o automóvel
#79343
Olá,

Adquiri um Kia Ceed novo, no início de setembro, que esteve perfeitamente normal até fazer +- 1500km. A partir daqui, começou com uma vibração estranha (tipo berbequim em percusão mas sem o barulho deste) que me apercebi primeiro pelo volante, mas que bem analizada, concluí se estender a todo o carro e que está numa frequência que faz ressonância com freq. do corpo, como sejam: cabeça, mãos, braços, pernas e tronco. A parte afetada, pode variar ligeiramente de dia para dia, mas no geral mantêm-se. Os efeitos que provoca, são: dores nos sítios afetados, e sensação de mareado, que se prolongam para muito depois de terminar a condução.
Contatado o vendedor/concessionário, que não é mecânico, mas que em tal se arma e não deixa contatar os mecânicos, não ligou ao que lhe expliquei e circulou com o carro cerca de 20 minutos, em alta velocidade, dizendo que nada de anormal encontrou. Nada mais fez e concluiu que o carro está bom, porque não acende luz de avaria. Insisti que não estava, porque o conduzo todos os dias e sei o que tinha e o que agora tenho, mas prevaleceu a palavra dele e ponto final.
Reclamei por escrito com aviso de recepção para ele e para a Kia, mas resposta, nada.

Resumo: anunciam 7 anos de garantia e é isto que se passa. Para vender é a melhor das atenções, depois, quanto mais longe da porta melhor.
Não percebe o que se passa, em vez de se aliar ao cliente, fica contra ele. Só visto...
Isto acontece na Ilha Terceira, em que o concessionário é único e já me perdeu como futuro cliente e se calhar não só.
Desde já fico grato a quem tiver alguma ideia.
A vibração do carro é a que se segue:
Medidas efetuadas no tejadilho c/ smartfone na horizontal na direção frente/trás, carro no ralanti e superfície direita:

Programa: VibSensor Unidade: m/s^2

Peak raw: x (0.79) Y (0.23) Z (9.74)
ISD(Integrated Spectral Density): X (0.0033) Y (0.056) Z (0.03)
Ressonâncias:
x: 27 Hz (0.0033), 17 Hz (0.00044)
Y: 27 Hz (0.011), 46 Hz (0.00084)
z: 27 Hz (0.0027), 17 Hz (0.00023)
RMS vibração: X (0.033) Y (0.056) Z (0.03)
AVG TILT: X (0.66) Y (-0.12) Z (9.64)

Depois de viagem de 30 minutos:

Peak raw: X (0.97) Y (0.32) Z (9.79)
ISD: X (0.031) Y (0.047) Z (0.09)
RESSONANCIAS:
X: 26 Hz (0.0032), 16 Hz (0.00043)
Y: 26 Hz (0.0096), 16 Hz (0.00074)
Z: 26 Hz (0.041), 2.9 Hz (0.003)
RMS VIBRATION: X: (0.031) Y: (0.047) Z: (0.09)
AVG TILT: X (0.88) Y (-0.20) Z (9.61)

MEDIÇÃO FEITA HOJE (13-11-2015) C/ 2 MINUTOS AQUECIMENTO:

Peak Raw: X (0.96) Y (0.47) Z (9.78)
ISD: X (0.045) Y (0.056) Z (0.053)
Ressonancias:
X: 27 Hz (0.0095), 17 Hz (0.00075)
Y: 27 Hz (0.015), 1.9 Hz (0.00077)
Z: 27 Hz (0.013), 1.9 Hz (0.00068)
RMS VIBRATION: X (0.045) Y (0.056) Z (0.053)

http://www.4work.pt/cms/index.php?id=98 ... &tx_ttnews[backPid]=97&tx_ttnews[tt_news]=133&cHash=ed875c9e868ba8c8eee5d6e068823843
#79383
Boas
LI o teu texto e fiquei admirado pelos teus diagnósticos, demasiado complexos e talvez desnecessários...
O trabalho do vendedor terminou no dia e hora da entrega do carro assim sendo o vendedor apenas devia acompanhar-te á oficina para falares com o chefe de oficina e colocares o problema.
Mas concordo contigo para venderem prometem e são muito simpáticos mas depois falham no acompanhamento ao cliente evidente que não podemos generalizar ...Como já passaram muitos dias após a tua publicação se calhar já tens o problema resolvido...espero que sim
abraço