Conversas que vão além do tema automóvel
Eu sei que isto não é um forum dedicado a bicicletas e que, neste momento, alguns users do fórum estão demasiadamente preocupados em celebrar o 32º titulo do SLB, mas aqui fica a pergunta:

Eu tenho uma bicicleta (que está longe de ser topo de gama, ainda que seja razoável) que sempre dá para eu dar umas voltas maiores de vez em quando e para me deslocar do ponto A para o B em percursos mais curtos.

Porém, tenho-me vindo a aperceber que tem um grande ponto fraco: a lama. Basta a corrente apanhar lama e o esticador traseiro começa a encravar (depois de começar aos estalos). Aquilo é shimano mas nem sei que modelo é.

Eu sei que é relativamente normal isto acontecer, mas eu acho que é exagerado. Não há forma de eu contornar a situação?

Se colocasse outro poderia atenuar o problema? É que é chato apanhar um bocado mais de lama e ter de levar a bicicleta à mão para aquilo não estar sempre a encravar. Quando a lama sai fica bom.

Pelo sim, pelo não, vou a uma loja especializada perguntar. Queria apenas ter uma ideia porque creio que já fui "roubado" algumas vezes e como vou a uma loja nova também não sei muito bem o que esperar... :roll:

PS. Com a bicicleta de um amigo meu (apesar de também fazer barulhos, etc) a corrente nunca prendeu.
Última edição por SeteGu em 4 ago, 15:20, editado 4 vezes no total.
Acho que já venho um pouco tarde, mas aqui vai.

Em primeiro limpa tudinho muito bem, incluindo a espia dentro das guias.
Para isto coloca o esticador no carreto mais pequeno, e depois com a mão empurras o esticador para a roda. Podes ao mesmo tempo empurra-lo e puxa-lo um pouco para trás sem problema.
Vais reparar que a espia fica um pouco solta, e assim já dá para tirar as guias dos encaixes.
Andas com as guias para cima e para baixo e vais limpando a espia com água, um pano, liquido de limpeza de travões...
Secas, lubrificas a espia e voltas a montar.
Lubrifica também o esticador, a corrente e depois afina.

O óleo de inverno pode ajudar, mas eu utilizo óleo de motor para carros normalissimo, faço isto tudo que te disse e dá resultado.

Outra coisa.
Já que estás com a mão na obra, desmonta as roldanas do esticador, limpa-as e lubrifica com massa. Algumas roldanas teem no seu interior um rolamento e outras são por esferas.

Se fores de Coimbra conheço um gajo porreirito que te pode ajudar.

:D
Eurico Maia Escreveu:Acho que já venho um pouco tarde, mas aqui vai.

Em primeiro limpa tudinho muito bem, incluindo a espia dentro das guias.
Para isto coloca o esticador no carreto mais pequeno, e depois com a mão empurras o esticador para a roda. Podes ao mesmo tempo empurra-lo e puxa-lo um pouco para trás sem problema.
Vais reparar que a espia fica um pouco solta, e assim já dá para tirar as guias dos encaixes.
Andas com as guias para cima e para baixo e vais limpando a espia com água, um pano, liquido de limpeza de travões...
Secas, lubrificas a espia e voltas a montar.
Lubrifica também o esticador, a corrente e depois afina.

O óleo de inverno pode ajudar, mas eu utilizo óleo de motor para carros normalissimo, faço isto tudo que te disse e dá resultado.

Outra coisa.
Já que estás com a mão na obra, desmonta as roldanas do esticador, limpa-as e lubrifica com massa. Algumas roldanas teem no seu interior um rolamento e outras são por esferas.

Se fores de Coimbra conheço um gajo porreirito que te pode ajudar.

:D

Não sou de Coimbra mas obrigado pelas dicas.

Por acaso já comecei a limpar tudo ainda antes de colocar o óleo. Vou seguir todos os conselhos! Obrigado. :)
SeteGu Escreveu:Já está a rolar.

Já dei umas voltas e está muito melhor. A corrente já não prende.

Obrigado Eurico Maia! ;)

Fizes-te tudo o que te disse?

No que toca a Bikes dou uns toques ;)

Qualquer coisa já sabes onde moro... :lol:
Eurico Maia Escreveu:
SeteGu Escreveu:Já está a rolar.

Já dei umas voltas e está muito melhor. A corrente já não prende.

Obrigado Eurico Maia! ;)

Fizes-te tudo o que te disse?

No que toca a Bikes dou uns toques ;)

Qualquer coisa já sabes onde moro... :lol:

Por acaso não fiz tudo... :oops:

Não desmontei as roldanas nem coloquei massa. Mas limpei tudinho e lubrifiquei como deve ser (com o tal óleo de inverno) e ficou sem dúvida muito melhor. Já não prende nadinha.

Não quis estar a inventar (ao fazer o que não sabia) porque nunca tirei as roldanas. E estive a ver e aquilo deve ser com uma chave que eu nem tenho. Mas obrigado pela dica.

Era muito importante tirar as roldanas e colocar massa?
De certeza que as roldanas no interior estão secas, a mim já me aconteceu elas prenderam (ñ rodarem) com lama e falta de lubrificação e depois a corrente salta.

Ñ é um caso de vida ou morte, mas seria bom limpa-las e lubrifica-las.

São fáceis de tirar:
- Analisa bem o trajecto da corrente antes de desmontares.
- Depois repara que elas teem um eixo, e esse eixo é um parafuso. Há modelos em que a cabeça do parafuso é estrela e noutros é um exagono (chave allen)
- Desaperta-os
- Normalmente a parte central das roldanas está protegida por uma "anilha" e vai cair mal que se desaperta o parafuso/eixo.
- Há modelos em que ao cair essa tal "anilha", se veem logo os rolamentos ou esferas, outros teem uma borrachita que tens de tirar com uma agulha.
Por exemplo:
der112[1].jpg
der112[1].jpg (30.31 KiB) Visto 16866 vezes

Isto assim dito pode parecer complicado, mas acredita que ñ é.
As roldanas tb são material de desgas-te, com o tempo os dentes pura e simplesmente desaparecem.
Quando isto acontecer ñ é preciso comprar o esticador completo, há roldanas vendidas separadas que custam cerca de 8/9€!
Caso elas já ñ tenham dentes ou estes já estejam bem gastos, ñ é cvaso para alarmismo.
As da minha Bike já quase ñ teem dentes (1300km) e ñ é por isto que a corrente salta ou as mudanças ñ entram.

Mas diz-me qual é a marca e modelo do teu esticador para te ajudar melhor.
Se for Shimano Deore é basicamente como te expliquei.
Obrigado pela ajuda!

Vou tentar e depois digo qualquer coisa.

O modelo, assim de repente, não sei. Talvez ajude um pouco dizer que tenho apenas 7 carretos atrás. No total 3x7.

Eu depois digo o modelo. Hoje fiz 50 km basicamente em terra batida (ainda que sem lama) e aparentemente continua tudo bem. Ainda assim vou seguir o conselho.

No próximo fim de semana devo ter algum tempo para tratar disso.

Obrigado mais uma vez. ;)
50km é muito bom, conheço malta que tem grandes bikes mas pernas esqueçe.
Eu no Domingo fiz 40km com poucas subidas mas ontem fiz 44km de monte em pouco mais de 3horas.
Gosto muito de BTT, mas trabalho por turnos incluindo fim-de-semana e por isso ñ faço mais.
Mesmo assim na encostei a minha Berg ao fim de 3 anos com cerca de 9000km e esta Rockrider que tenho agora desde Novembro já tem cerca de 1650km.

Quanto á tua, pela descrição que me deste desaperta o parafuso/eixo e em vez de rolamento ou esferas deve ser de anilhas, o que torna a manutenção mais fácil.

Mas vai dando news.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 64