Perguntas e Respostas para os problemas que atormentam o automóvel
Boas pessoal,
Eu tenho uma Ford C-max de 2004, que de vez em quando deita uma fumarada que deixo de ver os carros de traz.
Ainda não descobri em que circunstancias deita mais ou não, pois quem anda mais com o carro e a minha mulher.
Mas deita fuma quando puxo a baixa rotações, a subir por exemplo, quando vou a rotações elevadas, 2500 rpm.
Alguém com o mesmos sintomas? Ou alguém sabe qual o problema?
Desde já obrigado.
João Sousa
Ola Joao,
Espero que tenha ja resolvido o problema, mas senao a primeira coisa a discernir é se se trata de fumo negro ou azulado. O primeiro é indicador de falhas na preparacao da mistura ar/gasoleo, sendo que o segundo indica consumo de oleo. Assumindo que nao existem outros indicadores ou codigos de falha no ECU, os primeiros pontos a verificar sao, por ordem de trabalhos:
1. Caso de fumo negro: Funcionamento da valvula EGR, estado dos filtros de particulas, injectores (possivelmente pontas sujas com spray irregular);
2. Caso de fumo azulado: Funcionamento do sistema de respiro de oleo do motor, folga no eixo do turbo (ou outra situacao aparente de desgaste ou mau funcionamento do mesmo), estado dos segmentos (um teste de compressao deve dar uma boa indicacao do estado dos mesmos).

Nao sei se esta confortavel a verificar estes pontos, mas diga se precisar de outras indicacoes.

Boa sorte!