Conversas que vão além do tema automóvel
By zetec
SeteGu Escreveu:Não percebi. Explica-te melhor. O que são os antigos Alfas?

Se calhar não é do teu tempo, ou já não te lembras, mas antes do serviço Alfa Pendular, existia o Alfa :D
By SeteGu
zetec Escreveu:
SeteGu Escreveu:Não percebi. Explica-te melhor. O que são os antigos Alfas?

Se calhar não é do teu tempo, ou já não te lembras, mas antes do serviço Alfa Pendular, existia o Alfa :D

Pois... efetivamente não me lembro. O Alfa Pendular (220 km/h) apareceu em 1999. As locomotivas Série 5600 (220 km/h) apareceram em 1993, mas sempre limitadas a 160 km/h devido às carruagens (apenas recentemente esse cenário mudou com as Corail).

Nessa altura "o melhor" que tínhamos penso que eram as carruagens Sorefame Renovadas (as mais recentes nessa altura após a modernização) (160 km/h) com a Locomotiva Série 5.600 da Siemens. :roll:
Automotoras não tínhamos nada que ultrapassasse os 120 km/h (regionais).
Posso estar enganado mas não tenho conhecimento de nada para além do que referi.

Se calhar o IC normal fazia mais paragens e era puxado pela Locomotivas Alstom (2600/2620) e talvez usassem as Corail (ou vice-versa, não sei).

Ainda me lembro de ir para Lisboa de Comboio numa destas locomotivas (Alstom).
Não me lembro bem se era no IC ou no regional que o comboios fazia uma barulheira quase insuportável (e ouvia-se durante o caminho todo o som dos carris não soldados). Provavelmente seria de regional porque lembro-me de ir em pé. Isto quase de certeza antes de 1999; eu era muito pequeno mesmo...
By zetec
O ic e o alfa eram puxados pelas mesmas máquinas, pelo menos pareciam (aquelas eléctricas laranja)... Eu na altura era novo também, mas lembro-me de viajar no alfa para o porto e lisboa. O alfa parava em menos locais que o ic e as carruagens tinham algumas diferenças! Penso que seriam Corail dadas as formas das mesmas... Ainda hoje se nota que as Corail são para mim muito mais bonitinhas.

Fiquei curioso e a pensar o que terá sido feito dessas carruagens; se tiveres registo no fórum dos comboios, nada como perguntares :P

E atenção que não sou nada expert de comboios, limito-me a ser um mero curioso que gosta imenso de viajar de comboio. Tivesse eu mais tempo e t€mpo...
By SeteGu
zetec Escreveu:O ic e o alfa eram puxados pelas mesmas máquinas, pelo menos pareciam (aquelas eléctricas laranja)... Eu na altura era novo também, mas lembro-me de viajar no alfa para o porto e lisboa. O alfa parava em menos locais que o ic e as carruagens tinham algumas diferenças! Penso que seriam Corail dadas as formas das mesmas... Ainda hoje se nota que as Corail são para mim muito mais bonitinhas.

Fiquei curioso e a pensar o que terá sido feito dessas carruagens; se tiveres registo no fórum dos comboios, nada como perguntares :P

E atenção que não sou nada expert de comboios, limito-me a ser um mero curioso que gosta imenso de viajar de comboio. Tivesse eu mais tempo e t€mpo...

Essa locomotivas são as Alstom (Série 2600/2620) de 1974 com uma velocidade máxima de 160 km/h.
Por acaso é curioso que inicialmente essas locomotivas tinham duas velocidades máximas: 120 km/h (PV - pequena velocidade, para o transporte de mercadorias) e 160 km/h (GV - grande velocidade, para o transporte de passageiros). Bastava ir à oficina para alterar a relação da transmissão para passar de PV a GV ou vice-versa. :P
No entanto esse "sistema" deu alguns problemas e desde então, essas locomotivas são todas GV.
Uma das vantagem da PV é que aumentava o esforço de tração (passando de 205 para 245 kN no arranque).

As Corail? Foram aptas para os 200 km/h e estão nos IC da linha do norte.
By zetec
Isso eu sei... Mas será que essas corail são as que estavam antes em serviço no alfa? (se é que eram corail's).

Isto sou só eu a mandar bitaites.
By SeteGu
zetec Escreveu:Isso eu sei... Mas será que essas corail são as que estavam antes em serviço no alfa? (se é que eram corail's).

Isto sou só eu a mandar bitaites.

Isso também não te sei dizer mas sendo Corail´s devem ser as mesmas. As Corail´s estão todas em serviço (creio).

Nem na net encontro esse tal serviço Alfa. Só encontro mesmo Alfa Pendular. :?
Já ninguém se lembra. :mrgreen:
By SeteGu
zetec Escreveu:Estas, ou iguais eram as que antes puxavam os ic e alfas: http://cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoi ... 01a8c0RCRD

Agora os ic andam sempre com estas: http://cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoi ... 01a8c0RCRD

A que colocaste nunca a vi puxar nada de passageiros não.

As 4700 só são usadas pela CP Carga.

Uma curiosidade: Apesar de Portugal ter adquirido 30 destas (5600) http://cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=f328d60d8a675010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD já só existem 29 porque uma foi demolida após uma colisão em 2003 (na Linha de Sines; linha que faz a ligação ao Porto de Sines).
By zetec
O que acho é que o material já conta com uma idadezinha... As corail dizem 1985 nas portas e estas máquinas são de 1993...

Mas pronto para comboios às tantas estão jovens ;)
  • 1
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 15