zetec Escreveu:SeteGu Escreveu:Não percebi. Explica-te melhor. O que são os antigos Alfas?
Se calhar não é do teu tempo, ou já não te lembras, mas antes do serviço Alfa Pendular, existia o Alfa 
Pois... efetivamente não me lembro. O Alfa Pendular (220 km/h) apareceu em 1999. As locomotivas Série 5600 (220 km/h) apareceram em 1993, mas sempre limitadas a 160 km/h devido às carruagens (apenas recentemente esse cenário mudou com as Corail).
Nessa altura "o melhor" que tínhamos penso que eram as carruagens Sorefame Renovadas (as mais recentes nessa altura após a modernização) (160 km/h) com a Locomotiva Série 5.600 da Siemens.
Automotoras não tínhamos nada que ultrapassasse os 120 km/h (regionais).
Posso estar enganado mas não tenho conhecimento de nada para além do que referi.
Se calhar o IC normal fazia mais paragens e era puxado pela Locomotivas Alstom (2600/2620) e talvez usassem as Corail (ou vice-versa, não sei).
Ainda me lembro de ir para Lisboa de Comboio numa destas locomotivas (Alstom).
Não me lembro bem se era no IC ou no regional que o comboios fazia uma barulheira quase insuportável (e ouvia-se durante o caminho todo o som dos carris não soldados). Provavelmente seria de regional porque lembro-me de ir em pé. Isto quase de certeza antes de 1999; eu era muito pequeno mesmo...