Conversas que vão além do tema automóvel
Quanto à Specialized em que andei foi também mais ou menos isso que senti. Com excelente amortecimento e bastante sensível.
As Specialized costumam ser boas nesse capitulo. A Picht em que andei tinha 140/150 mm ou à volta disso. Canhão! 8-)

A GT i-drive tem (ou tinha) fama de bombear muito pouco e por isso fiquei um pouco surpreendido com o que disseste. Mas, no fundo, é verdade que são muitos anos de evolução.

Acabei por não ficar com uma porque iria ficar com pior equipamento (e mais antigo), por o quadro ser bastante antigo (e ter algumas duvidas no que toca à eficácia de amortecimento do sistema) e o exemplar em que estava interessado ter sido... roubado.
Ainda ajudei o antigo dono a recupera-lo mas não sei como ficou o caso. :roll:
A bicicleta já tem 2 anos e meio. Na altura era tudo roda 26, 3 pratos e 9v.
Pouco depois saíram as 10v com a moda dos 2 pratos e a roda 29 mas não é algo que me faça comichão. Se fosse hoje ainda optava por roda 26 ou, no máximo, 27...(,5 como lhe chamam).

A pedaleira é 22/32/44 (o habitual nas 9v) e a cassete 11-34. Antes tinha praticamente o mesmo range mas com cassete 11-32.

No final do ano passado fiz umas subidas com quase 30% de inclinação e aí todos os dentes do primeiro carreto da cassete são poucos. :)

O que coloquei na transmissão foi cassete e pedaleira SLX 9v, corrente XT 9v e as roldanas do desviador:
Imagem

A transmissão antiga (Alivio/Deore 9v) estava nas últimas (chupões de corrente, movimento nas coves, etc...) com mais de 5.000 kms só com uma corrente.
Apenas os desviadores (XT/SLX) e os shifters (SLX) se mantêm.

Esta pedaleira existe em versão de 9 e 10v... só mudam os pratos. Ainda esteve para ficar só com 2 (24/38, salvo erro) mas acabei por fazer melhor n€gócio assim.
Para roda 26'' acho que sim, os 3 a frente ainda dão jeito, pois consegues dar uso aos 42 a 46 para os 11 atras... em roda 29'' seria preciso comer um bife por cada pedalada :P mas para a mesma velocidade pedala-se menos (isto para a mesma relacao de caixa) pois o perimetro da roda e maior... agora posso dizer-te q tinha receio da roda 29'', mas estou mot contente... não notei nada na questao de ser dificil de manobrar, de mais dificil de vencer a inercia... pode ser também a bike ser 2,5kg mais leve que a anterior... nao sei...
Sim... o perímetro da roda tem influência na "relação de caixa".

Os 2,5 kg a menos fazem muuuita diferença. :)

Hoje participei numa prova/passeio "Rota do Javali" e recomendo vivamente. Descidas alucinantes, percurso muito técnico, single tracks constantes... eram uns a seguir aos outros... sempre a subir e descer dentro da serra.

Todos os anos são abertos novos trilhos por onde supostamente andam os Javalis. É de loucos mesmo... os melhores trilhos da zona, sem duvida.
A prova realiza-se em Tremês a cerca de 15 kms de Santarém.
Aqui fica a comparacao da antiga (com a qual competi 3 anos e meio) e a actual... separam-nas cerca de 14 anos... a GT enquanto competia fazia 7 a 9 mil kms por ano... perdi a conta aos kms que fiz depois mas tem seguramente 30 a 40mil kms em cima dakele quadro... Esta Specialized duvido que venha a fazer metade dos kms da GT... já será uma bike mais para o gozo... mesmo q de estrada (em cima) será treino e passeios longos... acho que não me vou voltar a meter em competições... já não há disponibilidade nem força de vontade para isso :P

Imagem

Imagem
Quase 10.000 kms por ano? :shock:
Quantas vezes trocavas de corrente ou cassete por ano? :mrgreen:
Que tipo de provas? Maratonas (XCM)? XCO? (costumam ser as mais comuns)

Eu fui não por ser prova mas pelo percurso e excedeu todas as minhas expectativas. Aquilo de XC não tem nada... para mim aquilo é All Mountain/Enduro. Havia de tudo mas eram mais as bicicletas que se viam de suspensão total do que outra coisa.
Bastante calhau, curvas apertadas/estreitas e declives gigantescos.
Na altura não existia XCM e XCO, era apenas XC, que corresponde actualmente ao XCO. Não sei quantas correntes e k7 levava... dependia... era a equipa q metia isso... mas pneus chegavam a ser 3 a 4 jogos ano, se não estou em erro...

Eu smp gostei de mais agressivo q o XC, dai que agora esta é de trail/all mountain... e a minha GT pus-lhe 100mm a frente quando na altura o comum para XC ser de 80mm :)
  • 1
  • 59
  • 60
  • 61
  • 62
  • 63
  • 64